Futebol
Luis Suárez: carreira conturbada e vencedora do el Pistoleiro

Foto: Divulgação/Bola de Prata
Relembre a incrível jornada de Luis Suárez, suas conquistas memoráveis e o legado que ele deixou no futebol. Saiba mais sobre sua carreira do início no Nacional do Uruguai até o futuro na MLS
Luis Suárez nasceu em Salto, no Uruguai, no dia 24 de janeiro de 1987, e marcou época no futebol, tornando-se um dos principais centroavantes da sua geração.
Luisito iniciou a carreira no Nacional, do Uruguai, em 2005 e despontou no ano seguinte. Chamou atenção do Groningen, da Holanda, onde deu início à passagem na Europa.
Bastou uma temporada no Groningen para Suárez alçar voos maiores. As boas exibições em 2006/07 renderam uma transferência para o Ajax.

Foto: Getty Images
Foi na tradicional equipe holandesa que o atacante brilhou e surgiu para o mundo. Em ascensão, chegou à seleção uruguaia pela primeira vez em 2007.
O assédio pelo jogador aumentou após o destaque na Copa do Mundo de 2010, na qual o Uruguai terminou na quarta colocação.
Partiu para o Liverpool em janeiro de 2011 e novamente cravou nome na história de um clube. Apesar de números significativos, o auge ainda estava por vir.
A melhor versão de Suárez foi com a camisa do Barcelona, entre 2014 e 2020. Formou o épico trio MSN, ao lado de Messi e Neymar, e aumentou o patamar da já brilhante trajetória.
Títulos e artilharias marcaram o período de Luisito na Catalunha. Na sequência, jogou no Atlético de Madrid. Depois, voltou para casa.
Retornou ao time que o revelou, o Nacional, em 2022. No outro ano, desbravou mais um desafio ao acertar com o Grêmio. De praxe, fez sucesso no futebol brasileiro.

Foto: Divulgação/Barcelona
Conquistas e momentos marcantes de Luis Suárez
Luis Suárez conquistou títulos por onde passou, com exceção do Groningen. São 20 troféus no total. 13 deles pelo Barcelona.
Destaque para a Champions League de 2014-15 e também para a emblemática conquista da Copa América com o Uruguai em 2011.
Individualmente, já foi artilheiro de três ligas nacionais: Eredivisie, Premier League e La Liga. Foi eleito o futebolista do ano na Holanda, em 2010, e na Inglaterra em 2014.
Para além das glórias, há um acontecimento curioso na carreira do jogador: a mordida no zagueiro Chiellini durante Uruguai x Itália na Copa do Mundo de 2014.
A punição foi dura. Suárez recebeu uma suspensão de nove jogos e ficou quatro meses afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol.
Leia também: Estatísticas da La Liga: Números, Recordes e Análises do Campeonato Espanhol
Habilidades e estilo de jogo de Suárez
Centroavante nato. Assim é Luis Suárez. Tem faro de gol e não precisa de muito para colocar a bola no fundo das redes.
Suárez não é o mais alto, não é o mais forte, mas reúne em si as qualidades de um exímio camisa 9. Oportunista, conhece cada detalhe da pequena área.
Reinventou-se com o passar da idade e mostrou, na passagem pelo Brasil, que continua diferenciado apesar das limitações físicas atuais.

Foto: Site oficial do Grêmio
Passagem de Luisito pelo Brasil
Luis Suárez acertou com o Grêmio em 2023 sob grandes expectativas. E correspondeu à altura. Mostrou dentro de campo o porquê de ser tão badalado.
Encerrou o ano com 46 participações em gol nas 54 partidas disputadas. Foram 29 tentos e 17 assistências. Deu 11 passes no Brasileirão e liderou o ranking do quesito.
Coletivamente, adicionou dois títulos na vasta prateleira: Campeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha. Além disso, conduziu o Tricolor à vice-liderança da Série A.
Além disso, garantiu conquistas individuais, fazendo parte da seleção do Campeonato e levando a Bola de Ouro e Bola de Prata da ESN
No entanto, rompeu contrato com o clube gaúcho – que ia até o fim de 2024 – para acertar com o Inter Miami, dos Estados Unidos, e reeditar a parceria com Messi.
O futuro de Luis Suárez
O fim da carreira de Luisito está perto. As fortes dores no joelho direito quase o fizeram pendurar as chuteiras durante 2023.
A próxima aventura de Suárez será no Inter Miami, na MLS, com vínculo por uma temporada em 2024.
A tendência é que seja a última equipe defendida pelo uruguaio, que voltou à seleção recentemente e pode se despedir dela na Copa América de 2024.
Confira mais curiosidades de grandes jogadores acompanhando as editorias de Click Esportivo.