Fluminense

Fluminense Football Club: Tradição e Glórias no Futebol Brasileiro

<p>Foto Divulgação</p>

Foto Divulgação

O Fluminense surgiu em 1902 no Rio de Janeiro e se tornou uma das maiores equipes do Brasil. O “clube tantas vezes campeão”, como diz o trecho do seu hino, tem como principais conquistas a Copa Rio, o tetra do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Possui uma torcida fanática e, atualmente, manda seus jogos no templo do futebol brasileiro, o Maracanã. 

Fluminense: História e fundação

A origem do Fluminense Football Club coincide com a introdução do futebol no Rio de Janeiro, até então dominado pelo remo. O fundador do clube, Oscar Cox, foi um dos precursores do esporte no Brasil. 

Ele se notabilizou por trazer bolas, materiais esportivos e novidades do jogo diretamente da Inglaterra. Em 21 de julho de 1902, o rapaz, enfim, concretizou o desejo de formar um time de futebol ao criar o Fluminense, instituição que dirigiu até o fim de 1903.

As primeiras cores representativas do Fluminense foram branco e cinza. O uniforme da época levava o antigo escudo do clube com as iniciais FFC, grafadas em vermelho. 

As cores foram modificadas para verde, branco e grená, em 1904, devido à dificuldade de encontrar tecido cinza nesse período. 

Leia mais: Odd nas Apostas: entenda como funcionam e como aproveitar as melhores cotações

Conquistas nacionais do tricolor

O status do Fluminense como um dos maiores clubes do Brasil se explica sobretudo em seu passado de glórias. O clube é detentor de cinco troféus de extrema relevância nacional: quatro do Campeonato Brasileiro e um da Copa do Brasil. 

O primeiro título do Fluminense no Campeonato Brasileiro foi na edição de 1970, desbancando Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras no quadrangular final. A segunda conquista, porém, só veio em 1984. 

A decisão foi no clássico contra o Vasco, e o Tricolor venceu por 1 a 0 no agregado das partidas, com gol de Romerito. 

 Daí em diante, o Fluminense passou 23 anos sem conquistas nacionais. O jejum só acabou em 2007, com o triunfo inédito da Copa do Brasil. A decisão foi contra o Figueirense, e Roger Machado foi quem anotou o gol do título na vitória por 1 a 0 em Florianópolis. 

Quase rebaixado em 2009, o Fluminense se recuperou em 2010 e faturou o tricampeonato do Campeonato Brasileiro. O tetra, por sua vez, não demorou muito. Dois anos depois, o Tricolor das Laranjeiras venceu o Brasileiro novamente. 

Conquistas internacionais

A única conquista internacional do Fluminense veio em 1952, quando venceu a Copa Rio. 

O torneio reuniu equipes estrangeiras campeãs e vice-campeãs de seus países no ano anterior, como Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Fluminense e Corinthians representaram o Brasil por terem conquistado os campeonatos carioca e paulista de 1951. 

No entanto, o título da Copa Rio não é oficialmente equiparado ao Mundial de Clubes. O assunto gera polêmica pelo fato da Fifa ainda não ter documentado a decisão sobre o reconhecimento do campeonato. 

Confira: Qual a Diferença entre Jogo e Esporte: as características de cada um

Ídolos e jogadores emblemáticos do Flu

A galeria de ídolos do Fluminense coroa os jogadores que marcaram época no clube. Um dos maiores da história, por exemplo, é o ex-goleiro Castilho. 

Ele é o recordista absoluto de jogos pelo clube, foi titular por quase 20 anos entre as décadas de 40 e 60 e atraiu uma legião de torcedores para as Laranjeiras. 

Com a camisa do Fluminense, Castilho tem como principais conquistas a Copa Rio (1952), o Torneio Rio-São Paulo (1957 e 1962) e o Campeonato Carioca (1951, 1959 e 1964). 

Parte marcante da sua trajetória foi quando decidiu amputar parte do dedo mindinho para voltar mais rápido aos gramados e defender a meta tricolor. 

A década de 80 do Fluminense teve como grande destaque o paraguaio Romerito. O “Don Romerito”, como era chamado, fez parte do elenco campeão do Brasileiro de 1984 e bicampeão do Carioca em 1984 e 1985. 

Foi dele, inclusive, o gol decisivo da final contra o Vasco na disputa do título nacional de 1984. 

Outro que tem total reverência pelas bandas da Laranjeiras é o ex-atacante Fred. Em 2009, liderou a equipe que evitou o rebaixamento do Fluminense à Série B. 

As glórias do artilheiro só vieram nas temporadas seguintes, com os títulos do Campeonato Brasileiro de 2010 e 2012.

Técnicos e treinadores de destaque

Diversos treinadores comandaram o Fluminense ao longo da sua história. Vários conquistaram taças e montaram grandes times, mas somente alguns alcançaram um lugar especial na história do clube.

Dentre os nomes que sobressaíram à frente do Fluminense, está o de Zezé Moreira. É o treinador com mais jogos no comando tricolor, somados durante os anos 50/60. Foi o responsável por dirigir a equipe campeã da Copa Rio em 1952. 

Técnico campeão da Copa do Mundo de 1994 com a Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira tem muita história no Fluminense. 

E começou a escrevê-la antes mesmo do sucesso com a amarelinha. 10 anos antes do tetra, Parreira conquistou o Campeonato Brasileiro pelo Tricolor. 

A ligação entre Parreira e Fluminense se intensificou principalmente quando o comandante, já campeão mundial, aceitou o desafio de treinar o clube em seu momento mais crítico: a disputa da Série C em 1999. Como desfecho, missão cumprida: o Tricolor venceu a Terceira Divisão e saiu do ostracismo. 

Quem também tem o carinho da torcida do Fluminense é Abel Braga. Segundo treinador que mais dirigiu o clube à beira do gramado, Abelão é cria de Xerém como jogador e teve uma carreira de sucesso como técnico, sobretudo nas Laranjeiras. Pelo clube, ganhou dois Campeonatos Cariocas e o Campeonato Brasileiro de 2012. 

Saiba mais: Regras do Futebol Americano: Guia Completo para Entender o Jogo de Contato Mais Popular dos Estados Unidos

Estádio e torcida

Maracanã visto do alto, com visão completa do campo, e praticamente toda a arquibancada do estádio.

Foto Divulgação

O Fluminense não manda seus jogos nas Laranjeiras desde 2003. Até esse período, alguns confrontos de menor porte eram disputados justamente no Estádio Manoel Schwartz. 

De lá para cá, o clube adotou integralmente o Maracanã como sua casa. E são muitas histórias no estádio mais emblemático do Brasil. 

Foi em pleno Maracanã, por exemplo, que a fanática torcida do Fluminense viu o título da Copa Rio de 1952, além do inesquecível gol de barriga de Renato Gaúcho na conquista do Carioca de 1995 sobre o Flamengo.

Veja também: Full Trader: Conheça o Conceito e Torne-se um Especialista em Operações Financeiras

Rivalidades

O maior rival do Fluminense inconfundivelmente é o Flamengo. Juntos, fazem o “clássico mais famoso do Brasil”, considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. O primeiro Fla-Flu ocorreu em 1912. 

Cabe destacar que a rixa entre os clubes é inerente às suas origens. Isso porque o departamento de futebol Flamengo curiosamente surgiu do Fluminense, sendo criado por jogadores que estavam insatisfeitos nas Laranjeiras. 

Além do Flamengo, o Fluminense tem como maiores oponentes o Vasco, com quem faz o Clássico dos Gigantes, e o Botafogo no Clássico Vovô, o mais antigo do Brasil. 

Momentos memoráveis

O mais próximo que o Fluminense teve de conquistar a Taça Libertadores foi em 2008. O Tricolor avançou de fase como líder do grupo e eliminou Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors respectivamente no mata-mata até chegar à decisão contra o LDU. 

No jogo de ida, o Fluminense sofreu revés de 4 a 2 fora de casa. Na finalíssima, um duelo memorável. 

Sob quase 80 mil pessoas no Maracanã, a equipe comandada por Renato Gaúcho venceu a LDU por 3 a 1, com três gols de Thiago Neves, mas perdeu a disputa nos pênaltis e deixou escapar o título continental. 

Outro momento especial para o torcedor do Fluminense foi a campanha do tetracampeonato brasileiro em 2012. O time dirigido por Abel Braga liderou a competição de ponta a ponta e garantiu o título com três rodadas de antecedência. Era o auge do “Time de Guerreiros”. 

Leia também: Santos Futebol Clube: Tradição e Glórias no Futebol Brasileiro

Atualidade e perspectivas

O Fluminense vive uma realidade sem muito protagonismo nas últimas temporadas do futebol brasileiro. 

Faz uma ou outra boa campanha, mas não a ponto de disputar os títulos das principais competições. 

A equipe ganhou notoriedade sob o comando de Fernando Diniz por conta do seu estilo de jogo envolvente e busca, com isso, ser capaz de reviver os momentos de êxito.