Fora de Campo
Investidores da Liga Forte e Libra iniciam diálogos em busca de aproximação e possível liga única
Liga Forte e Libra divergem sobre negociação de direitos de transmissão
Os dois principais grupos de clubes do futebol brasileiro, fundados no ano passado, podem estar caminhando para a abertura de um diálogo, até então inexistente, e tornando possível vislumbrar a criação de uma liga única.
Investidores da Liga Forte União, criada após a junção da Liga Forte do Futebol e do Grupo União, teriam iniciado as aproximações com a Liga Brasileira de Futebol Profissional (Libra). As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
As organizações foram criadas com o intuito de defender coletivamente o interesse dos clubes, sobretudo no que se refere à negociação dos direitos comerciais de transmissão, ponto de maior divergência entre as entidades.
A iniciativa teria partido da Life Capital Partners, fundo de investimentos imobiliários que recentemente adquiriu 20% dos direitos de transmissão da Liga Forte União. No entanto, não há qualquer tratativa oficial e tudo ainda está em fase de especulação.
A conformação de uma liga única daria mais força aos clubes para as negociações dos direitos, mas a grande questão que divide opiniões é sobre a divisão dos recursos captados. Desta forma, o alinhamento entre as partes é visto como uma possibilidade remota.
A Liga Forte União é composta por times como Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás, Fortaleza e América-MG, enquanto a Libra tem entre os integrantes Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e Bahia.