Corinthians

Corinthians na Sul-Americana 2024: veja tabela, adversários e curiosidades

<p>Rodrigo Coca/Ag. Corinthians</p>

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Semifinalista da Sula em 2019 e 2023, Corinthians quer chegar à final pela 1ª vez

Corinthians já conhece os seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024, depois do sorteio da competição, realizado na segunda-feira (18). Participando pela nona vez do torneio, o Timão busca o título inédito, mas não terá vida fácil para isso.

O chaveamento colocou o Timão frente a frente com um dos algozes na fase de grupos da última Copa Libertadores da América e dois outros times que também já cruzaram com o Alvinegro na primeira fase da Liberta, em anos anteriores.

Assim, o Click Esportivo explica tudo o que você precisa saber sobre essa primeira etapa para o time de António Oliveira na Sula.

Tabela

O timão entrou no sorteio como cabeça de chave e vai para o Grupo F, ao lado de Argentinos Juniors, Racing-URU e Nacional-PAR. A estreia deve acontecer entre 9 e 11 de abril, em Itaquera, contra os paraguaios. Depois, a tabela segue visitando argentinos e uruguaios.

Nos três jogos finais, o time brasileiro vai ter duas partidas em casa, precisando viajar apenas no início desse returno, com um compromisso no Paraguai.

O desafio de António Oliveira

Se o Corinthians nunca teve uma campanha de título na Copa Sul-Americana, António Oliveira já tem alguma história no torneio. Isso porque ele era o treinador do Athetico Paranaense no início da campanha do bicampeonato em 2021.

Naquela, que foi a sua única experiência na Sula, António esteve à frente do Furacão em sete jogos, com seis vitórias e uma derrota. A reta final – e o título –  foram sob comando de Alberto Valentim.

Treinador António Oliveira em jogo do Athletico-PR em 2021

António Oliveira esteve na campanha do Athletico-PR em 2021 – Gustavo Oliveira/Athletico

Conheça mais sobre os adversários

Nacional

O sonho do Nacional em 2024 era outro, mas a queda para o Palestino, do Chile, na Pré-Libertadores colocou o 3º colocado na Copa do Paraguai de 2023 na Sula.

Dono de nove títulos paraguaios, o time não vem vivendo uma grande temporada neste início de 2024. Ocupando a 12ª posição e última do Campeonato Paraguaio, o time tem apenas cinco pontos em nove jogos.

Contando a temporada como um todo, são cinco vitórias, dois empates e oito derrotas para os comandados do argentino Juan Pumpido.

O elenco do El Tricolor tem alguns nomes com passagens apagadas no futebol brasileiro, como o goleiro Antony Silva ex-Marília, o volante Blas Cáceres, ex-Sport, e o meia Edgardo Orzusa, ex-Chapecoense.

Lance do jogo entre Nacional-PAR e Tacuary em 2024

Divulgação/Club Nacional

Histórico contra o Corinthians

Nacional e Corinthians se enfrentaram apenas duas vezes na história, na fase de grupos da Copa Libertadores de 2012. Naquela oportunidade, o Alvinegro venceu em casa por 2 x 0 e fora por 3 x 1.

Argentinos Juniors

Uma das equipes reveladoras mais tradicionais do continente, o Argentinos Juniors conseguiu a última vaga do seu país para a Copa Sul-Americana, ficando em sexto entre os times sem vaga para a Libertadores.

Tricampeão argentino e campeão da Liberta em 1985, o time vai para sua 23ª participação em torneio internacional. Fora da Sul-Americana desde 2020, o Semillero del Mundo já foi semifinalista da competição, em 2008.

E a fase atual é boa. Disputando a Copa Argentina e a Copa da Liga Argentina, a equipe soma seis vitórias, três empates e duas derrotas na temporada ate agora.

Hoje, o principal artilheiro do time é o jovem meia Alan Lescano, que já marcou cinco gols em 10 jogos na temporada.

Lance do jogo entre Argentinos Juniors e Huracán em 2024

Divulgação/AAAJ

Histórico contra o Corinthians

A torcida corinthiana não guarda boas lembranças do Argentinos Juniors. No ano passado, os times se enfrentaram na fase grupos da Copa Libertadores, com vitória hermana em Itaquera por 1 x 0 e empate sem gols na Argentina.

Antes disso, as equipes já tinham se cruzado uma outra vez, em um amistoso em 1980, que terminou com vitória paulista por 1 x 0.

Racing

Sem muita tradição em torneios internacionais, o Racing de Montevidéu está de volta às competições continentais após 14 anos da sua primeira e única até então, na Libertadores de 2010.

O time chegou à Sul-Americana após ficar em sexto no Campeonato Uruguaio, sendo o segundo melhor time não classificado à Liberta. O início de ano, porém, vem abaixo, apenas na 9ª posição no campeonato.

O elenco atual dos Cerveceros conta com um brasileiro: o jovem goleiro Alexandre Castro, de apenas 20 anos, ex-Real Noroeste-ES. Mas ele é a terceira opção para a posição, com a titularidade sendo de Renzo Bacchia.

O principal artilheiro do time do treinador Eduardo Espinel é o atacante argentino Tomás Verón, com três gols em seis jogos. Ele está no time há dois anos.

Tomás Verón comemora gol pelo Racing de Montevidéu contra o Peñarol em 2024

Divulgação/Racing Club

Histórico contra o Corinthians

Mas com pouca experiência internacional, o Racing já cruzou com o Corinthians. Na Libertadores de 2010, o Timão venceu os uruguaios em casa por 2 x 1 e fora por 2 x 0.