Basquete

Bola de Basquete: Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Bola Oficial do Esporte

<p>Bola de basquete</p>

Bola de basquete

Ela tem tamanho, cor e peso bem característicos. Mesmo que seja vista de muito longe, é facilmente reconhecida: a bola é a grande estrela do basquete, um dos esportes mais populares do mundo.

No início as bolas tinham a cor marrom, pois eram feitas de couro cru. Entretanto, os jogadores reclamavam que tinham dificuldade de ver a bola. Eles queriam que ela tivesse uma cor mais forte.

E foi assim que um ex-jogador, Tony Hinkle, desenvolveu uma bola laranja em 1958. Os jogadores da época gostaram da novidade, pois conseguiam ver a bola com clareza. E desde então a cor padrão é o laranja.

Composição e Características da Bola de basquete

Ao contrário do que possa parecer, não há uma determinação do tipo de material que deve ser usado para a fabricação das bolas de basquete. Assim, elas podem ser feitas de vários tipos de material.

As bolas podem ser feitas de borracha, couro, nylon, ou fibras químicas. cada tipo de material vai oferecer vantagens e desvantagens. Tudo depende do tipo de piso em que a partida será disputada

As bolas de borracha, por exemplo, são mais aconselhadas em ambientes externos, pois têm maior durabilidade. Em jogos profissionais, as bolas indicadas são as feitas com couro legítimo.

História da Bola de Basquete

A primeira bola de basquete lembra muito pouco o que ela é hoje. Quando foi feita pela primeira vez, em 1891, ela era uma adaptação de outra bola: a do futebol.

A primeira vez que uma bola de basquete foi produzida foi nos Estados Unidos. Inicialmente feita com couro animal e costurada de um jeito que a costura ficava totalmente exposta, a primeira bola quase não lembrava as de hoje em dia.

Com o passar dos anos, as bolas passaram a ser feitas com outros tipos de material mais sofisticados. Assim, ganharam durabilidade, leveza e maciez.

Bola de basqueteTamanhos de Bola

As bolas de basquete podem ter vários tamanhos diferentes. A ideia é adaptar não apenas o tamanho, mas também o peso, dependendo da idade dos atletas que estão praticando basquete

No geral, se o jogo for masculino, a bola deverá ter um peso que varia de 567 a 650 gramas. A circunferência média será de 74,9 centímetros a 78 centímetros.

Por outro lado, nos jogos femininos, há uma variação para baixo nos dois casos. O peso vai flutuar entre 510 a 567 gramas. Já a circunferência terá uma média que vai variar de 72,4 centímetros a 73,7 centímetros.

Manutenção da Bola

Para conservar melhor a bola de basquete, alguns cuidados são essenciais. Dicas que vão garantir uma vida útil mais longa. Além disso, podem garantir melhor desempenho da bola durante o uso.

A primeira dica tem relação com higiene. Como está necessariamente em contato com o chão o tempo todo, a bola de basquete precisa ser limpa com frequência.

É comum que, ao longo do tempo, a sujeira do chão acabe sendo levada para a bola. Para tirar essa sujeira, basta limpar a bola com um pano úmido fazendo leves movimentos. Mas é preciso ter cuidado com a quantidade de água, pois ela pode danificar o couro da bola. O ideal é que o pano esteja levemente úmido.

Outra dica importante é sempre manter a bola cheia. Pode não parecer, mas esse é um cuidado fundamental. O problema é que se a bola for guardada murcha, pode danificar os gomos do couro.

Também é preciso ter cuidado com a calibragem da bola. Se ela não pode ficar murcha, também tem que ter cuidado para não ficar muito cheia. Se a calibragem for acima da recomendada, a bola pode estourar. E mesmo se não estourar, ela pode ser estragada se a calibragem for muito alta.

Curiosidades e recordes

São muitos os jogadores que, ao longo do tempo, se tornaram grandes astros do basquete mundial porque souberam tratar a bola como poucos. Um desses jogadores é brasileiro: Oscar Schmidt.

Oscar é o recordista de pontos até hoje na história do basquete. O Mão Santa, como era chamado, conseguiu 49.703 pontos. Sem dúvida, um dos maiores amigos da bola do basquete de todos os tempos.

Outra curiosidade sobre a bola de basquete é que às vezes ela parece furada, mas apenas está murcha. Quando é usada muitas vezes e não é calibrada, a bola murcha e fica com aspecto de que está furada.

Mas para que ela volte ao normal, basta encher a bola de novo e ela estará pronta para ser usada normalmente. 

Como já dissemos, é bom lembrar que calibrar a bola é fundamental para que ela não se estrague.