Basquete

Origem do basquete no Brasil: história e momentos marcantes

<p>O Brasil durante sua última participação na Copa do Mundo. Foto: Divulgação/CBB/Flickr</p>

O Brasil durante sua última participação na Copa do Mundo. Foto: Divulgação/CBB/Flickr

O basquete nasceu por conta da união da criatividade, com o inverno rigoroso de Massachusetts nos Estados Unidos. 

Parece confuso, mas não é. Em 1891 o professor canadense James Naismith recebeu a missão de entreter os alunos da Springfield College em um local fechado por conta do tempo adverso. 

Não dava para praticar o famoso beisebol e nem o futebol americano.  Foi então que Naismith teve a ideia de pegar uma bola e tentar arremessar em uma cesta.

Qual a história do basquete no Brasil?

A história do basquete no Brasil começou precisamente em 1896, através de Augusto Shaw, um professor estadunidense, formado na Universidade de Yale  e bacharel em Artes. 

Shaw foi convidado naquele ano para dar aula no tradicional Colégio Mackenzie de São Paulo e trouxe consigo o mais novo esporte difundido nos Estados Unidos.

Mas inicialmente a modalidade foi adotada pelas mulheres, o que afastaram os homens da época, especialmente por ser um período em que homens e mulheres não podiam fazer as mesmas coisas e também por conta do futebol, que estava ficando famoso e atraia mais atenção do sexo masculino.

Mas a partir de 1912, depois da primeira competição do esporte da bola laranja no Brasil, o basquete passou a ser mais difundido e com a chegada do primeiro livro com regras traduzidos para o português em 1915, a difusão da modalidade tomou uma proporção maior.

LEIA MAIS: Seleção de basquete dos EUA fará amistosos preparatórios para Paris 2024 em Londres

Foto em preto e branco do primeiro time de basquete do Brasil

O time do Mackenzie em 1901, uma das primeiras equipes de basquete do Brasil. Foto:Wikimedia Commons

Títulos do Basquete Brasileiro

O Brasil é tricampeão mundial de basquete, sendo duas conquistas no masculino, Chile em 1959 e Brasil em 1963, e um título no feminino na Austrália em 1994. Já nos torneios continentais a lista é grande. 

No masculino são 6 ouros em Pan-Americanos, e 19 conquistas em Sul-Americanos

O time feminino conquistou 5 Pan-Americanos, além de 27 Sul-Americanos e mais seis Copas América. 

Confira: A Ascensão da Liga de Basquete Feminina: Conheça as Estrelas e Histórias por Trás do Sucesso

Maiores atletas do basquete brasileiro

E quando se fala nos maiores nomes da história do basquete brasileiro é quase natural pensar em Oscar Schmidt e Hortência.

Os cestinhas do Brasil que junto de Ubiratan Pereira Maciel, são os únicos brasileiros indicados para a maior honraria do basquetebol mundial. 

Magic Paula, campeã mundial em 1994 ao lado de Hortência, também é outro grande nome do nosso basquete. 

Oscar Schmidt recebendo uma homenagem

Oscar Schmidt é unanimidade entre os brasileiros como maior representante do basquete masculino. Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Itajaí/Flickr

Surgimento do Novo Basquete Brasil NBB

Com o tempo o Brasil foi perdendo protagonismo, mas em 2005, o Oscar decidiu intervir e trouxe uma ideia. 

Criar uma liga para organizar um novo torneio que ao longo do tempo foi se estruturando recebendo apoio de pessoas do meio até que em 2008 foi lançada como Liga Nacional de Basquete, organizadora do Novo Basquete Brasil, o NBB. 

O NBB revolucionou o esporte internamente, ano após ano ganhou força, espaço na mídia, mais equipes se envolveram. 

O Brasil passou a viver um novo momento com seus times sendo protagonistas em torneios internacionais e até ganhando dois títulos mundiais com o Flamengo em 2014 e 2022.

LEIA MAIS: NBA: Gui Santos, ala da seleção brasileira, assina com o Golden State Warriors

Atualidade e expectativas do basquete nacional

E aos poucos o protagonismo na Seleção está sendo retomado, o Brasil por exemplo voltou a disputar uma final de Copa América no masculino após mais de 10 anos. 

Em 2022 a Seleção foi finalista do torneio contra a Argentina no Recife, mas acabou perdendo na decisão. 

No feminino algumas conquistas recentes também deixam esperança para o futuro. O Brasil ganhou a Copa América em 2023, 12 anos depois da última conquista, além de ser a atual bi-campeã do Pan-Americano.

selecao feminina de basquete

Seleção Brasileira feminina durante a conquista do Sul-Americano em 2022. Foto: Divulgação/CBB/Flickr

Conclusão

O basquetebol brasileiro nasceu destinado a ser vencedor, fazemos parte do seleto grupo de campeões mundiais tanto em clubes como em Seleções e com uma nova organização em ascensão, com novos nomes surgindo, o Brasil pode escrever novos capítulos e novas histórias.

Claro que esse não é um processo de curto prazo, exemplo disso é que estamos falando de 16 edições do NBB e só agora o Brasil voltou ao cenário do basquete mundial.

E se quiser curtir o esporte da bola laranja com uma pitada a mais de emoção, confira as odds da Tv Bet e faça sua fezinha.

Saiba mais

  • O basquete chegou no Brasil dois anos depois do futebol
  • Oscar Schmidt é o maior pontuador do mundo
  • O NBB é a primeira liga do mundo que tem a NBA como parceira