Basquete
Qual o melhor tênis de basquete? O que considerar ao escolher?
A prática do basquete exige movimentação do corpo, velocidade, além do contato físico para conquistar o objetivo do jogo: marcar pontos. Contudo, é importante que o esporte seja realizado com os equipamentos adequados.
Um dos itens essenciais para a execução das atividades relacionadas ao basquete é o tênis. Por isso, é necessário entender qual tipo de calçado é o mais recomendado para cada jogador, e quais utilizar em quadras com diferentes características.
Quer descobrir quais são? Então venha com a gente!
Leia mais: Origem do basquete no Brasil: história e momentos marcantes
Modelos
Entre os tipos de tênis feitos para o basquete estão os modelos de cano alto e cano baixo, que proporcionam diferentes vantagens para os jogadores. Por isso, a escolha dos equipamentos vai depender da posição do jogador e qual estilo de jogo, além, claro, da quadra onde a partida será realizada.
Armador
Para os armadores, o tênis mais indicado é o cano curto. Isto porque o modelo é projetado para dar mais mobilidade e amortecimento, ideal para o jogador que precisa se movimentar com mais frequência na quadra.
Confira: NBA: História, Curiosidades e Destaques da Liga de Basquete Profissional
Ala
Já para os alas, atletas que precisam encarar a marcação e montar contra-ataques quando tem a bola, além de atuar na defesa quando estão sem ela, o calçado mais recomendado deve ter um modelo mais largo, podendo variar entre cano médio e alto.
Pivô
No caso do pivô, que deve agregar na defesa e também atuar no sistema ofensivo do time, além de ajudar na marcação – até mesmo com os famosos tocos-, o tênis ideal deve ter o cano alto. Desta forma, o calçado oferece uma maior proteção aos tornozelos, evitando lesões e deixando os jogadores saudáveis para marcarem muitos pontos.
Veja também: A Ascensão da Liga de Basquete Feminina: Conheça as Estrelas e Histórias por Trás do Sucesso
Modelos x Quadras
Para além da escolha do tênis relacionado à função do atleta, também é importante levar em consideração o modelo da quadra. Para as quadras fechadas, ou seja, aquelas desenvolvidas em ginásios, por exemplo, o calçado indicado deve conter uma sola fina e com maior aderência, evitando, assim, possíveis escorregões.
Já para as quadras externas, sejam em ruas, praças ou parques, o tênis indicado necessita de uma sola mais espessa, buscando mais estabilidade, podendo haver um amortecimento reforçado.
Quer receber mais dicas sobre como melhorar seu desempenho no Basquete e em outros esportes? Então continue acompanhando o Click Esportivo!