Futebol Nacional

Qual Time Brasileiro Tem Mais Títulos? Conheça a Maior Potência do Futebol Nacional

<p>Qual Time Brasileiro Tem Mais Títulos</p>

Qual Time Brasileiro Tem Mais Títulos

O futebol brasileiro é referência no mundo inteiro. Não à toa, todos os anos grandes talentos são revelados no País do Futebol e movimentam o mercado da bola, entretanto, você sabe qual o time brasileiro com mais títulos?

Para o torcedor, é natural que a escolha pelo time do coração vai muito além da lógica racional de se associar aos que têm um histórico de mais conquistas. 

Entretanto, é inegável que o respeito e a imponência de um clube se constrói, principalmente, pelos títulos ostentados em seu currículo. 

Neste aspecto, as equipes brasileiras não deixam a desejar frente aos grandes esquadrões europeus, seja em disputas nacionais, continentais ou intercontinentais.

Pela segunda vez consecutiva, o Brasil teve uma equipe ocupando a primeira posição no ranking anual de clubes, organizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela FIFA. 

Na última temporada, o Flamengo foi considerado o melhor time da listagem mundial. Em 2021 foi a vez do Palmeiras, que atualmente ocupa a terceira posição, encabeçar o ranking.

Confira a seguir os clubes brasileiros com mais títulos.

Leia mais: O Mundo dos Jogadores de Futebol: Talentos, Estrelas e Ídolos

Palmeiras e a liderança em números absolutos

A Sociedade Esportiva Palmeiras é o clube brasileiro com mais títulos nacionais e internacionais. 

Em solo brasileiro, o Verdão é o único a vencer, ao menos uma vez, todas as competições oficiais que participou ao longo de sua história. 

Foram 17 conquistas nacionais, sendo 11 delas do Campeonato Brasileiro, quatro vezes da Copa do Brasil, uma Copa dos Campeões e uma Supercopa do Brasil.

No cenário internacional, o Palmeiras já conquistou uma Copa Mercosul, uma Recopa Sul-Americana e três vezes a Copa Libertadores da América. 

Os palestrinos somam ainda a taça da Copa Rio, torneio conquistado em 1951 que tinha um caráter internacional. 

Apesar de ter sua validade reconhecida pela FIFA, o título não é contabilizado como equivalente à competição mundial organizada pela entidade maior do futebol.

Flamengo, atual líder no ranking de clubes

O Clube de Regatas do Flamengo vivenciou um dos pontos altos de sua história nas últimas temporadas, em termos de títulos. 

Em apenas quatro temporadas, de 2019 a 2022, o clube conquistou a incrível marca de oitos títulos, entre nacionais e internacionais. 

A lista conta com Brasileirão (2019 e 2020), Copa Libertadores da América (2019 e 2022), Recopa Sul-Americana (2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Copa do Brasil (2022). Se somadas as conquistas estaduais, o número sobe para 11 taças. 

Na história recente do futebol mundial, apenas o clube alemão Bayern de Munique conseguiu superar a marca, com 13 títulos conquistados no mesmo intervalo de tempo. 

A incrível sequência fez o clube liderar o ranking mundial de clubes da temporada 2022. A performance do time liderado por Gabigol superou outro momento de ouro na história flamenguista, a chamada Era Zico. 

A equipe do ex-meio-campista conquistou nove títulos em seis temporadas, entre os anos de 1978 e 1983.

Em números absolutos, o Flamengo soma 21 títulos, entre nacionais e internacionais, ficando atrás apenas do Palmeiras no ranking brasileiro. 

Ao todo, o clube venceu sete vezes o Brasileirão, quatro vezes a Copa do Brasil, duas Supercopa do Brasil, uma Copa dos Campeões, uma Copa Mercosul, uma Copa de Ouro Nicolás Leoz, uma Recopa Sul-Americana, três Libertadores da América e uma Copa Intercontinental.

Saiba mais: Neymar: A Jornada do Menino Prodígio até o Estrelato

São Paulo e o domínio no campo internacional

Parte de cima do troféu da Copa Libertadores, que consiste em globo com o jogador chutando uma bola em cima.

Campo internacional

O São Paulo Futebol Clube é mais um dos times a integrar a lista dos grandes campeões brasileiros. 

A nível nacional, o clube levantou por seis vezes a taça do Brasileirão. Mas quando se ultrapassa as fronteiras do país é que o tricolor paulista se agiganta ainda mais. 

Ao todo, o time ostenta um currículo de doze títulos internacionais, com larga vantagem para o Santos, segundo clube com mais títulos neste segmento, que conta com oito taças.

Em todo o mundo, apenas dez clubes alcançaram a marca de dez ou mais títulos internacionais, grupo seleto do qual o São Paulo FC faz parte. 

O clube foi o único a conquistar por duas vezes a Copa Intercontinental, antecessora do Mundial de Clubes da FIFA, vencendo todas as partidas. Entre 1992 e 1993, a equipe conseguiu uma tríplice e uma quádrupla coroas, respectivamente.

Integram o rol de conquistas uma Copa Master da Conmebol, duas Recopa Sul-Americana, uma Copa Conmebol, uma Supercopa Libertadores, uma Copa Sul-Americana, três Copa Libertadores da América, duas Copa Intercontinental e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA. São oito diferentes campeonatos, variedade inédita entre todos os clubes do mundo.

Confira: História do Corinthians: as glórias, jogadores icônicos e a trajetória do Timão

Santos e o auge na década de 1960

A rica história de títulos do Santos Futebol Clube conta com a irrefutável contribuição de Pelé. 

A hegemonia do alvinegro da Vila Belmiro na década de 1960 teve o rei do futebol como peça fundamental. Das 17 taças nacionais e internacionais levantadas pelo Santos em toda a sua trajetória, 11 delas foram nos anos 1960. 

Na lista dos maiores clubes do século 20, divulgada pela FIFA no ano 2000, o Peixe foi o clube brasileiro mais bem posicionado, ocupando a quinta colocação. 

Ao todo, o Santos conquistou oito vezes o Brasileirão, uma Copa do Brasil, uma Copa Conmebol, uma Recopa Sul-Americana, três Copa Libertadores da América, uma Recopa dos Campeões Intercontinentais e duas Copa Intercontinental.

Clubes brasileiros com conquistas relevantes

O futebol brasileiro tem um número expressivo de clubes com conquistas relevantes em sua história. 

Um desses exemplos é o Cruzeiro Esporte Clube. A equipe mineira é a maior vencedora da Copa do Brasil, com 6 taças levantadas. 

Na contagem absoluta, a Raposa se iguala com o Santos em 17 títulos, porém, não possui títulos mundiais em seu currículo. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por sua vez, foi o primeiro clube fora do eixo sudestino a conquistar títulos de dimensão continental e mundial. 

O tricolor gaúcho soma 14 taças, entre nacionais e internacionais, ocupando o sétimo lugar no ranking brasileiro.

O Sport Club Corinthians Paulista também se destaca por ser o maior campeão do Brasileirão desde a instituição dos pontos corridos. 

O Timão conta ainda com um bom histórico em torneios intercontinentais, tendo dois títulos do Mundial de Clubes da FIFA. 

Outra potência que ultrapassa as fronteiras nacionais é o Sport Club Internacional, que já conquistou duas Recopa Sul-Americana, uma Copa Sul-Americana, duas Copa Libertadores da América, uma Levain Cup e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Leia também: Botafogo de Futebol e Regatas: charme e tradição da Estrela Solitária

Qual a importância de um título para os clubes?

A conquista do título de um campeonato é o objetivo maior de todos que o enfrentam. 

Dessa forma, podemos inferir de maneira natural que levantar a taça é o propósito para o qual os clubes se destinam ao longo de sua história. 

Mas é possível afirmar que os melhores clubes são aqueles que possuem um currículo mais recheado? A resposta a essa pergunta é complexa e envolve mais do que pura matemática.

A concentração do maior número de títulos entre clubes do sul e sudeste é um fator a ser observado. 

A relação envolve uma dinâmica regional de forte teor político, que engloba, entre outros fatores, escolhas de investimento e arranjos econômicos e sociais. Da mesma forma, observamos a disparidade entre o futebol europeu e o sul-americano, no que se refere a números. 

Apesar de tudo, os títulos seguem como um importante balizador no universo esportivo, seja pelo importante incremento financeiro oferecido pelos torneios ou para valorizar a carreira dos atletas, treinadores e todos os envolvidos na conquista.