Fortaleza
Perfil: Juan Pablo Vojvoda, o quase médico que decidiu largar tudo para seguir a carreira como treinador de futebol
![](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2022/11/29230527/Vojvoda-Fortaleza-FelipeCruz-768x513.jpg)
Dividido entre a medicina e o futebol, Vojvoda optou pelo esporte para fazer carreira e teve a vida transformada desde que começou a treinar o Fortaleza
Nos últimos anos, o Fortaleza vem ganhando cada vez mais projeção nacional. E um dos grandes responsáveis pela boa fase e de triunfos do time é o técnico Juan Pablo Vojvoda. O argentino descendente de croatas é um dos treinadores de destaque do Brasileirão Série A.
Mas antes de iniciar a carreira como treinador, Vojvoda, de 48 anos, foi jogador de futebol, quase se formou em medicina até chegar ao cargo de treinador do Defensa y Justicia, quando conseguiu se encontrar de vez.
O treinador do Fortaleza é o personagem de mais um perfil trazido pelo Click Esportivo. Estudioso e apaixonado por futebol, o técnico de vida pacata prega que a ética no esporte está acima de qualquer situação e afirma que não pretende deixar o litoral cearense tão cedo.
Quem é Juan Pablo Vojvoda?
![Juan Pablo Vojvoda é treinador do Fortaleza. Foto: Leonardo Moreira/FEC](http://3.210.163.190/wp-content/uploads/2023/09/44ef0ddc-vojvoda.jpg)
Juan Pablo Vojvoda é treinador do Fortaleza. Foto: Leonardo Moreira/FEC
Nascido no dia 13 de janeiro de 1975, em Cruz Alta, na província de Córdoba, na Argentina, Juan Pablo Vojvoda enxergava na área de profissão da mãe uma perspectiva de futuro. A farmacêutica viu o filho de 18 anos ingressar na faculdade de medicina, já que não tinha certeza se conseguiria se tornar um jogador profissional.
Mas tudo mudou aos 20 anos, quando ele conseguiu subir para a equipe profissional do Newell’s Old Boys. Assim, o jovem Juan Pablo decidiu deixar de lado o sonho de se tornar médico para apostar no talento. Entretanto, quando decidiu se aposentar, quase 12 anos depois, quis finalizar a faculdade.
Dessa forma, Vojvoda se dividia entre ser treinador do sub-20 no Newell’s e estudar medicina. Durante nove meses, participou ativamente do dia a dia do novo ofício em um hospital. Contudo, uma proposta fez a sua vida virar de cabeça para baixo. Faltava um mês para ele receber o diploma universitário quando foi convidado para assumir o Defensa y Justicia.
A decisão foi complicada, mas a paixão pelo esporte gritou mais alto e ele decidiu abandonar tudo para se aventurar de vez como treinador, agora de uma equipe principal e muito tradicional na Argentina.
Onde Juan Pablo Vojvoda jogou?
Ele começou a carreira no futebol aos 14 anos nas categorias de Newell’s Old Boys. Aos 20 anos, se profissionalizou e passou cinco anos no clube argentino quando foi transferido para Espanha para jogar no SD Compostela.
Ainda na Europa, o zagueiro teve passagens pelo Algeciras, Cultural Leonesa e CD Baza quando decidiu retornar à Argentina. Em 2013, aos 38 anos, encerrou a carreira no Sarmiento de Leones.
Quais os times Vojvoda treinou?
O treinador começou a sua trajetória no Defensa em outubro de 2017 e permaneceu no clube por quase um ano, onde fez 24 jogos. Assim, logo saiu para o Talleres, onde ficou por duas temporadas até ser demitido. Dessa forma, algum tempo depois, aceitou a proposta do Huracán e teve uma passagem rápida pelo Globito.
![Vojvoda foi treinador do Unión La Calera. Foto: Divulgação/ Unión La Calera](http://3.210.163.190/wp-content/uploads/2023/09/bba40dd3-vojvoda-union-la-cera.jpg)
Vojvoda foi treinador do Unión La Calera. Foto: Divulgação/ Unión La Calera
Em 2020, aceitou mais um desafio diferente para a carreira. Desta vez, iria comandar o Unión La Calera, no Chile. Foi a primeira experiência como treinador fora da Argentina. Vojvoda conseguiu fazer um ótimo trabalho no clube, mesmo sem ganhar títulos.
O Union conseguiu terminar o campeonato chileno na vice-liderança e conquistou pela primeira vez a vaga na Copa Libertadores de 2021.
Quando Vojvoda chegou no Fortaleza?
As conversas entre a diretoria do Fortaleza e Vojvoda começaram em 2021. O nome dele surgiu no Departamento de Futebol do Leão após entendimento que o clube precisava ter uma nova filosofia de trabalho, e isso passaria por escolher o técnico ideal para isso.
Na época, a diretoria buscava um técnico mais ofensivo e que tivesse a aprovação do torcedor. As duas partes chegaram em um acordo e em maio ele foi anunciado como técnico do time para substituir Enderson Moreira. Portanto, Vojvoda chegava ao Leão do Pici aberto e disposto a conhecer a cultura e o futebol brasileiro.
A integração foi facilitada pelo grande apoio do clube ao seu trabalho e de toda Comissão Técnica. A comunicação foi uma barreira inicial e precisou de ajustes com um professor de português para que o treinador ficasse mais à vontade com os jogadores e vice-versa.
Estreou como técnico do Fortaleza no dia 13 de maio, em uma goleada de 6 x 1 contra o Crato, pelo Campeonato Cearense. Assim, Vojvoda conquistou o Estadual com a equipe, sendo o foi o primeiro título na carreira dele como treinador.
Ainda em 2021, o Tricolor conseguiu conquistar a inédita vaga para a Libertadores do ano subsequente após terminar o Brasileirão em 4º lugar. Foi às semifinais na Copa do Brasil, mas perdeu para o Atlético Mineiro, que foi o campeão da edição.
O ano de 2022 foi de mais glórias para Fortaleza e Vojvoda. Sob o comando do treinador, o time conquistou novamente o Cearense e se tornou bicampeão da Copa do Nordeste, de forma invicta. Na Libertadores, conseguiu passar da fase de grupos, que contou com River Plate, Colo-Colo e Alianza Lima.
Mas na fase de oitavas de final, foi eliminado nas oitavas contra o Estudiantes. No Brasileirão, terminou na 8º posição e garantiu vaga, pela segunda vez consecutiva, na Libertadores.
Com os holofotes sobre si, Vojvoda recebeu propostas de times dentro e fora do Brasil para sair do Fortaleza. Um clube árabe ofereceu R$ 1,3 milhão por mês por dois anos de contrato, mas ele prontamente recusou e decidiu renovar com o Tricolor até 2024.
Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, disse que o argentino recebeu propostas com um altíssimo salário do Atlético-MG, mas confirmou que Vojvoda ficaria porque ele gosta do clube e acredita na proposta da diretoria.
No início de 2023, conquistou o terceiro título estadual de forma consecutiva, levando o Fortaleza ao inédito pentacampeonato Cearense. Com um calendário cheio de campeonatos, o Leão conseguiu seguir firme na Sul-Americana.
O Tricolor se tornou o primeiro clube nordestino a chegar em uma semifinal do torneio e marcaram, mais uma vez, a história. No duelo contra o Corinthians, o time bate frente a frente e muitos comentaristas apontam até um favoritismo do time cearense.
Com trabalho sério e de muito comprometimento com o clube, além do grande apreço do torcedor tricolor, Vojvoda segue deixando o nome na história do futebol brasileiro e do Fortaleza.
![Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza](http://3.210.163.190/wp-content/uploads/2023/09/374b29a3-juanpablovojvoda-fortaleza-mateuslotif-1024x684.jpg)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza