Santos

Santos Futebol Clube: Tradição e Glórias no Futebol Brasileiro

Fundado em 1912, o Santos FC é conhecido pelas suas revelações históricas como Neymar e Rei do Futebol, Pelé. Com uma vasta galeria de títulos conquistados pelo seu DNA ofensivo, o Peixe foi a primeira equipe do mundo a alcançar os 10.000 gols marcados. Conheça a sua história!

O Santos e sua história se misturam com a do próprio futebol. Conhecido por revelar grandes craques, como Neymar e Pelé, o eterno Rei do Futebol, o Peixe é um dos maiores clubes do mundo, não se limitando apenas ao Brasil, emplacando conquistas continentais e mundiais.

Parede preta com diversos troféus atrás de um vidro em seu lado direito, separados em dois andares. Duas fotos na esquerda.

Foto Divulgação

Origem do Santos FC

O Santos Futebol Clube foi fundado por iniciativa de três esportistas da cidade, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos, e Argemiro de Souza Júnior. 

O trio convidou interessados no intuito de dar corpo à reunião inaugural do novo clube. Na época, foi criado exclusivamente para a prática do futebol que, no começo do século passado, ainda engatinhava no Brasil. 

A reunião histórica aconteceu na tarde de domingo, 14 de abril de 1912, na sede do Clube Concórdia e são considerados sócios-fundadores todos os 39 participantes dessa solenidade. 

O nome foi sugerido por Edmundo Jorge de Araújo, Santos Foot-Ball Club, e as cores dos uniformes da nova agremiação, que seria presidida no primeiro ano de existência por Sizino Patusca, eram o azul e o branco, tendo fios dourados entre elas.

No dia 31 de março do ano seguinte as cores do clube, por sugestão de Paulo Peluccio, passaram a ser calção branco e camisa listrada em branco e preto. O Conselho Deliberativo do Santos foi inaugurado no dia 28 de janeiro de 1932, e o primeiro presidente foi Flamínio Levy.

Títulos nacionais do Peixe

Em 1927, surgiu um ataque que até hoje não foi superado em jogos do campeonato paulista, emplacando uma média de 6,25 gols por partida. O quinteto mortífero era formado por Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista.

O primeiro Campeonato Paulista vencido pelo Peixe foi em 1935, título este conquistado na capital. O Santos voltaria a ganhar os certames estaduais de 1955 e 1956, e novamente no ano de 1958, quando então já tinha em suas fileiras um garoto apelidado de Pelé, que nos anos seguintes se tornaria o melhor jogador de futebol em todos os tempos.

A equipe santista venceu 22 Paulistões no total, sendo o último deles em 2016. Além disso, voltou a ser campeão brasileiro no século atual, erguendo a taça em 2002 e 2004, no time que ficou marcado por craques como Diego, Robinho, e tantos outros. 

Também venceu cinco torneios Rio-São Paulo – 1959, 1963, 1964, 1966 e 1997 – e uma Copa do Brasil, em 2010. 

Santos conquistando o mundo 

Voltando à década de 1960, o time conquistou o mundo exibindo um futebol digno de aplausos, empilhando conquistas não só no futebol brasileiro como também no planeta. 

A grande glória aconteceu no ano de 1962, quando o Alvinegro Praiano venceu todos os campeonatos mais importantes disputados naquele ano, sagrando-se no ano seguinte Bicampeão Mundial. 

A FIFA deu ao clube o título de “O melhor time do século nas Américas”. O Santos seria outra vez campeão da América em 2011, comandado por Neymar e Paulo Henrique Ganso. 

Aquele time foi campeão absoluto “deste ano”, como diz o hino do clube, encantando os apaixonados pelo futebol graças a um jogo de toques rápidos e muita movimentação entrelinhas. 

No âmbito internacional, o Peixe também acumula uma taça da Copa Conmebol, em 1998, e outra da Recopa Sul-Americana, erguida em 2012. 

Os grandes ídolos do Santos FC

Alguns jogadores foram fundamentais na grandeza do Santos, especialmente Pelé, que é ídolo não somente do Peixe, mas o maior jogador de futebol de todos os tempos. 

Trajando o manto alvinegro, Pelé venceu expressivos 25 títulos, sendo seis Campeonatos Brasileiros, dois Mundiais e duas Libertadores da América, além de 10 Paulistões.

Pelé é, obviamente, o maior artilheiro da história do clube, acumulando 1091 gols em 1116 jogos disputados. 

Outros ídolos também merecem destaque, como Pepe e Coutinho, parceiros de Pelé na década de 1960; Gilmar, maior goleiro da história do clube; Léo, bicampeão brasileiro e da Libertadores, em 2011, e Neymar, grande nome da Seleção Brasileira atual, tendo a honraria de usar a camisa 10 que Pelé tanto vestiu. 

Já o maior treinador da história do clube atende por Lula que entrou no panteão dos maiores do futebol brasileiro ao comandar o time que ganhou tudo na década de 1960, se tornando o primeiro time do país a ser campeão mundial. 

Vila Belmiro, a casa do Peixe

Arquibancada com cadeiras brancas formando o título "Santos F.C" vista do outro lado d gramado do estádio Vila Belmiro.

Foto Divulgação

Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral do clube aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro Vila Belmiro. 

A primeira partida no local foi realizada em outubro, quando o Santos enfrentou e venceu o Ypiranga por 2 x 1, em duelo válido pelo campeonato estadual

A vila ganhou o nome de Urbano Caldeira em 1933, uma homenagem a um dos maiores ícones da história do clube, Urbano Vilella Caldeira Filho. 

Oficialmente o maior público foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando recebeu o clássico com a SEP, comportando 31.662 torcedores, pelo Torneio Governador do Estado.

O Santos tem uma torcida que não se limita ao litoral santista. Em 1969, o jornal O Globo fez uma pesquisa em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) para medir, pela primeira vez, as preferências do torcedor brasileiro. 

O Peixe foi o mais citado, com 49% dos entrevistados se declarando torcedores do Alvinegro Praiano. 

Principais rivais 

Um dos grandes rivais da história do Santos é o Corinthians, donos das mesmas cores, os rivais travam um duelo denominado de “Clássico Alvinegro”, o primeiro de São Paulo. 

A rivalidade começou em 22 de junho de 1913, quando o Peixe, treinado por Urbano Caldeira, goleou o rival por 6 x 3 no Parque Antártica.

Outro grande rival do Santos é o São Paulo, com quem disputa o clássico SanSão. O Peixe e o Tricolor Paulista são donos de uma das rivalidades que mais possuem grandes títulos. 

Só do lado do Alvinegro Praiano são três Libertadores, dois mundiais, oito campeonatos brasileiros e uma Copa do Brasil. O primeiro confronto ocorreu em 1930, tendo um empate em 2 x 2 na Vila Belmiro. 

Santos e Flamengo sempre protagonizaram partidas memoráveis. Um jogo que foi escrito não só na história dos clubes, mas também na do futebol brasileiro, foi o clássico disputado no dia 27 de julho de 2011. 

Na ocasião, após viradas sucessivas, o gol Puskás de Neymar, a batida de falta rasteira de Ronaldinho, e outros lances de efeito, os cariocas venceram por 5 a 4. 

Nos dias atuais o Santos Futebol Clube é considerado como o legítimo Octocampeão Brasileiro por suas conquistas nacionais nos anos de 1961 a 1965, 1968, 2002 e 2004. 

Apesar de toda a história que carrega consigo, o Peixe corre riscos de cair para a Série B em 2023, no que seria o primeiro rebaixamento de sua história. 

Acompanhe o Santos FC com Click Esportivo!

O Santos FC é uma das equipes mais vitoriosas e importantes da história do futebol brasileiro e mundial. Apesar de estar atravessando um mal momento nos últimos nos, o time, historicamente, possui uma base forte, que revela granes jogadores para o esporte e ajuda a construir o futuro do clube.

Quer acompanhar o presente e o futuro do Peixe, conhecer as novas revelações e promessas da base do time e seu desempenho nas competições nacionais? Então continue aqui no Click Esportivo!