Perfil
Adilson Paredão e sua idolatria no Ceará
O paredão alvinegro foi um dos grandes goleiros da história do Vozão
Em um momento de dificuldade é onde podem surgir vários ídolos no futebol. Assim foi que Adilson Paredão se tornou ídolo da torcida do Ceará, com enorme representatividade até hoje.
O paredão alvinegro, como ficou conhecido, foi um ponto de segurança em um dos períodos mais difíceis da história do Vozão. Em meio a tanta crise, ele seguiu lá e viveu grandes dias pelo clube.
Saiba mais sobre a história de Adilson Paredão aqui, em mais um perfil do Click Esportivo. Um ídolo que é referência até hoje dentro do clube.
Quem é Adilson Paredão?
Adilson Cândido de Souza, mais conhecido como Adilson Paredão, tem 50 anos e nasceu em 28 de maio de 1974.
Ele é natural de Guaxupé, em Minas Gerais. O município fica no interior mineiro, a 478 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte.
O paredão foi revelado por outro clube alvinegro, o Atlético-MG, em 1995. Porém, nunca teve muito espaço no Galo e foi emprestado para diversos clubes ao longo dos anos.
Adilson passou pelo futebol do Mato Grosso e do interior de São Paulo, onde rodou bastante até ser contratado pelo Ceará em 2004, vindo do Rio Branco-SP.
Uma curiosidade é que ele chegou para substituir o goleiro Magrão, que também esteve no Rio Branco-SP.
Após deixar o Vozão, Magrão foi para o Fortaleza e Adilson chegou a Porangabuçu. Anos depois, o companheiro de posição também foi ídolo de um clube nordestino, o Sport.
Mas logo que Adilson chegou, se sentiu em casa na capital cearense. Essa relação com a cidade e o clube foi um dos pontos marcantes da sua passagem.
Isso porque o Paredão chegou num momento do Ceará com dificuldades financeiras, indo morar num apartamento em um bairro mais humilde, a Aerolândia, e enraizou uma forte relação com a cidade também.
Esse período conturbado do Alvinegro foi importante para criar o ídolo que Adilson se tornou. Mesmo com tantas turbulências, crise política e financeira, ele seguiu no Vozão.
Essa permanência de Adilson Paredão o fez ser um ponto de segurança para a torcida. Ele demonstrava seu amor pelo Ceará e o torcedor sabia que poderia contar com ele.
Um dos pontos altos, que são guardados com muito carinho na memória do torcedor alvinegro, é a conquista do Campeonato Cearense de 2006.
Diante de um Fortaleza que era superior financeiramente e tecnicamente, que já tinha vencido o Vozão duas vezes naquele Estadual, de goleada, vieram duas finais de muita emoção e superação.
Essa volta por cima teve a marca de Adilson, sendo muito importante nos dois jogos, vencidos pelo Ceará por 1 x 0 cada. Mas o primeiro jogo da final ficou muito marcado por uma cena específica.
O paredão defendeu um pênalti no canto direito, cobrado pelo atacante Rinaldo, um dos destaques do Fortaleza. Ele espalmou e vibrou muito, desabafando diante do rival.
Esse desabafo veio, segundo o próprio goleiro, pelo que se falava de que o título estava ganho pelo Tricolor, que iria humilhar o Vozão na final. Em campo, se viu o contrário.
O título do Campeonato Cearense daquela temporada ficou marcado para uma geração de alvinegros e também para Adilson, que já falou em entrevistas que é o título mais importante da sua carreira.
Essa conquista foi importante dentro do contexto do Estadual, pois o rival Fortaleza vinha em uma década de grande dominância. Assim, o Alvinegro impediu um possível octacampeonato cearense do Leão.
Depois da conquista de 2006, o Ceará seguiu em momentos que não conseguia fazer grandes campanhas na Série B e não conquistava o Estadual.
Todavia, em 2009, veio o acesso para a Série A, muito celebrado pelos Alvinegros. Adilson já não era mais titular incontestável, mas seguia no clube como uma peça importante para o grupo.
Os anos seguintes foram de poucas aparições de Adilson Paredão em campo. Jogou menos, mas não abandonou o Ceará. Em 2011, o Vozão foi rebaixado para a Série B e o goleiro seguiu.
Inclusive, 2012 acabou sendo seu último ano dentro do Ceará. Apesar da vontade de permanecer para 2013, a diretoria da época não quis renovar contrato com ele.
Por fim, Adilson Paredão ainda defendeu o Santo André-SP em mais duas temporadas, até encerrar a carreira.
Ao todo, foram 235 partidas disputadas pelo paredão com a camisa do Ceará, ao longo de oito anos, entre 2004 e 2012.
De lá para cá, apenas o atual goleiro do Vozão, Richard, se aproxima do patamar alcançado por Adilson na história do clube. Isso mostra a dimensão do que o paredão possui na história alvinegra.
Em quais times Adilson Paredão jogou?
Ao longo de 19 anos de carreira, Adilson Paredão defendeu oito clubes diferentes.
São eles o Ceará, Atlético-MG, Rio Branco-SP, Botafogo-SP, Sertãozinho-SP, Santo André-SP, São Carlense-SP e Mato Grosso-MT (antigo Palmeiras-MT).
Quais títulos Adilson Paredão conquistou?
Adilson Paredão conquistou quatro títulos oficiais ao longo da sua carreira e também ter conseguiu um acesso para a Série A, com o Ceará.
Entre os títulos, foram três edições do Campeonato Cearense (2006, 2011 e 2012) pelo Vozão. Além desses, o Paredão também ganhou uma Copa Paulista (2014), com o Santo André-SP.