Vôlei
Campeã olímpica, Valeskinha anuncia aposentadoria aos 47 anos

Divulgação/Curitiba Vôlei
Jogadora estava desde 2016 no Curitiba Vôlei
Chegou ao fim um das carreiras mais vitoriosas do vôlei brasileiro. Aos 47 anos, a central Valeska Menezes, a Valeskinha, anunciou sua aposentadoria. Campeã olímpica com a Seleção Brasileira em Pequim-2008, ela fez as últimas temporadas no Curitiba Vôlei.
Filha de Aida dos Santos, reconhecida como um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro, Valeskinha começou a carreira na temporada 1994/95, no Pinheiros, em São Paulo. Depois, ela passou por Paraná Vôlei (atual Sesc-Flamengo), Flamengo, Osasco, Bauru e Clube Curitibano, além de equipes tradicionais da Europa, como o Novara, da Itália, e o Galatasaray, da Turquia.
Mas, nos últimos anos, sua vida foi dedicada ao Curitiba Vôlei, projeto que nasceu na temporada 2016/17 e teve Valeskinha no elenco em todas as temporadas. Seu último jogo foi neste fim de semana, na decisão de 3º lugar da Superliga B, com derrota para o Recife Vôlei, em Pernambuco.
Além disso, a central também construiu uma bela carreira na Seleção Brasileira, com ouro olímpico em 2008, prata mundial em 2003 e ouro na Copa dos Campeões de 2005, além de um tetracampeonato do Grand Prix e um bi no Sul-Americano. Nos clubes, ela somou nove títulos de Superliga e dois na Superliga B, além de seis Paulistas e cinco Cariocas. De quebra, ela ainda foi vice-campeã do Mundial de Clubes e bronze na Champions League.
A aposentadoria de Valeskinha
O anúncio do fim da carreira veio nesta terça-feira (9), em entrevista ao programa Tempo Extra, da CNT. “A Valeskinha sem uniforme de jogadora. Agora é 100% aposentada. Eu já estava 90%, tanto que não entrei em todos os jogos, não estava treinando sempre, só quando precisava. Mas agora é 100% fora de quadra”, afirmou a agora ex-jogadora.
Mesmo ainda vinculada ao time, Valeskinha vinha tendo um tempo de jogo cada vez menor no Curitiba Vôlei. Em paralelo a isso, ela já vinha há alguns anos nesta transição para o pós carreira, tendo exercido funções de direção no clube e aparecendo como auxiliar ao longo desta temporada.