Champions League

Champions League: a Liga de futebol mais espetacular do planeta

<p>Foto Divulgação</p>

Foto Divulgação

A Champions League é o torneio que todo jogador sonha disputar desde as categorias de base e tem uma rica história com grandes times e astros inesquecíveis da história do esporte. Confira

O hino, os craques, os grandes estádios… esses certamente são ingredientes de um jogo da Uefa Champions League, a principal competição entre clubes do futebol mundial. 

A ‘orelhuda’, como é chamada a taça, é objeto de desejo de quase todos os jogadores. Saiba tudo sobre a gigantesca história da Liga dos Campeões da Europa. 

O nascimento da Champions League 

O desejo europeu de possuir uma competição com os melhores clubes do continente existe desde muito antes da criação da Champions League e ainda no final do Século XIX, em 1897, a Challenge Cup reunia as melhores equipes do Império Austro-húngaro e só 30 anos depois, foi fundada a Mitropa Cup, restrita a equipes da Europa Central. 

Três anos depois, surgiu a Coupe des Nations, reunindo 10 campeões nacionais do continente. Houve ainda um novo certame chamado Copa Latina, nascida da união dos países latino-europeus. 

Até que em 1955, essas competições dariam lugar a apenas uma: a Copa dos Campeões Europeus. O torneio foi idealizado pelos jornalistas franceses Jacques Ferran e Gabriel Hanot, e foi inspirado no Campeonato Sul-Americano de Campeões e na Copa Rio.

O domínio do Real Madrid nas primeiras edições da Champions League 

16 equipes participaram da primeira edição da copa que teve a partida inaugural  disputada por Sporting e Partizan e acabou empatada em 3 a 3. 

O campeão desta edição foi o Real Madrid, que também venceria as 4 edições seguintes (recorde que perdura até hoje). Exatamente 10 anos depois do pentacampeonato consecutivo do Real, um novo domínio parecia surgir: o futebol holandês. 

As quatro edições compreendidas entre 69-70 e 72-73 foram vencidas por equipes holandesas (o primeiro pelo Feyenoord e os outros três pelo Ajax de Cruijff). A trinca do Ajax foi seguida por outra trinca, desta vez do Bayern. Curiosamente, as sequências de títulos de equipes holandesas e da equipe alemã, coincidiu com o bom momento que ambas as seleções viviam. 

Nesta época, o ‘Carrossel Holandês’ encantava o mundo e inspirou o ‘Futebol Total’ da Alemanha.

A ascensão dos clubes ingleses na Champions League  

Depois de holandeses e alemães, havia chegado o momento do futebol inglês demonstrar seu poderio diante da Europa. Foram 6 títulos em sequência: três do Liverpool, dois do Nottingham Forest e um do Aston Villa. 

Esse período ganha ainda mais relevância quando citamos o fato de que, nas 20 primeiras edições da Liga dos Campeões, apenas um time inglês havia conquistado o troféu: o Manchester United em 67-68. 

A tragédia de Heysel: uma mancha na história da Champions League  

Dentre os grandes times e títulos históricos conquistados na Champions League, um episódio manchou a competição. Na final da temporada 84-85, Liverpool e Juventus disputaram a taça mas o resultado por 1 a 0 a favor dos italianos ficou em segundo plano. 

O estádio de Heysel, em Bruxelas-BEL, foi palco de uma verdadeira batalha entre os torcedores de ambas as equipes. O início do tumulto foi atribuído aos torcedores ingleses, que beberam além da conta. A confusão começou do lado de fora do estádio, com provocações de ambas as partes, mas seguiu (e se agravou) dentro da praça desportiva. 

Separados por uma simples barreira, os britânicos realizaram o primeiro ‘ataque’ e pedaços de pau e pedra eram arremessados de um lado a outro das arquibancadas. 

Os ingleses avançaram em direção à torcida da Juve e, nesse movimento, vários torcedores ficaram imprensados contra a parede, que cedeu. Tudo isso ocorreu antes mesmo da bola rolar. 

Neste triste episódio, 39 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas. Ainda assim, a partida foi realizada e a Juventus ficou com o título. 

Times ingleses banidos da Champions League por cinco anos 

Diante da tragédia de Heysel, os clubes ingleses foram banidos de competições continentais por 5 anos. 

Coincidência ou não, as 3 edições posteriores à incidente na Bélgica foram conquistadas por equipes consideradas emergentes (Steaua Bucaresti, Porto e PSV Eindhoven). 

Após o veto aos britânicos, uma equipe do país só voltaria a conquistar a taça na temporada 98-99, com o Manchester United. 

A mudança de nome de Copa dos Campeões da Europa para Liga dos Campeões da Europa  

A partir de 1992, a UEFA determinou algumas mudanças na competição, a principal delas no nome. Até então, a competição era conhecida como Copa dos Campeões da Europa e a partir do referido ano, foi rebatizada como Liga dos Campeões da Europa, ou, Uefa Champions League. 

Para além do nome, a competição teve alterações de organização e comercialização, além de novas abordagens mercadológicas. 

Vários campeões diferentes e volta da supremacia do Real Madrid na Champions League  

Após a mudança de nome para Uefa Champions League, 13 equipes diferentes conquistaram a competição em 21 anos, até que um fenômeno que não acontecia desde a fundação da competição voltou a acontecer: a supremacia do Real Madrid. 

Campeão das 5 primeiras edições da então Copa do Campeões, entre 55-56 e 59-60, os novos galácticos, comandados por Cristiano Ronaldo, repetiram o feito de conquistar um novo pentacampeonato no espaço de 6 temporadas. 

O feito foi alcançado entre as temporadas 2013-2014 e 2017-2018, com o Barcelona de intruso levando a taça na temporada 14-15. Um novo título ainda seria conquistado, na edição 2021-2022, mas com um elenco bem diferente do que conquistou o penta. 

Diante disso, o Real Madrid chegou a 14 títulos da competição. O dobro do segundo colocado Milan, que tem 7, e 9 a mais que seu arquirrival Barcelona. 

Jogadores com mais títulos da Champions League  

Jogador de camisa branca e short vermelho, em um fundo preto, dando um voleio em uma bola que está a meia altura.

Jogadores com mais títulos da Champions League

O ponta-esquerda espanhol Francisco Gento é o maior campeão da história da Champions League, tendo participado das seis primeiras conquistas do Real Madrid na competição.

Por sinal, os merengues são responsáveis por formar uma legião de multicampeões. Dos 19 jogadores que alcançaram o feito de conquistar cinco ‘orelhudas’, apenas dois não vestiram a camisa do Real Madrid. 

Os defensores Paolo Maldini e Alessandro Costacurta triunfaram com as cores do Milan em cinco oportunidades. 

Entre os treinadores, o italiano Carlo Ancelotti é o maior vencedor, com 4 taças, seguido de perto por Bob Paisley, Pep Guardiola e Zinedine Zidane.

A nova edição da Champions League promete muitas emoções e você acompanha as notícias aqui no Click Esportivo.