Futebol Internacional

Estatísticas da La Liga: números, recordes e análises do Campeonato Espanhol

O Campeonato Nacional de Liga de Primera División, mais conhecido como La Liga, é a divisão de elite do futebol espanhol, uma das principais vitrines do futebol europeu. Veja as principais estatísticas

Tida como a melhor competição do gênero no universo esportivo, é marcada pelo futebol de alta classe, de onde saem com frequência atletas premiados entre os melhores do mundo.

Apesar da concentração dos títulos entre os dois gigantes espanhóis, Real Madrid e Barcelona, que detêm dois terços das taças disputadas, o torneio costuma proporcionar partidas eletrizantes, acompanhadas por fãs em todo o mundo.

O Click Esportivo traz, a seguir, as principais estatísticas da La Liga, com os maiores vencedores, artilheiros e tudo o que você precisa saber sobre o campeonato.

História da La Liga

Tudo começou no dia 10 de fevereiro de 1929. A fundação da La Liga foi uma forma de organizar melhor a prática profissional do futebol, que já existia na Espanha desde o início do século 20.

A criação partiu de um movimento de unificação de outros dois torneios, chamados de “minimalistas” e “maximalistas”, que existiram nos anos anteriores e dividiam as equipes mais bem sucedidas dos clubes emergentes.

Na primeira edição, apenas dez equipes participaram, numa disputa realizada por meio do sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta.

O resultado final da temporada inaugural trouxe pela primeira vez uma realidade que se repetiria por mais de dois terços das 92 edições realizadas até então, com Barcelona e Real Madrid entre as duas primeiras posições.

Equipe do Atlético de Madrid comemora uma vitória

Campeões da La Liga

O Real Madrid é o clube com mais taças conquistadas na história da La Liga, tendo alcançado a glória no torneio em 35 temporadas. A equipe madrilenha também conseguiu o vice-campeonato em 25 oportunidades.

Logo em seguida vem o Barcelona, com 27 títulos da competição, mesmo número de vezes em que terminou na segunda colocação da tabela.

Após os dois maiores vencedores, a lista de campeões das 92 edições segue com a seguinte distribuição: Atlético de Madrid, com 11 taças, Athletic Bilbao (8), Valencia (6), Real Sociedad (2), Deportivo La Coruña (1), Sevilla (1) e Betis (1).

Quando observamos a disposição das vitórias por cidade, a concentração é ainda maior: Madrid responde por 46 títulos, seguida por Barcelona (27), Bilbau (8), Valência (6), Sevilha (2), San Sebastian (2) e Corunha (1).

O Real Madrid é o clube que conquistou o maior número de títulos consecutivos, com dois pentacampeonatos nas décadas de 1960 e 1980.

Artilheiros da La Liga

O maior goleador de todos os tempos na La Liga é o atacante argentino Lionel Messi, que balançou as redes por 474 vezes na competição, ao longo de 520 partidas vestindo a camisa do Barcelona.

A segunda posição é ocupada pelo português Cristiano Ronaldo, detentor da melhor média, que marcou 311 em 292 partidas, todas vestindo a camisa do Real Madrid.

Os recordes de maiores goleadores do torneio em uma única temporada também pertence aos dois atletas. Messi fez 50 gols na edição 2011-12, enquanto Cristiano Ronaldo marcou 48 vezes na temporada 2014-15.

Ao longo da história, cinco brasileiros já conquistaram a artilharia em temporadas da La Liga: Ronaldo (2003-04 e 1996-97), Romário (1993-94), Bebeto (1992-93), Baltazar (1988-89) e Waldo (1966-67).

Recordes da La Liga

O ponta-esquerda Paco Gento foi o atleta que mais vezes venceu a La Liga. O espanhol levantou a taça 12 vezes ao longo de 18 temporadas pelo Real Madrid.

A segunda posição pertence a Lionel Messi, que foi campeão por 10 vezes nas 17 temporadas que disputou pelo Barcelona.

Além de suas conquistas, o atacante argentino também contribuiu com os companheiros de equipe, sendo o líder em assistências da La Liga, com 193 passes certeiros.

O jogador a participar de mais partidas foi o goleiro Andoni Zubizarreta, que somadas suas passagens por Athletic Bilbao, Barcelona e Valencia, chegou a 662 aparições.

O arqueiro espanhol também detém a marca de mais partidas sem sofrer gols, fechando a barra em 235 oportunidades.

A goleada mais esmagadora da competição foi sofrida pelo Barcelona, no dia 8 de fevereiro de 1931, quando recebeu um chocolate de 12×1 do Athletic Bilbao.

A maior pontuação já alcançada em uma mesma edição é mais uma vez dividida entre os dois gigantes, com a marca de 100 pontos. O primeiro a atingir foi o Real Madrid, na temporada 2011-12. No ano seguinte, o feito foi igualado pelo Barcelona.

Também na temporada 2011-12, o título do Real Madrid foi acompanhado da marca de ataque mais eficiente, com 121 gols que garantiram a taça madrilenha.

A marca de defesa menos vazada da história da La Liga é compartilhada entre o Deportivo La Coruña, na temporada 1993-94, e o Atlético de Madrid, na edição de 2015-16, ambos com apenas 18 gols sofridos.

Jogadores de Barcelona e Real Madrid em campo disputando um jogo

Jogadores premiados na La Liga

Palco para grandes estrelas do futebol mundial, a La Liga se notabilizou por abrigar jogadores premiados pelas principais autoridades do esporte, terreno mais uma vez dominado por Real Madrid e Barcelona.

Na premiação de Melhor Jogador do Mundo da FIFA, o Barcelona conta com cinco representantes (Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Messi), que conquistaram o prêmio por seis vezes.

Já o rival Real Madrid, possui quatro atletas premiados em quatro oportunidades diferentes (Figo, Ronaldo, Zidane e Cannavaro). O atacante Ronaldo é o único atleta a possuir a receber o título jogando pelos dois clubes espanhóis.

Os clubes também dominam a premiação organizada pela UEFA. Os merengues já venceram com o melhor jogador por cinco vezes (2013-14, 2015-16, 2016-17, 2017-18 e 2021-22), contra três dos blaugranas (2010-11, 2011-1 e 2014-15).

Para mais estatísticas e informações atualizadas sobre o Campeonato Espanhol, acesse as notícias aqui do Click Esportivo.