Esportes
MotoGP: Bagnaia conquista o bicampeonato, após colisões

Pecco Bagnaia foi o campeão da temporada 2023 de MotoGP (Foto: MotoGP/Divulgação)
Disputa começou acirrada na Comunidade Valenciana, mas colisões tiraram Jorge Martín da prova, deixando o caminho livre para o segundo título de Bagnaia
O piloto italiano Francesco Bagnaia é o grande campeão da temporada 2023 do Campeonato Mundial de MotoGP. Pecco, como também é conhecido o motociclista, alcançou o título na última corrida do ano, no Grande Prêmio da Comunidade Valenciana.
A vitória contou com a contribuição importante do espanhol Jorge Martín, único que ameaçava a liderança de Bagnaia na competição, mas que acabou se envolvendo em colisões no início da prova e abandonou a disputa. Com a saída de Martín, o título ficou matematicamente garantido para o italiano, antes mesmo de cruzar a linha de chegada.
Leia também: MotoGP: Marc Márquez deixará Honda no final desta temporada
Na prova, Bagnaia largou na pole, após a punição do espanhol Maverick Viñales. O concorrente direto Martín esteve à sua espreita logo no início, pulando da sexta para a segunda colocação logo na arrancada inicial. No entanto, após duas colisões, acabou abandonando a pista. Com o título garantido, Bagnaia chegou a cair algumas posições durante a corrida, mas se recuperou e garantiu o primeiro lugar na prova.
O pódio da última corrida foi composto ainda pelo italiano Fabio Di Giannantonio, em segundo lugar, e o francês Johann Zarco, que terminou em terceiro. Na classificação geral, Bagnaia ficou com 467 pontos, seguido por Jorge Martín, com 428. Entre os construtores, a Ducati já havia sagrado-se como grande campeã com antecedência, com 700 pontos acumulados, muito distante da segunda colocada KTM, que somou 370 pontos.