Fora de Campo

Para que serve o meião cortado? Apenas moda ou afeta o desempenho?

<p>Foto: Infoesporte</p>

Foto: Infoesporte

A customização do meião é uma prática cada vez mais difundida, não apenas entre atletas profissionais de futebol, mas também entre amadores e nos campos de várzea do país.

Seja por uma questão estética ou para melhorar o desempenho, o uso do meião rasgado ou cortado ganhou inúmeros adeptos no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Neste artigo, o Click Esportivo reúne tudo o que você precisa para entender melhor a prática da modificação dos meiões no futebol. 

Você vai conhecer os principais tipos de meião, as origens e motivações para as modificações, além dos atletas mais conhecidos que fazem uso do meião cortado.

LEIA TAMBÉM: Camisa da Seleção Brasileira: porque a Amarelinha se tornou tão icônica

Tipos de meião de futebol

Os meiões dos atletas profissionais de futebol podem ser divididos em diversas categorias, de acordo com sua finalidade, material utilizado e outras características específicas.

Os meiões tradicionais são os mais utilizados, feitos majoritariamente de tecidos mais leves e elásticos, como nylon, poliéster e poliamida, que facilitam a transpiração.

Existem ainda os meiões de compressão, que são produzidos especialmente para impedir inchaços, melhorando a resistência e reduzindo riscos de lesões.

Outro modelo conhecido é o meião antiderrapante, que conta com elementos de um tecido mais grosso na parte da sola do pé, para garantir maior estabilidade ao atleta.

Jogadores do Arsenal comemorando um gol

Foto: Adrian Dennis/AFP

Para que serve o meião cortado?

O principal motivo para o corte realizado pelos atletas na parte traseira do meião é o conforto, de modo a reduzir a pressão do tecido contra os músculos da perna.

Seja com cortes maiores ou menores, com um ou mais furos, a ideia é aumentar a circulação do sangue e promover maior ventilação no local.

Em relação ao desempenho do atleta, no entanto, não há evidência científica que indique uma melhora ou piora, assim como possíveis malefícios do uso do meião tradicional.

O fato é que, fornecido um material de tamanho adequado, a escolha final deve ser jogador, priorizando sempre seu bem-estar para uma melhor atuação dentro de campo.

LEIA TAMBÉM: Dribles de Futebol: a arte da habilidade e criatividade nos gramados

Atletas que usam o meião cortado

A prática de utilizar o meião cortado ganhou maior repercussão durante a Copa do Mundo de 2022, com os jogadores Bukayo Saka e Jude Bellingham, da Inglaterra.

Durante a partida contra o Irã, Saka surgiu com dois furos na meia, acima e abaixo da panturrilha, enquanto Bellingham fez um corte maior na região central do músculo.

O corte do meião, no entanto, é utilizado há mais tempo no mundo da bola. Na Copa do Mundo de 2018, por exemplo, o atacante Neymar já utilizava o item customizado.

O galês Gareth Bale, ex-jogador que atuou no Real Madrid e Tottenham, é outro atleta que fazia uso da prática para garantir maior conforto durante a partida.

Jogadores da seleção da Inglaterra se abraçando em campo

Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Conclusão

Seja por um apelo estético ou para se sentir mais confortável dentro de campo, a customização do meião ou outro item do uniforme é uma escolha de cada atleta.

Apesar de adotada por diversos atletas de alto nível ao redor do mundo, a ciência ainda não verificou qualquer vantagem ou desvantagem na prática. 

O importante é respeitar os limites do próprio corpo, em alinhamento com o que é cobrado por patrocinadores e pelos regulamentos das competições.

Para conferir outras tendências e curiosidades do universo do futebol, fique ligado no Click Esportivo, seu portal de esportes e muito mais!

LEIA TAMBÉM: Aposta Segura: melhorando seus resultados com estratégias mais eficientes