Futebol Internacional

Campeonato Alemão: a história, os maiores campeões e os astros da Bundesliga

A Bundesliga é o Campeonato Alemão que revela grandes jogadores para o mundo e tem como potência máxima o Bayern de Munique. Confira tudo sobre a competição

Criado em 1962, o Campeonato Alemão, conhecido como a Bundesliga, figura entre os cinco principais Nacionais da Europa, ao lado do Inglês, do Espanhol, do Italiano e do Francês sendo a última liga do quinteto a ser estabelecida. 

A primeira edição aconteceu na temporada 1963/1964, tendo o Colônia como o grande campeão. Antes disso, não havia uma liga centralizadora no futebol alemão, apenas cinco ligas regionais semi-profissionais compostas pelos melhores times para levá-los a uma final, na qual o campeão nacional seria decidido. 

A Copa do Mundo de 1962 no Chile foi um ponto de virada de chave para a Alemanha, já que a seleção nacional perdeu nas quartas de final para a Iugoslávia. 

Assim, nascia a famigerada Bundesliga.

Pés de jogador de futebol cm chuteira e meião azul e preto, conduzindo uma bola pelo gramado do jogo.

Campeonato Alemão

O regulamento do campeonato alemão

O Campeonato Alemão é composto por 18 equipes, disputado em 34 rodadas no sistema de pontos corridos e confrontos de ida e volta. 

O primeiro colocado, obviamente, leva o título, enquanto os segundo, terceiro e quarto ganham vaga na Liga dos Campeões. Quem terminar na quinta colocação vai diretamente à Liga Europa, enquanto o sexto entra na fase preliminar. 

O sétimo lugar do Campeonato Alemão, caso do Eintracht Frankfurt na última temporada, herda o direito de disputar a Uefa Conference League. 

Na outra margem da tabela, os dois últimos colocados são rebaixados à Bundesliga 2. 

Já o 16º colocado disputa um play-off diante do terceiro lugar da Segunda Divisão, valendo vaga na elite da temporada subsequente. 

Os critérios de desempate, pela ordem, são o maior saldo de gols, o maior número de gols marcados e, por último, o confronto direto entre as equipes que somarem o mesmo número de pontos no Campeonato Alemão. 

Os clubes participantes

Fundado em 1900, o Bayern de Munique é o mais tradicional e maior campeão do Campeonato Alemão, acumulando 33 troféus. 

O último deles na temporada 2022/2023, superando o Borussia Dortmund. A distância para o Nuremberg, segundo colocado neste quesito, é de 24 taças. 

Equipes como Borussia Dortmund (oito), Schalke 04 (sete), Hamburgo (seis), Stuttgart e  Borussia Mönchengladbach (cinco), Werder Bremen e Kaiserslautern (quatro), Greuther Fürth, Leipzig e Colônia (três), e Vitória Berlin, Hertha Berlin, Hannover e Dresdner (dois), aparecem na sequência. 

Rapid Viena, Mannheim, Wolfsburg, Union Berlin, Rot-Weiss Essen, Phoenix Karlsruhe, Munique 1860, Karlsruher, Holstein Kiel, Freiburger, Fortuna Düsseldorf, Eintracht Frankfurt e Eintracht Braunschweig completam a lista, todos campeões uma única vez na história do Campeonato Alemão. 

Os grandes goleadores da Bundesliga

A lista de artilheiros do Campeonato Alemão é composta, em sua maioria, por alemães. Quem aparece no topo é Gerd Müller, terceiro maior goleador da história das Copas do Mundo – 14 gols em 13 jogos. 

Na Bundesliga, foram simplesmente 365 gols em 427 partidas disputadas. Virou lenda no clube Bávaro, onde ficou até 1979, quando se transferiu ao Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.

O maior artilheiro em atividade – atualmente defende o Barcelona após se desligar do Bayern – é Robert Lewandowski. 

Entre as passagens pelo Borussia e na Baviera, assinalou expressivos 312 gols nas 383 vezes que foi a campo. 

Klaus Fischer (268), Jupp Heynckes (220) e Manfred Burgsmüller (213) completam o Top 5. O brasileiro com mais gols é Giovane Elber, 133, passando por Bayern de Munique, Stuttgart e Borussia Mönchengladbach

Rivais ao pé da letra

Jogador do Borussia Dortmund (amarelo) correndo para marcar o jogador do RB Leipzig (vermelho e branco), que está com a bola.

Foto Divulgação

O Campeonato Alemão sempre foi marcado por rivalidades históricas, principalmente quando regionalizadas. 

Uma das maiores de todas, quiçá a maior, é entre Schalke 04  e Borussia Dortmund, que travam o tradicional Clássico do Vale do Ruhr, na cidade de Gelsenkirchen. 

Conhecida como a “mãe de todos os dérbis”, a primeira edição do duelo aconteceu ainda antes da Era Bundesliga, em 1925. Naquela oportunidade, o Schalke 04 levou a melhor vencendo pelo placar de 4 x 2. 

Na era da atual Bundesliga, a rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke 04 se estabeleceu como uma das principais do futebol alemão graças a diversos jogos marcantes ao longo das décadas. 

A primeira edição, em 1963/64, já contava com os dois clubes, e na terceira rodada ocorreu o primeiro clássico desta nova Era. No placar, outra vitória da equipe azul: 3 x 1. 

Os aurinegros reagiram nas temporadas seguintes. O Dortmund emplacou vitórias importantes, como o 3 x 0 de 1963, e o massacrante 7 x 0, em 1966. 

Já no Norte da Alemanha, Werder e Bremen e Hamburgo também são rivais de longa data, no clássico conhecido como “Nordderbi”. 

Desde 1927, o dérbi computa 120 edições, sendo 46 vitórias do Bremen, 38 do Hamburgo e 36 empates. Antes do Bayern ser detentor de toda a supremacia no país, as duas equipes eram consideradas as duas maiores potências do futebol alemão.

O Bayern que, inclusive, também tem seus rivais. Um deles é o Dortmund, no DER Klassiker, clássico alemão de mais renome no futebol mundial. 

Os adversários já se enfrentaram, inclusive, na final da Liga dos Campeões em 2013, tendo os bávaros campeões. 

Quem também costuma comemorar e muito suas poucas vitórias diante do Bayern é o Augsburg, segundo maior clube da Baviera. 

O Campeonato Alemão já revelou para o mundo jogadores renomados, como Franz Beckenbauer, Uli Hoeness, Sepp Maier, Günter Netzer, Rummenigge, Lothar Matthäus, Jürgen Klinsmann, Thomas Müller, Tony Kroos e, mais recentemente, os estrangeiros Erling Haaland e Jude Bellingham, dentre tantos outros. 

Para ficar por dentro de todas as emoções da Bundesliga, acompanhe as novidades no Click Esportivo.