Futebol Internacional

Manchester United: A Lenda do Futebol Inglês

<p>Foto: Divulgação/Manchester United</p>

Foto: Divulgação/Manchester United

O Manchester United é um gigante do futebol mundial, o maior campeão da Inglaterra. Foi considerado o segundo maior clube do século XX pela Fifa. 

A grandiosidade reflete na quantidade de fãs em todo o planeta: aproximadamente 653 milhões, segundo pesquisa da Kantar. No total, acumula 67 títulos na galeria de troféus. 

História do Manchester United

O Manchester United foi fundado em 1878 por um grupo de operários de uma empresa ferroviária e inicialmente denominado de Newton Heath. 

Sem brilho no começo de sua jornada no futebol, o clube esteve perto da falência no início do século XX. Isso só não aconteceu por conta dos investimentos de John Henry Davies, que logo promoveu a mudança de nome para Manchester United Football Club. 

Dois anos após conseguir o acesso à elite do futebol inglês, o Manchester United foi campeão da Premier League de 1907-08, feito que se repetiu em 1910-11. 

Em meio à história do Manchester United, uma tragédia: o desastre aéreo de Munique. O acidente ocorreu em 6 de fevereiro de 1958 e vitimou parte da equipe do United, que havia acabado de se classificar para as semifinais da Copa dos Campeões. 

Leia mais: Campeonato Alemão: a história, os maiores campeões e os astros da Bundesliga

Red Devils na Premier League

O Manchester United é o maior campeão da Premier League, com 13 títulos. 

No entanto, cabe ressaltar que a Premier League não corresponde à totalidade da história do Campeonato Inglês: o torneio foi criado apenas em 1992 para substituir a Football League, que já existia há mais de 100 anos. 

No somatório das competições, o United possui 20 troféus da liga inglesa. 

Os títulos do Manchester United, no geral, foram conquistados nas temporadas 1907-08, 1910-11, 1951-52, 1955-56, 1956-57, 1964-65, 1966-67, 1992-93, 1993-94, 1995-96, 1996-97, 1998-99, 1999-00, 2000-01, 2002-03, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2010-11 e 2012-13. 

Destaca-se a soberania do Manchester United no início da Premier League na década de 1990 e no início dos anos 2000, campeão pela 13ª vez em apenas 20 anos. 

Confira: Bola de Futebol: A Essência do Esporte e os Segredos por Trás do Seu Design

Liga dos Campeões

Em 1968, o Manchester United se tornou o primeiro clube inglês a vencer a Copa dos Campeões, atual Liga dos Campeões, batendo o Benfica por 4 a 1. 

A conquista da Europa pela segunda vez só aconteceu 31 anos depois, em 1999. Na final, o Manchester United enfrentou o Bayern de Munique numa decisão memorável. 

Os Diabos Vermelhos perdiam por 1 a 0 até os 46 do segundo tempo, quando empatou e virou o jogo dois minutos depois, com gol épico de Solskjær.  

O tricampeonato do Manchester United na Liga dos Campeões veio em 2008. Guiado pela estrela de Cristiano Ronaldo, o United passou por Lyon, Roma e Barcelona no mata-mata e chegou à final contra o Chelsea. 

A equipe comandada por Alex Ferguson venceu o embate inglês na disputa de pênaltis. 

Entenda: Odd nas Apostas: entenda como funcionam e como aproveitar as melhores cotações

Old Trafford: o teatro dos sonhos

O Old Trafford comporta mais de 76 mil torcedores e é o segundo estádio com maior capacidade da Inglaterra, atrás apenas de Wembley. 

O campo é carinhosamente chamado de “Teatro dos Sonhos” e tem sido utilizado permanentemente pelo Manchester United desde a sua construção em 1910. É um dos únicos estádios do país com classificação cinco estrelas da UEFA. 

A história do Old Trafford, porém, tem um capítulo trágico. Isso porque o estádio foi bombardeado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941. 

Com isso, o Manchester United precisou alterar o mando de campo durante o processo de reconstrução do campo, que só foi reinaugurado em 1949. 

Junto ao Manchester United desde a sua criação, o Old Trafford é patrimônio vivo do clube. Foi no Teatro dos Sonhos que o United trilhou o caminho que o tornou uma das maiores agremiações do mundo. 

No gramado, pisaram grandes jogadores. Nas arquibancadas, milhares de torcedores presenciaram a história de sucesso sendo escrita. 

Rivalidades

As maiores rivalidades do futebol surgem a partir do quesito territorialidade. Dois clubes que habitam a mesma cidade geralmente se tornam rivais. 

Na Inglaterra, um dos maiores clássicos é o dérbi de Manchester, disputado entre Manchester United e Manchester City desde 1881 e mantido até os dias de hoje devido à paixão, às lutas e às glórias de ambos.

Outro grande rival do Manchester United no futebol inglês trata-se do Liverpool. A rixa entre os maiores campeões do Campeonato Inglês envolve, óbvio, a competitividade por títulos, mas vai além. 

Manchester e Liverpool são “inimigas” antes mesmo dos confrontos nas quatro linhas. A explicação para isso está assentada nas dissidências relacionadas à economia e à Revolução Industrial, no século XVIII. 

Saiba mais: Quem Inventou o Futebol: a origem, as teorias e a história do esporte mais popular do mundo

Ídolos do Manchester United

Um clube glorioso como o Manchester United naturalmente possui grandes nomes que marcaram história no clube, sobretudo com as conquistas.

Na lista de ídolos do Manchester United, há diversas personalidades de jogador: o craque, o representante da torcida, o identificado com o clube.

O primeiro a ser citado ao se discutir idolatria no United tem que ser Ryan Giggs. 25 anos de clube, quase 1000 partidas, 168 gols e 36 títulos. Os números do eterno camisa 11 falam por si só. 

Quem também merece destaque é Bobby Charlton, sobrevivente da tragédia aérea de Munique. 

Foram 17 temporadas como profissional do United, 758 jogos e 249 gols, sendo o segundo maior artilheiro da história do clube e o segundo atleta com mais aparições. O ápice dessa trajetória foram os dois gols na decisão da Copa dos Campeões de 1968. 

Contemporâneo de Bobby Charlton, George Best é considerado um dos jogadores mais talentosos do Manchester United. Até Pelé, o maior de todos os tempos, já declarou que Best foi o melhor jogador do mundo em determinada época. Somou 361 jogos, 137 gols e quatro títulos. 

Bobby Charlton, George Best e Denis Law, inclusive, formaram um dos maiores trios da história do futebol. Há uma estátua do trio no Old Trafford. 

Não dá para esquecer de Cristiano Ronaldo. O gajo é o único a conquistar o prêmio de Melhor do Mundo, da Fifa, e a Bola de Ouro, da France Football, atuando no United e na Premier League. 

Chegou jovem em Manchester, em 2003, e deixou a Inglaterra como o melhor jogador do planeta. O ponto alto da sua passagem foi na temporada 2007/08, quando foi artilheiro da Premier League, artilheiro da Champions League, campeão inglês e campeão europeu. 

Jornal crava novo clube de Cristiano Ronaldo após Copa do Mundo; Confira

Foto: Reprodução/Man United

Sir Alex Ferguson

Lenda do futebol mundial, Alex Ferguson dirigiu o Manchester United por incríveis 27 temporadas (1986-2013). 

O clube verdadeiramente mudou de patamar sob o comando de Ferguson. Foram 38 títulos, e os Diabos Vermelhos se tornaram o maior campeão da Inglaterra. 

Sir Alex Ferguson conquistou 13 Premier League, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa, 10 Supercopas da Inglaterra, duas Ligas do Campeões, uma Recopa Europeia, uma Supercopa Europeia e dois Mundiais de Clubes

Ferguson encerrou a carreira em 2013 alegando problemas de saúde e sendo o técnico com mais jogos à frente do Manchester United. 

Leia também: Campo de Futebol: A Essência do Jogo e os Segredos por Trás do Seu Design

Academia de Base 

As categorias de base do Manchester United sempre foram reverenciadas. Apesar do poderio econômico do clube e da tradição de contratar grandes jogadores do futebol mundial, a base sempre foi valorizada e utilizada da melhor maneira possível.

Umas das gerações mais relevantes da história do Manchester United foi a de 1992. Grandes jogadores formados no clube foram diretamente responsáveis pelos títulos não só daquele ano, mas de toda a década. 

São muitos os exemplos de jogadores da base do United que brilharam não só no próprio clube, mas no futebol em cenário mundial. Alguns, inclusive, viraram ídolos em Old Trafford. Casos de Ryan Giggs, George Best e Bobby Charlton. 

Futuro e desafios 

O Manchester United vive um momento que não condiz com seu DNA vencedor. As últimas temporadas do clube se resumem a participações discretas nas principais competições, apesar dos investimentos para reforçar as equipes no decorrer dos anos. 

O descompasso entre dinheiro e sucesso gera insatisfação entre os torcedores do United.

O maior campeão da Premier League não a vence desde 2013, quando ainda estava sob comando de Sir Alex Ferguson. 

O jejum da Liga dos Campeões ainda é maior: o título não vem desde 2008. Na temporada 2022-23, o Manchester United ao menos encerrou o período de quase seis anos sem troféu. 

A equipe comandada por Ten Hag faturou a Copa da Liga Inglesa.