Rebaixamento
Santos cai pela primeira vez na história e se junta a América-MG, Goiás e Coritiba na Série B de 2024
O Santos perdeu para o Fortaleza e foi rebaixado para a segunda divisão
O Campeonato Brasileiro de 2023 chegou ao fim nesta quarta-feira (6), e a última rodada definiu o campeão e o último rebaixado da competição que foi o Santos, que empatou com o Fortaleza e viu Vasco e Bahia vencerem seus jogos e derrubar e acabou caindo para a segunda divisão pela primeira vez na sua história, justamente no ano da morte do Rei Pelé.
O Santos se juntou ao América-MG, Coritiba e Goiás, que caíram antes da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, e vão disputar a Série B de 2024.
A campanha santista passou a maior parte do tempo fora da zona de rebaixamento, mas sempre flertando com a degola. Das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Santos ficou apenas 12 dentro dos 4 times rebaixados, mas nunca se distanciou do perigo e acabou caindo pela primeira vez na sua centenária história.
América-MG
A equipe do América-MG caiu com cinco rodadas de antecedência depois de perder o confronto direto contra o Coritiba por 3×0 jogando em casa, no Independência.
O time que terminou a competição em último lugar, figurou entre os 4 últimos na tabela desde o início e foi quem mais tempo ficou na zona de rebaixamento, 38 rodadas ao todo. A equipe sofreu 80 gols e se tornou a defesa mais vazada dos últimos 18 anos da era dos pontos corridos, ficando atrás do Paysandu que tomou 92 em 2005.
Coritiba
O Coritiba, caiu três rodadas antes do fim da competição, também permaneceu todas rodadas no Z-4 e foi rebaixado na derrota para o Fluminense, no Maracanã, pelo placar de 3×1.
Com 71 gols tomados, o time também ficou entre as defesas mais vazadas, só que dos últimos 10 anos, perdendo para o Náutico, em 2013, que tomou 79 gols e para a campanha atual do América-MG.
Goiás
Já o Goiás passou 15 rodadas fora de risco de queda, o time oscilou durante a competição e perdeu força no final e acabou entrando na zona de rebaixamento na 29ª rodada e não saiu mais e acabou voltando para a segunda divisão.
O rebaixamento do time goiano ficou decretado na 36ª rodada na derrota por 2×1 contra o Grêmio.