Futebol

Abel Ferreira: o técnico do Palmeiras que está revolucionando o futebol brasileiro

<p>Foto: Cesar Greco / Palmeiras</p>

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, com pouco menos de 3 temporadas no futebol brasileiro já conquistou praticamente todos os títulos que poderia.

Entenda a trajetória do jovem treinador até chegar ao banco do Alviverde e acompanhe um pouco do estilo de jogo e as conquistas do português. 

Boa leitura!

Início da trajetória profissional de Abel Ferreira

Abel Fernando Moreira Ferreira, ou simplesmente Abel Ferreira, o português de 44 anos que atravessou o Atlântico em outubro de 2020 para fazer história como técnico do Palmeiras.

Começou sua trajetória no futebol calçando as chuteiras e indo para o campo ainda criança. 

Foi nas categorias de base do Penafiel, cidade que ele nasceu e morou na infância, que tudo começou. 

Pelo clube da sua cidade natal, Abel também deu seus primeiros passos no time profissional e logo chamou atenção atuando como lateral direito.

Em 2000 acabou vendido ao Vitória de Guimarães por 100 mil euros, o que na época virou a venda mais cara da história do Penafiel. 

No período, ele foi treinado pelo brasileiro Paulo Autuori. O passo seguinte foi dado para o Braga, em 2004, saindo de um rival e indo para outro. 

E por fim, a sua última transferência como jogador de futebol aconteceu em 2006, período em que ele se transferiu para o Sporting, clube que defendeu até 2011 quando decidiu parar de jogar aos 33 anos por problemas físicos. 

Mas foi no clube lisboeta que sua história como técnico começou. 

Leia também: Os Grandes Treinadores da Seleção Brasileira: Suas contribuições e Legado

Técnico Abel Ferreira quando comandava o time do Braga

Foto: Divulgação/Braga

Primeiros anos como treinador

Abel, que quando ainda era jogador pelo Sporting já possuía certificados de treinador, além de ser formado em educação física, acabou sendo convidado para assumir o time de juniores da equipe. 

Em 2013, ele deu um passo maior, sendo alçado ao cargo de técnico do time B do clube de Lisboa. 

Foram duas temporadas no comando do time B, até que recebeu o convite para voltar a Braga em 2015, mas como treinador também do time B.

E assim Abel Ferreira passou mais duas temporadas até que ganhou em 2017 a sua primeira oportunidade de treinar uma equipe profissional ao substituir o então técnico do Braga, Jorge Simão. 

No time bracarense Abel conseguiu um feito histórico na temporada 2018/2019, a maior pontuação da história do clube no Campeonato Português, 75 pontos, o recorde de gols da equipe na competição, 74 e recorde de vitórias, 24. 

Com esses números ele chamou atenção do PAOK da Grécia onde chegou em 2019 depois do clube pagar uma multa de cerca de R$10 milhões para tirá-lo do Braga. 

Mas no ano seguinte ele acaba deixando a Grécia e rumando ao Brasil para fazer história. 

Abel Ferreira técnico do palmeiras com expressão de frustrado

Foto: Divulgação/Palmeiras/Twitter

Abel no Palmeiras: Revolução Tática e Filosofia de Jogo

Abel, como qualquer estrangeiro precisou se adaptar ao futebol brasileiro. 

Taticamente o técnico precisou trazer para o contexto do nosso futebol o jogo posicional, mais comum na Europa do que aqui, e que tem a preferência do técnico independente da variação tática que for usada. 

O treinador inclusive já falou abertamente sobre como trabalha esse modelo com os jogadores.

O técnico separa o campo em setores e cada jogador tem responsabilidade dentro do seu setor, e não, isso não é algo novo que não tenhamos visto no futebol brasileiro, mas a forma que Abel conseguiu trabalhar esses detalhes com todos processos criados por ele dentro do clube tem refletido dentro de campo ao longo destes 3 anos. 

Outro ponto que também precisou de adaptação por parte de Abel e que até hoje é alvo das criticas do portugues é o calendário brasileiro. 

Na Europa existe mais tempo de recuperação entre um jogo e outro, aqui não, além também de ter mais jogos por conta dos estaduais. 

Mas uma das armas do treinador que ele até cita em seu livro foi a capacidade de gerir o desgaste do elenco em meio às competições. 

Ele explica que jogos com grau de dificuldades menores são escolhidos para fazer a gestão, assim como jogos com placares decididos. 

O técnico tem uma lista do  Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras que é atualizada constantemente com os jogadores com mais desgaste e já planeja qual deles poderá  ser poupado. 

A capacidade do Palmeiras de se adaptar aos jogos e o trabalho levando em conta o mental dos jogadores talvez seja o grande expoente do trabalho do português. 

A equipe já provou isso vencendo jogos de formas distintas e conquistando algumas viradas históricas como os 4 gols em menos de 6 minutos contra o Atlético-GO e a virada sobre o Botafogo na atual temporada depois de sair perdendo no primeiro tempo por 3×0. 

Todos os títulos do Abel Ferreira

Virada essa que foi crucial na campanha do 9º troféu levantado por Abel Ferreira no Palmeiras em três anos de trabalho. 

O treinador venceu duas Libertadores da América (2020, 2021), dois Campeonatos Brasileiros (2022, 2023), uma Copa do Brasil (2020), dois Campeonatos Paulistas (2022, 2023), Supercopa do Brasil (2023), e Recopa Sul-Americana (2022). 

Em janeiro ele terá a chance de ganhar o 10º título e se igualar a Brandão como técnico mais vitorioso da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

A equipe de Abel Ferreira vai enfrentar o São Paulo pela Supercopa do Brasil de 2024 que coloca frente a frente o vencedor do Campeonato Brasileiro, contra o vencedor da Copa do Brasil. 

E para muitos, mesmo sem ter vencido o 10º troféu, Abel Ferreira já é o maior treinador da história do Palmeiras. 

As duas Libertadores seguidas com certeza são um trunfo do técnico nesta disputa contra nomes como o próprio Brandão, mas também como Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. 

Perspectivas e o futuro do treinador

Abel sempre foi muito reservado quanto ao seu futuro e  costuma fazer mistério ao fim de cada temporada. 

Ao longo desses 3 anos no comando do Palmeiras ele já recebeu algumas propostas, até financeiramente mais vantajosas, mas em entrevistas ele já comentou que “dinheiro não é tudo”.

O técnico sairia do Palmeiras caso recebesse um bom projeto esportivo de um clube que seja competitivo. 

A competitividade na verdade é o grande trunfo que pode fazer o português deixar o clube e até por isso a Europa ainda é o grande sonho do treinador.

Mas pelo menos até o fim de 2024 ele permanecerá no Palmeiras. 

O clube não deve demorar a procurar um dos treinadores mais vitoriosos da sua história para renovar o contrato, mas deve ter concorrência da Europa e do mundo árabe. 

Leia também: Jogadores brasileiros na Arábia Saudita: quem está jogando lá e como estão se saindo?

Capa do livro de Abel Ferreira

Foto: Emilio Botta

Legado para o Futebol Brasileiro

Mas independente de quando Abel vai deixar o futebol brasileiro, o fato é que o português vai deixar um legado por aqui. 

Primeiro por conta dos processos adotados por ele nos seus treinos que ele traz no livro “Cabeça fria coração quente”, como na setorização do campo, nos treinos com movimentos defensivos e ofensivos com todo o time, ao invés de um time para a defesa e outro para o ataque. 

O treinador também mostrou uma capacidade marcante, de preparar o time para um jogo decisivo usando partidas de outras competições. 

Testando formações, jogadas programadas, movimentações pré-definidas. O maior exemplo disso foi a jogada do primeiro gol contra o Flamengo na final da Copa Libertadores da América de 2021 que foi treinado por ele por mais de um mês. 

O uso da tecnologia em prol do clube também foi um ganho do Abel Ferreira para o Palmeiras. 

Muito além dos dados físicos do Núcleo de Performance e Saúde, o clube adotou telões interativos com informações estatísticas dos jogadores e clubes adversários que podem ser acessados pelo elenco e comissão técnica a qualquer momento.

A psicologia é outro ponto forte deste time que deixa um legado, viradas históricas de partidas, de campeonatos. 

Se tem uma coisa que podemos afirmar pós-Abel é que o Palmeiras, mentalmente é o time mais forte do país. 

Com certeza todos os processos, muitos registrados no livro do Abel e da sua comissão, vão inspirar alguns treinadores no futebol brasileiro.

Conclusão

E o que podemos dizer com base nisso tudo é que Abel Ferreira não só elevou o patamar do Palmeiras na história quando resolveu cruzar o oceano atlântico, mas como ele também, que nunca tinha vencido como treinador.

Agora,  se colocou em outra prateleira, entre os maiores do clube, entre os grandes do futebol brasileiro e com certeza na lista de maiores técnicos estrangeiros que passaram por aqui. 

A aposta no jovem treinador português que estava no futebol grego e que nunca venceu nada como treinador, acabou, de certa forma, virando um reinado, comandado pelo explosivo Abel que segue ano após ano empilhando taças pelo Palmeiras e quebrando todos os recordes colocados no seu caminho. 

E é exatamente por isso que apostar no Palmeiras de Abel Ferreira no site da TV Bet, um time que toma poucos gols, que quase não perde jogos, vai te ajudar a conseguir seus resultados positivos.

Na TV Bet você pode apostar no Palmeiras de diversas formas. Como escolher a opção de que o time não vai tomar gols, ou que não irá perder determinados jogos. 

Os ao vivos também são outra boa possibilidade de aposta para um time que costuma virar placares adversos. Aposte no Palmeiras na TV Bet.