Internacional

SC Internacional: A Gloriosa História de um Gigante do Futebol Brasileiro

<p>Foto Divulgação</p>

Foto Divulgação

O Sport Club Internacional, ou simplesmente Internacional, é mais um clube centenário que nasceu na esteira da chegada do futebol ao Brasil. 

Desde a sua fundação, em 1909, pelas mãos dos irmãos Poppe, o clube já carregava a proposta de ser um espaço acolhedor e inclusivo que visava democratizar a prática do esporte, em oposição ao elitismo que predominava em sua herança europeia. 

O apelido de Clube do Povo foi conquistado naturalmente, em decorrência desta e de outras posturas.

Com o passar dos anos, o SC Internacional escreveu o seu nome na história do futebol mundial, sagrando-se entre os clubes lendários e revelando inúmeros ídolos. 

Diversos títulos, premiações, a nível estadual, nacional e internacional, colocaram o Colorado na prateleira dos gigantes do planeta. Sua torcida fiel apaixonada representa um dos maiores patrimônios construídos pelo Inter, contando mais de 80 mil sócios-torcedores.

O Estádio José Pinheiro Borba, conhecido como Beira-Rio, está entre as dez maiores arenas brasileiras, com avaliação máxima no Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace). 

Um outro importante diferencial do clube é a preocupação constante com a inclusão social, o que pode ser observado através dos diversos projetos em andamento que atuam com jovens e crianças em situação de vulnerabilidade.

Vamos conhecer, a seguir, um breve recorte da história do Gigante Colorado.

Como o SC Internacional foi fundado

O trio de irmãos Henrique, Luiz e José Poppe foi o responsável por dar o pontapé inicial para a caminhada de glórias do SC Internacional. 

Recém-chegados ao Rio Grande do Sul vindos de São Paulo, os irmãos acompanharam a ebulição do futebol que tomava conta de todo o país. 

Entretanto, os Poppe tiveram dificuldades para conseguir se juntar às equipes existentes em Porto Alegre para praticar o esporte de maneira mais organizada.

O Grêmio, por exemplo, que havia sido fundado em 1903 e se tornaria o arquirrival do SC Internacional, era praticamente todo formado por descendentes de alemães. 

O clube inclusive proibia expressamente a participação de pessoas negras no time. Foi então que os irmãos deram início à sua própria associação, em 4 de abril de 1909, cujo nome foi importado de outro clube que haviam feito parte quando ainda moravam em São Paulo.

A partir daí, a proposta era ter uma agremiação irrestritamente aberta a todos os interessados em contribuir, independente de raça, nacionalidade ou condição social — um verdadeiro Clube do Povo. 

A primeira partida oficial foi realizada no dia 18 de julho do mesmo ano, no Estádio da Baixada, com o Colorado sofrendo uma desconcertante e esmagadora derrota por 10×0 para o Grêmio.

Leia mais: Fluminense Football Club: Tradição e Glórias no Futebol Brasileiro

A trajetória mundial de conquistas do SC Internacional

A pedra fundamental para a edificação de glórias do SC Internacional viria apenas em 1913, quando o clube conquistou o título do Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. 

No ano seguinte, veio a conquista do bicampeonato, consolidando a força local do jovem Inter. A primeira conquista estadual se deu em 1927, ao vencer o Bagé no Campeonato Gaúcho

Em 1934, voltou a vencer o torneio, desta vez sobre Grêmio Atlético Farroupilha. Atualmente o Colorado conta 45 títulos estaduais em sua bagagem.

Foi na década de 1940 que o time ganhou o apelido de Rolo Compressor, em razão do posicionamento ofensivo e da sequência de resultados positivos obtidos. 

Neste período, o SC Internacional faturou oito títulos estaduais em nove temporadas. A estreia nacional ocorreu em 1962, na Taça Brasil, precursora do Campeonato Brasileiro

Já na primeira participação, o Inter conseguiu chegar até as semifinais da competição, sendo derrotado pelo Botafogo, que na época contava com o craque Mané Garrincha no ataque.

A conquista do tricampeonato, marca que se mantém até hoje, viria no final da década de 1970. Foi a coroação definitiva do SC Internacional entre os maiores clubes brasileiros. 

Em 1980, teve a primeira chegada à final da Copa Libertadores da América, fato inédito até então entre os clubes do sul do país. 

A conquista viria 26 anos mais tarde, quando bateu o São Paulo em 16 de agosto de 2006. No mesmo o clube alcançou a glória internacional, quando bateu o Barcelona por 1×0 na final do Mundial de Clubes da FIFA. 

O Colorado ainda conquistaria a Copa Sul-Americana (2008) e novamente a Libertadores (2010).

Veja também: A História do Futebol: Origens, Evolução e Popularidade do Esporte Mais Amado do Mundo

Ídolos históricos do SC Internacional

Um grande clube não se faz apenas de títulos coletivos, mas também de talentos individuais. Ao longo dos anos no SC Internacional, muitos foram os nomes que deixaram sua marca na história do clube e no coração da torcida.

Entre os inesquecíveis do Colorado, figura com grande destaque o nome de Paulo Roberto Falcão. Atleta versátil, que contribuía tanto no ataque como na defesa, Falcão é uma das unanimidades na história do Inter. 

Na época da construção do Beira-Rio, esteve entre os que colocaram a mão na massa, junto com seu pai, carregando os materiais de construção. 

Vestindo a camisa alvirrubra, Falcão conquistou seis campeonatos gaúchos, sendo um deles como treinador, além de três brasileiros.

Outra lenda colorada foi o ponta-direita Osmar Fortes Barcellos, o conhecido Tesourinha. O craque fez parte do chamado Rolo Compressor, na década de 1940, que representou um dos auges da performance do SC Internacional. 

Entre as suas características estava a habilidade e as jogadas em velocidade. Ao longo de sua passagem com a camisa do Inter, conquistou oito vezes o título estadual e fez 143 gols.

Na história mais recente, outro nome de relevância é o do atacante Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão. Logo na sua estreia, o atleta foi responsável pelo milésimo gol do Inter em clássicos Gre-Nal, o que lhe reservou um carinho especial da torcida. 

A sua trajetória dentro do clube só veio a confirmar o status de ídolo, tendo sido o capitão das conquistas, em 2006, da Libertadores da América e do Mundial de Clubes da FIFA, mesmo ano em que recebeu diversas premiações como melhor jogador.

Estádio Beira-Rio e a relação com a torcida do SC Internacional

Estádio Beira rio, do Internacional, lotado com torcedores colorados de vermelho com vista para o campo.

Foto Divulgação

Quem é torcedor apaixonado enxerga o estádio como uma extensão de sua própria casa. E para a torcida do SC Internacional, essa relação tem outra dimensão. 

Para a construção do Estádio Beira-Rio, que se desenvolveu ao longo da década de 1960, os colorados apaixonados foram responsáveis por colocar a mão na massa, literalmente. 

Ao longo da obra, que foi inaugurada em 6 de abril de 1969, os torcedores contribuíram doando materiais de construção e até mesmo com o trabalho braçal.

O Estádio José Pinheiro Borba, conhecido como Beira-Rio, devido à sua localização, veio substituir o antigo Ildo Meneghetti, conhecido como Estádio dos Eucaliptos. 

A casa anterior do SC Internacional foi inaugurada em 15 de março de 1931, permanecendo sob propriedade do clube até 2010, quando foi vendida. 

Tanto o Beira-Rio como o Eucaliptos foram palcos de jogos de Copa do Mundo, tendo o primeiro recebido o torneio em 2014 e o segundo no ano de 1950.

Confira: Descubra Qual País Venceu a Primeira Copa do Mundo de Futebol – História do Futebol Mundial

Projetos sociais do SC Internacional

A preocupação com as questões sociais é um aspecto trabalhado no SC Internacional desde a sua fundação. 

Na atualidade, o clube mantém a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI), destinada a tratar dos temas relacionados à área. Criada em 22 de julho de 1976, a instituição é a mais antiga criada por uma equipe de futebol em todo o mundo. 

Diversos projetos são desenvolvidos para atender jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

O projeto Interagir, por exemplo, oferece atividades esportivas, musicais e pedagógicas para crianças no contraturno escolar. Já o Interabilita, fornece gratuitamente atendimento pediátrico para portadores de deficiência física, além de acompanhamento e orientação à família. 

O projeto Saci Colorado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, também investe em ações de caráter lúdico e recreativo para o desenvolvimento do aprendizado.

Entenda: Quanto Ganha um Jogador de Futebol: Salários, Contratos e Fatores Determinantes

Perspectivas para o SC Internacional em 2023

Depois de conquistar o hexacampeonato consecutivo no Campeonato Gaúcho, o SC Internacional vive um jejum de sete anos sem levantar a taça no torneio estadual. 

Em 2023, o título da competição ficou com o rival Grêmio. Na Série A do Campeonato Brasileiro, o cenário também não vem sendo muito promissor. 

O Colorado ocupa a oitava posição e tem um aproveitamento de 53%, além de ter o ataque menos eficiente. 

Na Copa Libertadores da América, o Inter avançou para as oitavas de final e agora enfrenta o argentino River Plate.