GRÊMIO

Grêmio na Libertadores 2024: veja tabela, adversários e curiosidades

<p>Elenco do Grêmio campeão da Libertadores de 2017. Foto: Juan Mabromata / AFP</p>

Elenco do Grêmio campeão da Libertadores de 2017. Foto: Juan Mabromata / AFP

Querendo o tetracampeonato Libertadores, o Grêmio já conhece seus primeiros adversários de 2024

O sorteio da fase de grupos da Libertadores na última segunda-feira (18), definiu os primeiros adversários do Grêmio na edição de 2024 do torneio.

Com três títulos já conquistados (1983, 1995 e 2017), o Tricolor quer se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão da competição.

O Click Esportivo separou tudo o que você precisa saber sobre o início da caminhada dos comandados de Renato Gaúcho no torneio continental.

Tabela

Cabeça de chave do Grupo C, o Grêmio estreia contra o The Strongest, na Bolívia, no dia 2 de abril. O primeiro jogo na Arena será no dia 9 de abril contra o Huachipato e o último do turno terá o Estudiantes, da Argentina, no dia 23 de abril.

As rodadas finais da fase de grupos terão o Tricolor como mandante em dois jogos. Após visitar o Huachipato no Chile no dia 8 de maio, o clube enfrentará Estudiantes, no dia 15 de maio, e The Strongest, no dia 29 de maio, em duas partidas seguidas em sua casa.

Carregando...

Força de Renato Gaúcho

Renato celebra título da Libertadores de 2017

Renato celebra título da Libertadores de 2017. Foto: Eitan Abramovich/AFP

Campeão da Libertadores pelo Grêmio como jogador (1983) e treinador (2017), Renato também o técnico com mais vitórias na história da competição, tendo acumulado 50 triunfos.

Conheça mais sobre os adversários

The Strongest

O gigante boliviano The Strongest vai para a sua 29ª participação na Libertadores e terá, mais uma vez, a altitude como um de seus trunfos.

O time comandado pelo técnico argentino Pablo Lavallén manda seus jogos no estádio Hernando Siles, em La Paz, que fica a 3.6 mil metros de altitude.

Com seis jogos na atual temporada, o Tigre acumulou três vitórias, um empate e duas derrotas no Grupo A do Apertura boliviano.

O meia colombiano Michael Ortega é o grande nome do time no momento. Com passagem pelo Figueirense, o jogador de 32 anos tem um gol e quatro assistências em quatro jogos na temporada.

Ortega vive boa fase pelos bolivianos

Ortega vive boa fase pelos bolivianos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Histórico contra o Grêmio

Os dois jogos da fase de grupos serão os primeiros confrontos entre Grêmio e The Strongest na história.

Huachipato

Campeão chileno em 2023, o Huachipato é um velho conhecido do Tricolor na Libertadores. Três vezes campeão nacional, o time é treinado pelo argentino Javier Sanguinetti e irá para sua terceira participação na competição.

Décimo colocado na Liga Nacional de 2024, o clube acumula duas vitórias, um empate e duas derrotas na atual temporada.

Destaque do time em 2023 com 12 gols e sete assistências, o atacante paraguaio Cris Martínez é grande nome do elenco. Aos 31 anos, o jogador defende os chilenos desde 2019.

Martínez é o destaque do Huachipato

Martínez é o destaque do Huachipato. Foto: Reprodução/HFC

Histórico contra o Grêmio

Grêmio e Huachipato se enfrentaram duas vezes em 2013 pela fase de grupos da Libertadores. No Brasil, os chilenos surpreenderam e venceram por 2 a 1. No Chile, os dois times empataram por 1 a 1.

Estudiantes

Campeão quatro vezes da Libertadores, o Estudiantes é o grande adversário do Grêmio na fase de grupos.

Atualmente na terceira posição do Grupo B na primeira fase do Campeonato Argentino, o time de La Plata acumula cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

O grande nome do gigante argentino é o experiente meia Enzo Pérez. Com passagens pela seleção argentina e duas Copas do Mundo no currículo, o jogador de 38 anos retornou ao Estudiantes em 2024 após passagens por Benfica, Valencia e River Plate.

Enzo retornou ao Estudiantes em 2024

Enzo retornou ao Estudiantes em 2024. Foto: Reprodução/EdeLP

Histórico contra o Grêmio

Os clubes já se enfrentaram 10 vezes, sendo quatro delas pela Libertadores e seis pela Supercopa Libertadores, torneio que aconteceu entre 1988 e 1997.

Ao todo, o Grêmio leva vantagem, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas.