Futebol

Neymar: A Jornada do Menino Prodígio até o Estrelato

Pensar na história contemporânea do futebol mundial é pensar em Neymar Jr. O craque brasileiro, com pouco mais de uma década de carreira no esporte profissional, está entre os melhores atletas do mundo. 

O início de sua história é semelhante à de tantos outros que enxergam no futebol uma chance de mudar de vida. 

Da infância humilde em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, no final da década de 1990, Neymar se tornaria o jogador responsável pela transferência mais cara da história do futebol, quando saiu do Barcelona para o atual Paris Saint-Germain. 

Inúmeros títulos e premiações, nacionais e internacionais, preenchem o seu currículo.

Aos 18 anos, Neymar estreou vestindo a camisa da seleção brasileira, dando a largada para uma relação triunfante do camisa 10, que hoje é o segundo maior artilheiro da história da Canarinha, ficando atrás apenas de Pelé. 

O astro coleciona ainda uma série de polêmicas em sua trajetória pessoal, o que costuma dividir opiniões entre fãs e críticos. 

Vamos conhecer a seguir os fatos mais importantes que envolvem a carreira do fenômeno Neymar.

Saiba mais: Mascotes de Times de Futebol Brasileiro: Ícones Carismáticos e Representativos

O talento precoce de Neymar

Como boa parte das crianças brasileiras, jogar futebol na rua era um dos principais passatempos na infância de Neymar, então morador do bairro Jardim Glória, na cidade paulista de Mogi das Cruzes. 

Segundo relatos de familiares, o trato diferenciado com a bola já podia ser observado desde os três anos de idade. 

A habilidade técnica e o jogo em velocidade fizeram Neymar passar por algumas equipes de futsal e se firmar, em 1998, aos seis anos de idade, nas categorias de base da Portuguesa Santista.

A caminhada vitoriosa no Santos teve início em 2003, aos 12 anos, ainda nas categorias de base do clube alvinegro. 

O contrato para a equipe profissional foi firmado seis anos depois, em 2009, mesmo ano de sua primeira convocação para a seleção brasileira sub-17. 

O primeiro gol como profissional foi marcado no dia 7 de março daquele ano, em partida válida pelo Campeonato Paulista contra o Mogi Mirim. 

Veja também: Os Grandes Treinadores da Seleção Brasileira: Conhecendo os maiores, suas contribuições e Legado

Neymar e a geração de “Meninos da Vila” no Santos

No ano seguinte veio o primeiro título, a conquista do Paulistão, com a geração que marcou história ao lado de Robinho, Paulo Henrique Ganso, entre outros. 

Em 2011, o Peixe conquistou o bicampeonato estadual e Neymar projetou internacionalmente sua carreira com o título da Copa Libertadores da América, após um jejum de quase cinco décadas, em que o atacante foi considerado o melhor jogador do torneio e terminou na vice-artilharia. 

A vitória garantiu a vaga do Santos no Mundial de Clubes, onde viria a ser derrotado por 4×0 pelo futuro clube de Neymar, o gigante espanhol Barcelona.

Em 2012, veio o tricampeonato do Paulistão, torneio que lhe rendeu a artilharia daquele ano e a marca de 100 gols na carreira. 

O clube ainda conquistou na temporada a Recopa Sul-Americana sobre o Universidad de Chile, com Neymar marcando um dos gols da vitória por 2×0 no jogo da volta no Estádio do Pacaembu

O ano de 2013 foi marcado como o último do jogador pelo Santos, atuando pelo campeonato paulista, onde se tornou o único jogador da história do clube a chegar por cinco vezes consecutivas em uma final.

Neymar no Barcelona e o Trio MSN

A ida do craque ao Barcelona foi permeada por uma grande polêmica envolvendo as cifras de sua transação. 

À margem das turbulências administrativas, iniciava-se uma relação muito frutífera para ambos os lados. Neymar foi recebido no dia 3 de julho de 2013 por mais de 56 mil torcedores espanhóis, para vestir a camisa 11 do clube blaugrana.

Em seu primeiro ano no clube, Neymar conquistou logo de cara a Supercopa da Espanha, marcando no jogo de ida o gol decisivo para o título. 

Nos anos seguintes vieram sequências impressionantes: venceu por duas vezes a La Liga (2014/15 e 2015/16), três vezes a Copa do Rei (2014/15, 2015/16 e 2016/17), uma Liga dos Campeões (2014/15) e um Mundial de Clubes da FIFA (2015). 

Oito títulos conquistados ao longo de quatro anos de passagem, que representam 186 jogos, onde o atacante balançou as redes por 105 vezes.

O período ficou marcado também pela parceria com os atacantes Lionel Messi e Luis Suárez, que ganhou o apelido de Trio MSN. 

Um levantamento feito pelo portal Transfermarkt, em 2021, classificou a parceria como a mais eficiente em termos de ofensividade da história do futebol mundial. Juntos, os atletas somaram 364 gols marcados ao longo de três temporadas, com 173 assistências e nove títulos conquistados.

Confira: Erling Haaland: A Ascensão do Fenômeno Norueguês do Futeboll

Ida de Neymar para o PSG foi a mais cara da história

Em 2017, o contrato de Neymar com o Barça foi interrompido pela aquisição do jogador pelo Paris Saint-Germain (PSG). 

A transação ficou conhecida por ser o valor mais alto na história do futebol mundial que um clube já investiu para ter um atleta, algo em torno de 222 milhões de euros, recorde mantido até os dias atuais. 

A passagem de Neymar pelo PSG também vem sendo repleta de títulos e conquistas. 

Até o momento, já foram 13 taças alcançadas, sendo elas: Campeonato Francês (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2021/22 e 2022/23), Copa da Liga Francesa (2017/18 e 2019/20), Copa da França (2017/18, 2019/20 e 2020/21) e Supercopa da França (2018, 2020 e 2022). 

Porém, a tão esperada Liga dos Campeões ainda não chegou. Com 118 gols marcados em 173 partidas vestindo o manto vermelho e azul parisiense, Neymar é o quarto maior artilheiro da história do PSG, logo atrás de Ibrahimovic, Cavani e Mbappé

Homem sentado de costa usando a camisa da seleção brasileira

Ida de Neymar para o PSG foi a mais cara da história

Leia mais: Qual Time Brasileiro Tem Mais Títulos? Conheça a Maior Potência do Futebol Nacional

Participações de Neymar na seleção brasileira

A convocação para a seleção brasileira, assim como seu talento, veio desde cedo. 

Em 2009, pelo Brasil Sub-17, Neymar fez três

Jogador de futebol Neymar, vestindo camisa amarela da Seleção Brasileira, durante partida de futebol

Foto: Wikimedia Communs

jogos e marcou uma vez. Em 2011, foram sete partidas pela seleção Sub-20, com 9 gols marcados. 

Já no Sub-23, convocado de 2012 a 2016, o craque balançou as redes oito vezes em 14 partidas oficiais.

Pela seleção principal, Neymar recebeu a primeira convocação em 2010, aos 18 anos. 

De lá para cá, foram 124 jogos com 77 gols marcados, número que é objeto de divergência entre FIFA e CBF. A entidade maior do futebol mundial afirma que Pelé também teria 77 gols em sua carreira na seleção, o que faria Neymar dividir o posto de maior artilheiro da Canarinha junto com o rei do futebol. 

Por outro lado, a CBF contabiliza outros 18 gols para Pelé, o que deixa Neymar na vice-artilharia em números absolutos. 

Outros recordes percorrem a relação do craque com a seleção: Neymar é o jogador que tem o maior número de assistências da história, mais gols em amistosos e mais gols em eliminatórias da Copa do Mundo.

Entenda: O Mundo dos Jogadores de Futebol: Talentos, Estrelas e Ídolos

Postura controversa de Neymar dentro e fora de campo

A extensa lista de conquistas de Neymar Jr. é quase tão longa quanto a de polêmicas em que o craque esteve envolvido. 

Um dos episódios mais conhecidos, nomeado pelos jornais espanhóis como “Neymargate”, foi a sua transferência do Santos para o Barcelona. 

As instâncias judiciais espanholas verificaram indícios de fraude no processo de transação entre os clubes, com cifras divulgadas inferiores às reais. 

As acusações custaram o cargo do então presidente do Barcelona, Sandro Rosell, absolvido posteriormente.

Neymar também já se desentendeu com técnicos, como em 2010, na discussão com Dorival Júnior sobre a cobrança de um pênalti, que acabou com a demissão do treinador alvinegro. 

No Santos e no PSG, Neymar também já vivenciou alguns problemas pontuais com companheiros de equipe. 

Em 2022, foi condenado a indenizar em R$ 15 mil ao árbitro Sandro Meira Ricci, por ter proferido xingamentos contra o juiz em suas redes sociais.

As questões disciplinares já haviam sido pontuadas em 2010 por Dorival, que se queixava das festas promovidas pelo jogador e por colegas de time. 

Em 2020, novamente uma festa promovida pelo atleta se tornou alvo de críticas, dessa vez por ser realizada em plena pandemia da Covid-19, período de vigência das medidas de distanciamento social. 

Em 2019, Neymar agrediu um torcedor do PSG que criticava a equipe, recebendo como punição apenas uma advertência da justiça francesa. 

Outras acusações envolvendo estupro e assédio sexual foram feitas entre 2019 e 2021, mas não tiveram andamento na justiça.