Futebol Nacional
Os Maiores Times Brasileiros: Tradição, Conquistas e Paixão pelo Futebol
Não é à toa que o Brasil é considerado o país do futebol. É paixão nacional, elemento cultural da sociedade.
Os primeiros clubes surgiram no final do século XIX, mas a profissionalização do esporte só ocorreu concretamente na década de 1930. Isso se explica porque, no início, o futebol era extremamente elitista e carregava preconceitos ligados à classe.
O panorama mudou quando houve a quebra de paradigma, com forte influência do Vasco – primeiro time a colocar negros no elenco.
Com a massificação e a profissionalização dos clubes, o futebol ganhou ainda mais vazão no Brasil. Daí surgiram e se consolidaram várias equipes espalhadas pelo país.
Veja também: Red Bull Bragantino: A Ascensão de um Clube Ambicioso
Flamengo
O Flamengo é o clube de maior torcida no Brasil. Não por acaso é popularmente chamado de o “Mais Querido”.
A grandiosidade do Rubro-Negro está associada às glórias alcançadas no decorrer de sua história.
É uma das equipes mais vencedoras do país, com sete Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Copa dos Campeões, três Taças Libertadores, um Mundial, uma Recopa Sul-Americana e uma Copa Mercosul.
Atletas como Zico, Júnior, Leandro, na década de 1980, e, hoje, Gabriel, firmaram legado na Gávea e são consagrados como ídolos.
Corinthians
“De tradição e glórias mil”. O próprio trecho do hino do Corinthians resume sua grandeza.
O clube já conquistou, ao menos uma vez, os principais torneios a nível nacional e internacional: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores e Mundial de Clubes.
É detentor de uma fanática e fiel torcida, a segunda maior do Brasil. Tem como principais ídolos Sócrates, Marcelinho Carioca e Rivelino, que marcaram época em diferentes momentos da história do Timão.
São Paulo
O São Paulo está entre as equipes mais bem sucedidas do Brasil. Internacionalmente, por exemplo, ninguém tem mais títulos que o Tricolor Paulista no país. É o único tricampeão mundial.
Além disso, possui três Taças Libertadores, uma Sul-Americana, duas Recopas Sul-Americanas e conquistas de outros torneios organizados pela Conmebol. É, ainda, hexacampeão brasileiro.
Também se destaca pela cultura de revelar grandes jogadores, tendo como prova disso, atualmente, figuras como Éder Militão, Casemiro e Antony.
Entenda: Campeonato Alemão: a história, os maiores campeões e os astros da Bundesliga
Palmeiras
O Palmeiras nada mais é do que o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro, com 11 títulos.
O Alviverde vive, hoje, o melhor momento esportivo de sua trajetória. O clube chegou à expressiva marca de 12 títulos conquistados em dez anos, após levantar a taça do Paulistão 2023.
A materialização da hegemonia palmeirense foi retratada em 2021, ano em que o clube foi eleito o melhor time do mundo pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Santos
O Santos é considerado um dos maiores clubes da história do futebol mundial. É o time que revelou e reverenciou o maior jogador de todos os tempos, o Rei Pelé.
Muito do seu sucesso, diga-se, está diretamente ligado aos tempos do Eterno Camisa 10, na chamada “década de ouro” nos anos 60.
O Peixe também é conhecido por ter uma das principais categorias de base do país, revelando, além de Pelé, craques como Neymar, Robinho e Rodrygo.
Cruzeiro
Conquistas definem a história do Cruzeiro no futebol brasileiro. O clube foi duas vezes vice-campeão da Copa Intercontinental de Clubes e tem no seu currículo continental dois títulos da Taça Libertadores, dois da Supercopa da Libertadores e um da Recopa Sul-Americana.
No âmbito nacional, o time celeste detém quatro conquistas do Campeonato Brasileiro e é o atual recordista da Copa do Brasil, com seis troféus. Jogadores como Tostão, Dirceu Lopes e Fábio estão entre os ídolos da Raposa.
Grêmio
O Grêmio é um dos times mais tradicionais e vitoriosos no cenário nacional, conquistando inúmeros títulos e glórias ao longo de sua história.
É bicampeão brasileiro, penta da Copa do Brasil, tri da Taça Libertadores, bi da Recopa Sul-Americana e, o mais importante, campeão do Mundial de Clubes.
Os números explicam a fama de copeiro do Tricolor Gaúcho, que tem como marca o sucesso nas disputas de mata-mata. Protagoniza, junto ao rival Internacional, um dos maiores clássicos do Brasil.
Internacional
No decorrer de sua gloriosa história, o Internacional conquistou praticamente todas as taças possíveis, seja em âmbito regional, nacional, continental ou mundial.
A extensa lista de títulos conta com Mundial de Clubes, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
O Colorado está inserido numa das mais longevas e tradicionais rivalidades do país, que é o famoso clássico GreNal diante do Grêmio.
Já a sua seleta lista de ídolos tem como principais destaques Paulo Roberto Falcão, Fernandão e Valdomiro.
Atlético Mineiro
Dono de uma torcida apaixonada, o Atlético Mineiro se tornou uma potência com o passar dos anos.
A história vitoriosa dentro de campo se materializa nos 48 títulos oficiais que possui. É, inclusive, o maior campeão mineiro.
A galeria de troféus do clube recebeu a taça mais importante em 2013, com a conquista da primeira Libertadores. Recentemente, o Galo viveu, em 2021, uma temporada quase perfeita, ao vencer o Brasileiro e a Copa do Brasil no mesmo ano.
No total, são dois títulos brasileiros, dois da Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Taça Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.
Fluminense
O Fluminense é um dos protagonistas do futebol no Brasil, com sua grandeza sendo traduzida em taças e medalhas.
Maior campeão carioca do século XX, o Tricolor das Laranjeiras ganhou relevância ao conquistar o título invicto da Copa Rio Internacional de 1952, competição que se assemelha ao que é o Mundial de Clubes de hoje.
De lá para cá, venceu quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil. A grandiosa história do Tricolor foi construída por jogadores igualmente gigantes.
Nomes como Castilho, Rivelino, Washington, Assis, Romerito e Fred compõem o hall de ídolos das Laranjeiras.
Vasco
Popular Brasil afora, o Vasco é dono de uma história ímpar no futebol, sendo a primeira agremiação a combater preconceitos raciais e sociais.
Inegavelmente, o principal título do Cruzmaltino é a Taça Libertadores de 1998, sobretudo por ter sido conquistada no ano do seu centenário.
O clube detém quatro títulos do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil e um da Copa Mercosul.
Para muitos, o maior ídolo vascaíno é o grande artilheiro Roberto Dinamite. Quem também ilustra a lista dos jogadores mais consagrados são Juninho Pernambucano, Romário e Edmundo.
Veja também: Pep Guardiola: O Gênio do Futebol Moderno
Rivalidades clássicas
Os clássicos brasileiros, de uma forma geral, surgiram naturalmente a partir da criação dos clubes e das rivalidades locais que se desenvolveram entre eles.
Alguns, no entanto, se destacaram e ganharam mais relevância no cenário nacional. São os casos, por exemplo, dos confrontos entre Corinthians e Palmeiras, Flamengo e Fluminense, além de Grêmio e Internacional.
No estado de São Paulo, Corinthians e Palmeiras fazem o chamado Derby Paulista. É o clássico mais tradicional e de maior oposição local.
Os duelos entre os clubes já decidiram campeonatos estaduais, regionais, nacionais e até vaga para final de competição continental.
Já no Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense disputam o charmoso Clássico das Multidões, considerado patrimônio imaterial do estado.
A rivalidade entre os clubes remontam às suas origens, já que o departamento de futebol do Flamengo surgiu de dissidentes do Fluminense.
O Fla-Flu ostenta o recorde de maior público da história do futebol entre clubes. O confronto realizado em 15 de dezembro de 1963 reuniu mais de 194 mil espectadores no Maracanã.
Azul e vermelho não se misturam no Rio Grande do Sul desde 1909. Isso porque Grêmio e Internacional fazem um dos clássicos mais intensos do Brasil.
Com uma história recheada de rivalidade e emoção, o embate entre os dois times sempre atrai a atenção de milhares de espectadores, sejam eles torcedores fervorosos ou simples adoradores de futebol.
Leia mais: Neymar: A Jornada do Menino Prodígio até o Estrelato
Futebol brasileiro no cenário internacional
O Brasil é referência mundial no futebol. E isso, claro, reflete no nível dos clubes brasileiros, que despontam entre os maiores da América. Atualmente, o país é o segundo maior vencedor da Taça Libertadores, com 22 títulos.
Só está atrás da Argentina, que soma 25. A distância vem diminuindo devido à hegemonia brasileira nos últimos anos. Para se ter ideia, o Brasil ganhou todas as edições no período de 2019 a 2022.
A nível mundial, o Brasil está entre os maiores campeões do Mundial de Clubes. É o segundo país com mais títulos da competição contando todos os formatos desde 1960. São dez títulos distribuídos entre seis clubes, ficando atrás apenas da Espanha.