Basquete

NBA: História, Curiosidades e Destaques da Liga de Basquete Profissional

<p>NBA</p>

NBA

Quando se pensa em basquete, uma das primeiras coisas que vem à mente é a NBA. Afinal, trata-se da melhor liga do mundo, com times competitivos e uma legião de craques que encanta gerações.

São mais de sete décadas de existência da NBA, passando por atualizações importantes desde a fundação em 1946. Foram mudanças de regras, conceitos, formatos… 

Tudo em busca de tornar a experiência do apaixonado pelo basquete ainda melhor.

A NBA é conhecida pela sua ampla competitividade, tendo vários candidatos ao título antes de a bola entrar em quadra. 

Além disso, a liga de basquete conta com uma infinidade de craque que desfilam nos ginásios americanos.

Outro ponto fundamental na NBA é a sua rentabilidade. Isso porque há uma legião de patrocinadores que investem na liga, fazendo com que os jogadores lá presentes tenham um patamar salarial altíssimo.

Entenda: Full Trader: Conheça o Conceito e Torne-se um Especialista em Operações Financeiras

A história da NBA

Arena de basquete lotada, com quadra centralizada, e telão no alto, com alguns jogadores posicionados nela.

História NBA

A NBA, que significa National Basketball Association (Associação Nacional de Basquetebol), foi fundada em 1946. 

Atualmente, a melhor liga de basquete do mundo conta com 30 times, sendo 29 dos Estados Unidos e um representante do Canadá, que é o Toronto Raptors.

Este formato com 30 franquias, porém, não estava em vigor no início da liga. Isso porque, em 1946, a NBA começou com 11 times. Um marco importante na história do campeonato é o primeiro jogo da NBA. 

No dia 1º de novembro, em Ontário, no Canadá, Toronto Huskies e New York Knicks se enfrentaram. O primeiro campeão, por sua vez, foi o Philadelphia Warriors, que bateu o Chicago Stags por 4 a 1 na decisão – sacramentada em cinco jogos.

Em 1946, no ano da fundação, a NBA era chamada de BAA (Basketball Association of America). Contudo, em 1949, após a fusão de outras ligas de basquete, a NBA, enfim, virou a NBA.

Com o passar dos anos, a liga foi alternando entre a quantidade de times participantes na NBA. 

Na temporada 1953-1954, por exemplo, eram somente oito. Número que foi ampliado nas décadas seguintes, sobretudo após a fusão da ABA com a NBA, em meados dos anos 1970. 

Na década de 1980, diga-se, após números baixos de audiência no fim da década de 1970, a NBA alcança patamares incríveis de popularidade. 

Com vários craques em quadras, vide Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan, o esporte se consolidou e só fez crescer.

Assim, além de ter ascendido nos Estados Unidos, a melhor liga de basquete do mundo passou a expandir para outros países e, com o avanço da tecnologia, foi possível acompanhar ainda mais as partidas do melhor basquete do mundo.

Confira: Como declarar ganhos com apostas esportivas no Imposto de Renda: veja o passo a passo

Como funciona a NBA hoje?

Atualmente, a NBA conta com 30 franquias, sendo 15 na conferência leste e outras 15 na conferência oeste. 

Na conferência leste, aliás, elas são divididas em três divisões: do Atlântico, sudeste e central. A conferência oeste. por sua vez, também é dividida em três divisões: sudoeste, do pacífico e noroeste.

Assim, na temporada regular, cada equipe disputa 82 partidas, com as 16 melhores indo para os playoffs. 

Os seis primeiros de cada conferência e os vencedores do play-in, que é disputado entre o 7º e o 10º de cada conferência. Os dois vencedores de cada lado se juntam aos outros 12.

Na fase de playoffs, por sua vez, os times se enfrentam em confrontos de até sete partidas, onde o vencedor é quem ganha quatro partidas primeiro. 

Com o passar das fases, os clubes disputam as finais de cada conferência, onde irá definir o vencedor de cada lado.

Após isso, com o campeão da conferência oeste e o campeão da conferência leste definidos, eles se enfrentam na final da NBA, novamente em melhor de até sete jogos. 

Assim, quem fizer quatro vitórias primeiro ficará com o troféu da melhor liga de basquete do mundo.

Outro ponto importante na NBA diz respeito ao draft, um evento que desperta muito interesse – até porque os lendários nomes são escolhidos ali.

A escolha no draft começa com os times que terminaram em classificações piores na temporada anterior, na tentativa de equilibrar mais a liga. 

O maior de todos os tempos no basquete, Michael Jordan, foi o terceiro escolhido no draft de 1984, a título de curiosidade. 

A a escolha do Chicago Bulls mudou a história não somente do clube, mas também do esporte.

Leia mais: Bola de Basquete: Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Bola Oficial do Esporte

Jogadores lendários da NBA

Ao longo das décadas da NBA, vários atletas se consolidaram como ídolos do melhor basquete do mundo. Com diferentes estilos e épocas, eles foram responsáveis por moldarem várias gerações. 

Um dos principais nomes da NBA, claro, é Michael Jordan, que ganhou seis títulos com o Chicago Bulls e foi peça fundamental no domínio da franquia nos anos 1990. Jordan, claro, se tornou o melhor e maior de todos os tempos.

Outro nome importantíssimo na história do basquete e da liga é Larry Bird, que atuou no Boston Celtics durante os anos 1980. 

O jogador ganhou três títulos com a franquia e é um dos maiores da história da liga.

Se nos anos 1980 o craque do Boston Celtics era Larry Bird, o rival Los Angeles Lakers contava com Magic Johnson, outro nome fundamental na história do basquete, com cinco títulos.

Indo para décadas mais recentes na NBA, Lebron James é um nome que está há mais de 20 anos atuando na melhor liga de basquete do mundo e já faturou quatro troféus atuando em três times diferentes: Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers. 

Além disso, é o jogador com mais pontos na história da temporada regular da NBA.

Quem também marcou época foi Kobe Bryant, que faleceu em 2020. Atuando pelo Lakers durante toda a sua carreira, foram cinco conquistas e um legado incrível para o melhor basquete do mundo.

Outro nome que também vale citar é o de Stephen Curry, lenda do Golden State Warriors. 

Ele levou o time a quatro conquistas da NBA e é um dos principais nomes da história da liga – e pode ficar ainda maior, já que está em atividade.

Além desses citados, também vale destacar outros vencedores da liga, vide Scottie Pippen, Dirk Nowitzki, Manu Ginobili, Steve Nash, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar e outras incontáveis lendas.