GRÊMIO
Grêmio na Libertadores 2024: veja tabela, adversários e curiosidades

Elenco do Grêmio campeão da Libertadores de 2017. Foto: Juan Mabromata / AFP
Querendo o tetracampeonato Libertadores, o Grêmio já conhece seus primeiros adversários de 2024
O sorteio da fase de grupos da Libertadores na última segunda-feira (18), definiu os primeiros adversários do Grêmio na edição de 2024 do torneio.
Com três títulos já conquistados (1983, 1995 e 2017), o Tricolor quer se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão da competição.
O Click Esportivo separou tudo o que você precisa saber sobre o início da caminhada dos comandados de Renato Gaúcho no torneio continental.
Tabela
Cabeça de chave do Grupo C, o Grêmio estreia contra o The Strongest, na Bolívia, no dia 2 de abril. O primeiro jogo na Arena será no dia 9 de abril contra o Huachipato e o último do turno terá o Estudiantes, da Argentina, no dia 23 de abril.
As rodadas finais da fase de grupos terão o Tricolor como mandante em dois jogos. Após visitar o Huachipato no Chile no dia 8 de maio, o clube enfrentará Estudiantes, no dia 15 de maio, e The Strongest, no dia 29 de maio, em duas partidas seguidas em sua casa.
Força de Renato Gaúcho

Renato celebra título da Libertadores de 2017. Foto: Eitan Abramovich/AFP
Campeão da Libertadores pelo Grêmio como jogador (1983) e treinador (2017), Renato também o técnico com mais vitórias na história da competição, tendo acumulado 50 triunfos.
Conheça mais sobre os adversários
The Strongest
O gigante boliviano The Strongest vai para a sua 29ª participação na Libertadores e terá, mais uma vez, a altitude como um de seus trunfos.
O time comandado pelo técnico argentino Pablo Lavallén manda seus jogos no estádio Hernando Siles, em La Paz, que fica a 3.6 mil metros de altitude.
Com seis jogos na atual temporada, o Tigre acumulou três vitórias, um empate e duas derrotas no Grupo A do Apertura boliviano.
O meia colombiano Michael Ortega é o grande nome do time no momento. Com passagem pelo Figueirense, o jogador de 32 anos tem um gol e quatro assistências em quatro jogos na temporada.

Ortega vive boa fase pelos bolivianos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Histórico contra o Grêmio
Os dois jogos da fase de grupos serão os primeiros confrontos entre Grêmio e The Strongest na história.
Huachipato
Campeão chileno em 2023, o Huachipato é um velho conhecido do Tricolor na Libertadores. Três vezes campeão nacional, o time é treinado pelo argentino Javier Sanguinetti e irá para sua terceira participação na competição.
Décimo colocado na Liga Nacional de 2024, o clube acumula duas vitórias, um empate e duas derrotas na atual temporada.
Destaque do time em 2023 com 12 gols e sete assistências, o atacante paraguaio Cris Martínez é grande nome do elenco. Aos 31 anos, o jogador defende os chilenos desde 2019.

Martínez é o destaque do Huachipato. Foto: Reprodução/HFC
Histórico contra o Grêmio
Grêmio e Huachipato se enfrentaram duas vezes em 2013 pela fase de grupos da Libertadores. No Brasil, os chilenos surpreenderam e venceram por 2 a 1. No Chile, os dois times empataram por 1 a 1.
Estudiantes
Campeão quatro vezes da Libertadores, o Estudiantes é o grande adversário do Grêmio na fase de grupos.
Atualmente na terceira posição do Grupo B na primeira fase do Campeonato Argentino, o time de La Plata acumula cinco vitórias, três empates e duas derrotas.
O grande nome do gigante argentino é o experiente meia Enzo Pérez. Com passagens pela seleção argentina e duas Copas do Mundo no currículo, o jogador de 38 anos retornou ao Estudiantes em 2024 após passagens por Benfica, Valencia e River Plate.

Enzo retornou ao Estudiantes em 2024. Foto: Reprodução/EdeLP
Histórico contra o Grêmio
Os clubes já se enfrentaram 10 vezes, sendo quatro delas pela Libertadores e seis pela Supercopa Libertadores, torneio que aconteceu entre 1988 e 1997.
Ao todo, o Grêmio leva vantagem, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas.