Vôlei de Praia
Brasil avança com apenas duas duplas às quartas da etapa Recife do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Quatro duplas foram eliminadas na primeira sessão deste sábado
O Brasil não largou bem nas disputas deste sábado (23) no Challenge do Recife do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Das seis duplas que entraram na fase eliminatória, apenas Tainá/Vic e Evandro/Arthur conseguiram a classificação para as quartas, que acontecem ainda hoje.
A chave feminina
Ainda antes das oitavas, o dia começou com a disputa da repescagem que classificaria as duas últimas equipes para a fase de oitavas de final. Mas o dia não começou bem para o Brasil. Campeãs da etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia na mesma arena recifense, uma semana atrás, Elize Maia e Thâmela não conseguiram fazer frente às espanholas Liliana/Paula e foram eliminadas antes das oitavas em sets seguidos (21-16/21-14).
Após essa eliminação, o Brasil ficou com apenas uma dupla feminina entre as 16 equipes nas oitavas de final do Challenge do Recife. Mas Tainá e Vic fizeram sua parte e tiveram total controle do jogo para aplicar 2-0 sobre as suíças Vergé-Dépré/Mäder, com parciais de 21-15 e 21-16.
A chave masculina
Entre os homens, todas as quatro duplas chegaram às oitavas de final. Isso aconteceu após a vitória de Vitor Felipe e Renato na fase de repescagem. Eles aplicaram 2-0 sobre os poloneses Kantor/Zdybek, com parciais de 21-16 e 21-18.
Assim, o Brasil chegou com oito das últimas 16 equipes e começou bem na nova disputa, com Evandro e Arthur passando pelos australianos Carracher/Nicolaidis em dois sets tranquilos (21-15/21-11). Mas a facilidade ficou por aí. O 1º Brasil x EUA do torneio também terminou em eliminação. Pedro Solberg e Guto enfrentaram Evans/Budinger e acabaram perdendo em sets seguidos, com parciais de 21-16 e 21-16.
Assim como as campeãs femininas no Circuito Brasileiro, os campeões no masculino também caíram. André e George saíram na frente e tiveram três match point, mas acabaram levando a virada (21-10/16-21/19-21) contra os neerlandeses Varenhorst/Luini. Depois do jogo, George comentou sobre a derrota e a arbitragem.
“A gente fica muito chateado. Foram vários fatores, a gente está jogando em casa, acho que a arbitragem errou muito hoje, teve algumas bolas em momentos importantes que a arbitragem acabou errando. Isso pode acontecer, só que decidir um jogo assim, ainda mais em um momento de corrida olímpica, machuca mais. Mas os árbitros estão sujeitos a isso, espero que eles possam rever depois, porque o critério mudou bastante e, no meu ver, erraram muito hoje, mas o jogo é isso. Do mesmo jeito que a gente do mesmo jeito que a gente erra dentro de quadra, eles também podem errar, faz parte”.
Outra queda de virada
No último jogo da sessão, Vitor Felipe e Renato fecharam a participação brasileira nas oitavas de final no vôlei de praia no Recife. Contra os canadenses Schachter/Dearing, eles saíram na frente em uma parcial de 21-15 e perderam o 2º set no mesmo placar. No tiebreak, deu Canadá: 15-12.
As quartas de final do Challenge Recife do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
As oitavas de final já se foram, mas as duplas classificadas não vão descansar ainda. Logo mais, ainda neste sábado, acontecem os jogos das quartas de final. A primeira dupla brasileira em quadra será Tainá e Vic, jogando contra as canadenses Bansley/Bukovec às 17h. Depois, às 18h, Evandro/Arthur enfrentam os estadunidenses Schalk/Bourne. As duas partidas serão na quadra central.
As semis e finais do vôlei de praia serão no domingo (24). Todas as partidas são transmitidas pela plataforma de streaming da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a VBTV. Além disso, os torcedores recifenses também podem comparecer à arena de vôlei de praia para assistir às partidas, com entradas gratuitas disponíveis no site da CBV.