Esportes
Como lacear chuteira nova? Conheça cinco maneiras diferentes
A chuteira é a principal ferramenta de trabalho do atleta de futebol e por isso, é primordial que esteja adaptada ao pé do jogador
Ao longo dos anos, as chuteiras naturalmente evoluíram. No começo, eram feitas de couro grosso, cano alto e pesavam quando molhadas.
O calçado foi perdendo peso à medida que ganhou o incremento de materiais adequados. Atualmente, existem diversas tecnologias.
Hoje, o pisante se molda às características do atleta. Aspectos como velocidade e a própria posição do jogador, por exemplo, influenciam na escolha do modelo.
Tão importante quanto isso é lacear de forma adequada para que haja o ajuste prévio e ideal nos pés. É o que vamos mostrar a seguir.
Leia mais: Arbitragem no futebol: como é formada a equipe?
Como lacear a chuteira / Dicas para amaciar a nova chuteira
Amaciar uma chuteira nova serve para prevenir contratempos na hora em que realmente for usá-la. Por essa razão, reunimos algumas dicas sobre como fazer isso.
O primeiro passo é caminhar com a chuteira enquanto estiver em casa, ou em outro momento, para que se adapte ao formato dos seus pés.
Se isso não for possível, uma outra alternativa é amassar folhas de jornal ou revista e colocá-las no interior do calçado, de forma que fique bem preenchido.
Quando puder, dobre as chuteiras com a mão. É só puxar as duas pontas para baixo e depois para cima.
Há, também, o truque da água morna. Separe uma quantidade razoável numa vasilha a ponto de cobrir seus pés calçados com a chuteira.
A recomendação é manter os pés – com as meias e as chuteiras – mergulhados entre 15 e 20 minutos. Depois, é só esperar secá-las nos pés.
Por fim, uma dica basilar para evitar incômodos é amarrar os cadarços de maneira confortável, de modo que não apertem muito os pés.

Como lacear chuteira nova? – Foto: Wikimedia Commons
Leia mais: CBF: Ednaldo Rodrigues encaminha lista do Pré-Olímpico á Conmebol
Importância da chuteira no tamanho correto
Comprar a chuteira no tamanho correto é importante não só pelos aspectos esportivos inerentes, mas também para evitar a formação de bolhas.
O ideal é que o modelo seja exatamente do tamanho dos seus pés, com uma folga de aproximadamente 1,5 centímetros.
Assim, é recomendável medir seu pé em centímetros e comparar com o tamanho da chuteira descrito pela marca.
A chuteira não pode ser muito justa, mas também não deve ser larga. É fundamental levar em consideração o espaço usado pela meia ou meião, para não prejudicar o desempenho do jogador.
Considere o formato do calçado
É preciso ter atenção ao formato das chuteiras. Isso porque pode acontecer, por exemplo, de peças terem a mesma numeração, mas calçarem de maneira distinta.
Os principais fatores atrelados a essas variações consistem na diferenciação de marcas, materiais e finalidades dos modelos.
Assim, a escolha de uma nova chuteira exige conhecimento. Tem que saber o que aquele calçado oferece antes de adquiri-lo.

Como lacear chuteira nova? – Foto: Wikimedia Commons
Leia mais: 5 melhores documentários sobre futebol
Vá em lojas de experiência para experimentar e testar
Se for possível, vá a lojas para calçar e experimentar opções que cogita comprar. Isso ajuda a diminuir a margem de erro na escolha.
Caso a aquisição seja feita online, a premissa básica é fazer a medição dos pés e lembrar da folga necessária para as meias.
Principais tipos de chuteiras
Os tipos de chuteiras variam entre campo, society e salão. Ou seja, o que muda é o solado em conformidade com o terreno de jogo.
As feitas para campo possuem material sintético, tornando-as leve e flexível, o que garante maior mobilidade.
As travas se diferenciam, seja em formato, tamanho ou material, de acordo com o estado do gramado. Geralmente, são compostas por borracha ou alumínio.
Chuteiras de society são utilizadas na grama sintética e, por isso, necessitam de travas de borracha para dar aderência ao piso.
Por fim, as utilizadas no futsal exigem mobilidade e maior resistência frente à firmeza da quadra.
Elas têm solado liso e, na maioria dos modelos, contam com amortecedor para absorver os impactos.

Como lacear chuteira nova? – Foto: Wikimedia Commons
Leia mais: Amazonas anuncia volante Guilherme Mantuan, ex-Corinthians, como novo reforço
Conclusão
Antes de comprar uma chuteira, é aconselhável ponderar sobre o que você busca e o que a chuteira oferece.
Coletar informações sobre marca, material e variação de tamanho são tarefas necessárias, pois evitam desagrado.
Com a nova chuteira em mãos, é hora de amaciá-las antes de utilizá-las. Se atente às dicas para prevenir desconforto e fazer proveito do item, favorecendo o seu maior desempenho.