BRASILEIRÃO
Palmeiras empata com Cruzeiro e confirma título do Brasileirão 2023
Palmeiras selou conquista do Brasileirão em empate com Cruzeiro
Alviverde imponente. O Palmeiras entrou em campo pela última rodada do Brasileirão virtualmente campeão e confirmou o título com o empate em 1×1 com o Cruzeiro no Mineirão.
Endrick – principal nome da conquista – marcou o gol palmeirense no confronto desta quarta-feira. O clube terminou com 70 pontos e venceu a Série A pelo segundo ano seguido.
Arrancada
Há dois meses, o Palmeiras vivia um caos. Quatro derrotas consecutivas no Brasileirão e eliminação na semifinal da Libertadores para o Boca Juniors.
No dia 19 de outubro, o Verdão perdeu para o Atlético-MG por 2×0, em pleno Allianz Parque, pela 27ª rodada, e nem sequer figurava no G4 da competição.
A distância para o líder Botafogo, nessa época, era de 14 pontos. Daí em diante entrou em cena a arrancada alviverde rumo ao troféu.
A equipe somou 25 de 30 pontos possíveis – com oito vitórias, um empate e uma derrota – e encaminhou a conquista com uma rodada de antecedência.
O ápice da caminhada, sem dúvidas, foi a vitória por 4×3 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela 31ª rodada, numa virada histórica após estar perdendo por 3×0.
Protagonismo de Endrick
A coletividade sempre foi a principal marca da equipe de Abel Ferreira. No entanto, é preciso destacar a determinante participação de Endrick no título palmeirense.
A joia de 17 anos – negociada com o Real Madrid – assumiu a titularidade na 26ª rodada e chamou a responsabilidade para si. Marcou seis gols na reta final e se tornou protagonista.
Tanto é que foi convocado para a Seleção Brasileira no início de novembro, tamanha maturidade – evidenciada ao liderar a remontada sobre o Botafogo no Nilton Santos.
Maior campeão brasileiro
O Palmeiras, que já era o maior campeão do Campeonato Brasileiro, alcançou a 12ª conquista e se isolou ainda mais no topo – o segundo maior vencedor é o Santos, com oito.
O Verdão ganhou quatro das últimas oito edições da competição – 2016, 2018, 2022 e 2023. Antes, levantou o troféu em 1960, 1967, 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994.