Vôlei de Praia
Vôlei de Praia: Bárbara e Carol vencem Elite16 em Doha e encaminham vaga olímpica
Circuito Mundial foi aberto com título brasileiro
O Brasil começou com o pé direito na temporada 2024 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No Elite16 de Doha, Bárbara Seixas e Carol Solberg superaram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson e garantiram o título da primeira etapa do ano.
A final aconteceu na tarde deste sábado (9), e terminou em vitória brasileira por 2 sets a 0 (21-18/21-18). Com essa vitória, as cariocas ficam um pouco mais perto de Paris-2024, abrindo mais vantagem sobre Ágatha e Rebecca, com quem disputam a 2ª vaga do país no vôlei de praia, depois da classificação de Duda Lisboa e Ana Patrícia, confirmada nesse mesmo torneio.
Bárbara e Carol formam uma das duplas mais experientes do vôlei de praia. Elas tem 36 anos e se conhecem há muito tempo. 21 anos depois de serem vice-campeãs mundiais júnior, elas conquistam agora o seu maior título no circuito, vencendo o primeiro Elite 16, após cinco taças de Challenger.
Agora, o Circuito Mundial desembarca no Brasil. Depois da primeira etapa de Elite16, o primeiro Challenger do ano será daqui a duas semanas, no Recife, entre os dias 21 e 24 de março. Antes disso, a capital pernambucana recebe a 2ª etapa do Circuito Brasileiro já a partir desta quarta-feira (3). O próximo Elite16 será no México, em abril.
A final da Elite16 de Vôlei de Praia
Nas areias árabes, o jogo começou em total equilíbrio: ponto brasileiro, ponto canadense. Assim, a igualdade seguiu até o 13-13, mas a experiente dupla dupla brasileira contou com um ace de Bárbara para abrir três pontos de vantagem no 16-13. Essa vantagem seguiu até um set point triplo, confirmado na 2ª tentativa: 21-18.
Precisando reagir no set final, as canadenses voltaram bem para o jogo e ensaiaram uma vantagem, mas as brasileiras voltaram a crescer e viraram no 9-8. O equilíbrio seguiu até o 12-12, mas aí Carol e Bárbara mostraram o melhor nível de vôlei de praia, emendaram seis pontos e abriram 18-12. As norte-americanas ainda reagiram, mas já era tarde para evitar o novo 21-18.