FLAMENGO
Flamengo na Libertadores 2024: veja tabela, adversários e curiosidades

Elenco do Flamengo campeão da Libertadores de 2022. Foto: Luis Acosta / AFP
Três vezes campeão da Libertadores, o Flamengo busca mais uma vez a taça mais cobiçada da América do Sul
O sorteio da Libertadores 2024, na última segunda-feira (18), definiu o caminho do Flamengo na fase de grupos da competição.
Buscando seu quarto título no torneio (foi campeão em 1981, 2019 e 2022), o rubro-negro carioca terá dois adversários que atuam na temida altitude e um velho conhecido que já o eliminou na Copa Sul-Americana.
O Click Esportivo separou tudo o que você precisa saber sobre o início da caminhada dos comandados de Tite no torneio continental.
Tabela
Cabeça de chave do Grupo E, o Flamengo vai estrear fora de casa contra o Millionarios, na Colômbia. Na rodada 2, o adversário será o Palestino, no Maracanã. O primeiro turno da fase de grupos termina contra o Bolívar, na Bolívia.
Com isso, os rubro-negros terão dois jogos como mandantes entre os três últimos que fecham a fase de grupos.
Retorno de Tite

Técnico do Flamengo já ganhou a Libertadores. Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP
Campeão comandando o Corinthians em 2012, o treinador Tite está de volta a Libertadores após anos no comando da Seleção Brasileira.
A última edição que participou foi a de 2016, também pelo Timão.
Conheça mais sobre os adversários
Millionarios
Classificado para a Libertadores após vencer o Apertura em 2023, o Millionarios é um dos clubes mais tradicionais do futebol colombiano.
Segundo maior vencedor do Campeonato Colombiano, com 16 conquistas, o time treinado por Alberto Gamero não chega em grande fase para a Libertadores.
Na 15ª posição na liga nacional, o clube acumula três vitórias, três empates e seis derrotas até o momento.
Sofrendo com lesões, o artilheiro do time na temporada não está disponível no momento. O experiente atacante Leonardo Castro, de 31 anos, tem cinco gols e duas assistências em 11 jogos.

Leonardo Castro é o destaque dos colombianos. Foto: Reprodução/MFC
Los Azules, como são conhecidos, terão a altitude a seu favor quando atuarem em casa. O estádio Nemesio Camacho, mais conhecido como El Campín, fica a 2.600m acima do nível do mar.
Histórico contra o Flamengo
Esse será o primeiro jogo oficial entre as duas equipes na história, que só haviam se encontrado em um amistoso realizado na Colômbia em 1952, onde os donos da casa venceram por 4 a 1.
Palestino
Fundado em 1920 em Santiago por um grupo de imigrantes da Palestina, o Palestino retorna à Libertadores após três temporadas ausente.
Apenas duas vezes campeão chileno, sendo a última em 1978, o clube eliminou a Portuguesa, da Venezuela, e o Nacional, do Paraguai, na Pré-Libertadores para chegar à fase de grupos.
No momento, o time ocupa a quinta colocação após quatro jogos no Campeonato Chileno, com duas vitórias, um empate e uma derrota.
O grande nome do time é Bryan Carrasco, de 33 anos. Na atual temporada, o ponta tem três gols em oito jogos, sendo dois deles na Libertadores.

Carrasco em campo pelo Palestino. Foto: Reprodução/CDP
Histórico contra o Flamengo
O Palestino é um adversário já conhecido do Flamengo. Em 2016, o rubro-negro foi eliminado pelos chilenos nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Após vencer fora de casa por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik, o time, que tinha Zé Ricardo como treinador, perdeu por 2 a 1 em Cariacica e foi eliminado pelo critério do gol fora de casa.
No ano seguinte, também pela Sul-Americana, os clubes se enfrentaram pela segunda fase. Dessa vez, os cariocas levaram a melhor, vencendo fora de casa por 5 a 2 e por 5 a 0 no Rio de Janeiro.
Bolívar
Um dos maiores clubes da Bolívia, o Bolívar chega para mais uma Libertadores após ter a melhor campanha geral do Campeonato Boliviano.
Vinte e três vezes campeão nacional e quarto colocado na Libertadores de 2014, Los Celestes iniciaram bem a temporada e lideram o Grupo D do Boliviano com quatro vitórias, um empate e uma derrota.
O elenco atual conta com dois jogadores brasileiros. O meia Bruno Sávio, que tem passagens por América-MG, Cuiabá, Avaí, Guarani, Mirassol e Bragantino, e o atacante Chico, cria da base do Athletico-PR.
O artilheiro na temporada é o meia Fernando Saucedo, de 34 anos. O jogador da seleção boliviana tem quatro gols em seis jogos em 2024.

Saucedo comemora gol pelo Bolívar. Foto: Albari Rosa / AFP
O estádio do Bolívar será o com a altitude mais pesada enfrentada pelo Flamengo na fase de grupos. O Hernando Siles fica a 3.640m do nível do mar e tem capacidade para receber 41 mil torcedores.
Histórico contra o Flamengo
Esse será o quinto encontro da história dos times. Ao todo, o Flamengo leva vantagem com duas vitórias, um empate e uma derrota.
Todas as partidas foram pela Libertadores, com a última acontecendo na fase de grupos de 2014. Com gol contra de Arce, os brasileiros levaram a melhor mesmo jogando na altitude.