Palmeiras

História do Palmeiras: conquistas e desafios do maior campeão do Brasil

Conheça a história do Palmeiras, o maior campeão de campeonatos nacionais e sua força no cenário internacional

Poucas equipes no Brasil têm a grandeza do Palmeiras. Desde 1914, o Alviverde tem um vasto número de títulos conquistados dentro de campo, todos bem comportados no salão de troféus do clube, em São Paulo. 

Fora das quatro linhas, possui torcedores fervorosos, ostentando uma das maiores torcidas do país.

Estadio lotado com a torcida e as cores do Palmeiras (Branco e Verde), com o escuto do time sendo estendido no campo.

Foto Divulgação

Leia mais: O que é futebol bets e como apostar em jogos online?

Como começou a história do Palmeiras?

Fundado em 26 de agosto de 1914 por um grupo de imigrantes italianos, o Palmeiras inicialmente batizou-se de Palestra Itália. 

Foi lido, em italiano, na presença de 46 estudantes, o primeiro estatuto de clube. Já o primeiro jogo ocorreu em janeiro de 1915, diante do Savóia de Votorantim. 

Qual é a origem do nome Palmeiras?

O time precisou ser rebatizado em 1942, ano em que o Brasil disputava a Segunda Guerra Mundial, e o presidente Getúlio Vargas baixou lei obrigando todos os clubes esportivos contendo alcunhas em alusão às nações inimigas a mudarem de nome. 

Dessa forma, também foi necessário alterar as cores do padrão, tirando o vermelho e optando pelo verde. Ali, em 20 de setembro daquele ano, o Palestra Itália passou a chamar-se Palmeiras.

Confira: Descubra Qual País Venceu a Primeira Copa do Mundo de Futebol – História do Futebol Mundial

Qual é o total de títulos do Palmeiras?

Dono de mais de cem anos de história, o Palmeiras alcançou a extraordinária média de 100 conquistas anuais, somando-se os títulos e troféus vencidos pelas 36 modalidades esportivas desenvolvidas pelo clube desde a sua fundação. 

No futebol paulista, são 25 taças conquistadas, a primeira em 1920, e a última em 2023. 

Já no Campeonato Brasileiro, são, no total, 11 conquistas do Palmeiras, considerando a Série A e a Taça Brasil, que era o equivalente ao Brasileirão até a década de 1970. 

O Alviverde abocanhou os troféus de 1960, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022, além do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1977. 

O Palmeiras também acumula títulos da Copa do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020), da Supercopa do Brasil (2023), do Torneio Rio-São Paulo (1933, 1951, 1965, 1993 e 2000), da Série B (2003 e 2013), e da Copa dos Campeões, em 2000. 

Títulos internacionais 

O Palmeiras é o time brasileiro que mais vezes participou da Copa Libertadores da América, assim como o que mais marcou gols.  Inclusive, é um dos maiores campeões, acumulando três taças erguidas – 1999, 2020 e 2021.

A importância do clube no futebol mundial se tornou frequente, tendo ex-jogadores que venceram Copa do Mundo pelo Brasil, como Mazzola (1958), Zequinha, Djalma Santos e Vavá (1962), Leão e Baldocchi (1970), Zinho e Mazinho (1994) e Marcos (2022). Todos defendiam o Verdão nos respectivos anos. 

Além das conquistas do maior torneio de clubes da América do Sul, o Alviverde também empilha uma Copa Mercosul (1998) e uma Recopa Sul-Americana (2023). 

Veja também: Quem é o Rei do Futebol: Uma Análise dos Maiores Ícones do Esporte e sua Importância

Ídolos do Palmeiras

Uma história tão gloriosa só poderia ser repleta de grandes ídolos. Bianco Gambini foi o primeiro deles. Heitor Marcelino é até hoje o maior artilheiro do Verdão. 

Romeu Pelliciari foi um grande goleador e um dos grandes jogadores históricos do Palmeiras. Djalmas Santos é outro que merece muito destaque, assim como César Maluco, segundo maior goleador da história do Palmeiras – 182 gols. 

Maior craque do clube, Ademir da Guia, o Divino, jogou no Palmeiras por 16 anos, tendo conquistado inúmeros títulos. 

Foi homenageado com um busto nas alamedas do Palestra Itália e é o atleta que mais defendeu o Palmeiras na história, com 902 jogos disputados. 

Se puxarmos por alguns recortes recentes, estão o goleiro Marcos, o lateral-direito Arce, o zagueiro Gustavo Gómez, os meias Alex e Raphael Veiga, além dos atacantes Evair, Paulo Nunes e Dudu. 

Os maiores treinadores da história do Palmeiras

A lista de técnicos que fizeram história vai de Oswaldo Brandão, maior campeão – 10 títulos, entre 1960 e 1975 – a Abel Ferreira, atual comandante do Palmeiras, e Vanderlei Luxemburgo, que vêm logo atrás de Oswaldo, emplacando oito. 

Brandão também é quem mais comandou o verdão na história, disputando 562 partidas, seguido por Felipão (484), Luxemburgo (410), Ventura Cabon (305) e Rubens Minelli (253). 

Outros nomes como dos uruguaios Umberto Cabelli, tetracampeão pelo clube, e Ramón Platero, tri, também deixaram sua marca. 

Entenda: Campeonatos Estaduais: A Alma do Futebol Regional em Ebulição

As várias denominações da casa palmeirense 

Adquirido pelo clube em 27 de abril de 1920, o estádio, desde 1902, pertencia à Cia. Antártica de Bebidas, e nele já se disputavam partidas oficiais de futebol. 

Foi lá onde o Palmeiras conquistou alguns dos seus principais títulos, como a Libertadores de 1999, e diversos Campeonatos Paulistas. 

O primeiro nome recebido foi de Parque Antártica, que durou até 1929. Depois daí, passou a ser chamado de Palestra Itália. Suportando 30 mil torcedores, era o estádio maior e mais moderno do país na época. 

Em 2010, o Palmeiras disputou seu último jogo no estádio, que segue no mesmo local, mas foi rebatizado. O seu sucessor, o Allianz Parque, seria inaugurado em novembro de 2014, no duelo entre o Verdão e o Sport Recife, vencido pelos pernambucanos. 

Torcida que canta e vibra

Além da grande importância que tem nas arquibancadas empurrando os atletas rumo à vitória, a torcida do Palmeiras apresenta enorme potencial de mercado, em virtude de sua elevada presença em todas as regiões, especialmente no Sudeste e no estado de São Paulo, grande centro econômico do Brasil.

Segundo pesquisa da CNN Esportes, da Rádio Itatiaia e do instituto Quaest, em 2023, o Verdão carrega a terceira maior torcida do país, tendo 9% dos entrevistados se declarando palmeirenses.

O Palmeiras tem o Corinthians como um dos principais rivais, seja dentro ou fora do campo. Nas quatro linhas, que é onde interessa, os adversários já protagonizaram jogos marcantes. 

Foram, em números gerais, 332 duelos, tendo 121 vitórias alviverdes e 112 vitórias alvinegras, além de 99 empates, sendo 479 e 421 gols marcados por cada lado, respectivamente.

Saiba mais: Estatísticas do Brasileirão Série B: números, recordes e análises da segunda divisão

Palmeiras nos dias atuais 

Jogadores do Palmeiras com o uniforme do time e medalha no peito, e erguendo o troféu comemorando um título.

Foto Divulgação

O Palmeiras vive atualmente um dos períodos mais vitoriosos da sua história. Muito por conta do talento de Abel Ferreira, que vem se consolidando como um dos melhores treinadores que já passaram pelo Brasil nos últimos anos.

Sob a batuta de Abel, o Verdão foi campeão de duas Libertadores (2020 e 2021), um Brasileirão (2022), uma Copa do Brasil (2020), dois Paulistões (2022 e 2023), além da Recopa do Brasil de 2023. 

Atualmente, é um dos concorrentes ao título da Série A, figurando na parte de cima da tabela. O mesmo aconteceu na “Liberta”, na qual se classificou à segunda fase sobrando. 

Fique por dentro de tudo sobre o Verdão com Click Esportivo!

O Palmeiras possui uma das histórias mais ricas do futebol em títulos, com taças do Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Mas o clube não vive só do passado, e segue conquistando títulos, empilhando vitórias e reforçando sua equipe.

Por isso, fique de olho no Click Esportivo e acompanhe as novidades sobre o Verdão!