Tênis

Como escolher raquete de tênis? Quais as melhores marcas?

<p>Como escolher raquete de tênis</p>

Como escolher raquete de tênis

Iniciar a prática esportiva requer algumas recomendações para o desenvolvimento na modalidade. No tênis, a utilização do modelo ideal da raquete para cada perfil de jogador é importante para a evolução no esporte. 

As características do item podem interferir no estilo de jogo. O tamanho da cabeça, por exemplo, está relacionada à força da raquete. Isso significa que, quanto maior a cabeça, mais força será destinada à jogada. Contudo, se a cabeça for menor, haverá um melhor controle da jogada, resultando também em uma maior precisão. 

Qual a importância da raquete para o jogador de tênis?

Com relação ao tamanho da raquete de tênis, as maiores possuem um alcance superior e, geralmente, são mais leves. Já as menores costumam ser mais pesadas.

O peso da raquete também está diretamente ligado ao modelo de jogo. No caso do item mais leve, facilita o contato sem exigir precisão, facilitando o swing. Já a raquete mais pesada resulta em força e estabilidade maior, conduzindo uma vibração menor. 

Também há o cuidado na escolha das cordas. O encordoamento com mais amplitude facilita a movimentação, apesar de ter uma durabilidade menor. Já o encordoamento mais denso possibilita tanto a durabilidade quanto o controle maior. 

Saiba mais: Naomi Osaka anuncia retorno ao tênis em Brisbane 2024 

Iniciante

Para os iniciantes, os componentes da raquete podem fazer a diferença na jogada. Sendo assim, uma raquete com material mais flexível seria a mais indicada para começar a prática do tênis. 

Outro ponto que pode favorecer aqueles que começaram a praticar o esporte é o uso de uma raquete mais leve, com uma cabeça maior. Com estas características, o item exige menos precisão no golpe. 

Por isso, as raquetes aconselháveis para os jogadores que estão ingressando no tênis devem conter uma cabeça variando entre 100 a 118 polegadas com aproximadamente 285g. 

A raquete de tênis Wilson Tour Slam Lite se enquadra no perfil iniciante

Foto: Reprodução/Internet

Confira: Laura Pigossi é ouro para o Brasil no tênis do Pan de Santiago

Intermediário

O nível intermediário vai exigir uma raquete com maior durabilidade e resistência no material. Neste caso, é indicado que a cabeça da raquete seja menor, resultando em uma maior potência. Com isso, o peso do item deve ser a partir de 300g e a cabeça pode ter uma média de 95 a 105 polegadas

Raquete Graphene Touch Instinct Apaptive Head, indicada para jogadores de nível intermediário.

Foto: Reprodução/Internet

Leia mais: ATP US Open 2023: Em Busca da Glória no Maior Palco do Tênis

Avançado

Para aqueles que já alcançaram o nível avançado no esporte, é recomendado uma raquete com o peso maior e melhor distribuído, especialmente na cabeça da raquete, podendo resultar em uma maior potência na jogada.

Para este caso, o ideal é um acessório com mais de 300g e a cabeça com tamanho inferior a 95 polegadas. 

Yonex Vcore Pro 97 é uma opção para jogadores do nível avançado

Foto: Reprodução/Internet

Leia também: Para que serve o meião cortado? Apenas moda ou afeta o desempenho?

Cuidados com a raquete de tênis

Para além de entender o perfil da sua raquete de tênis, é importante saber preservar o instrumento. 

Alguns cuidados que podem ser tomados para que o item tenha maior durabilidade está relacionado à limpeza. A raquete de tênis não deve ser lavada, mas sim limpa com um pano umedecido com água.

Na hora de guardar a raquete é importante que o acessório não seja colocado em um local quente, mas sim deixá-lo em uma raqueteira que já costuma ser térmica. Além disso, é importante evitar impactos e deixar a raquete exposta ao sol. 

Quer aprender mais sobre raquetes e se manter informado sobre tudo do mundo do tênis? Então continue com Click Esportivo!