Bragantino
Red Bull Bragantino: A Ascensão de um Clube Ambicioso
Desde que a marca Red Bull adquiriu o Bragantino, o clube conseguiu subir e se consolidar na Série A. Com um projeto de longo prazo e jogadores jovens, a expectativa é de conquistar títulos. Conheça a história do clube!
A transformação de clubes em empresas está em alta no Brasil. Mas, antes mesmo da Sociedade Anônima do Futebol ser implantada no país, uma tradicional e quase centenária agremiação já havia optado por este caminho.
O Bragantino foi adquirido por uma multinacional de energéticos e tornou-se o Red Bull Bragantino. Conheça sua história e os projetos da equipe.
Leia mais: Campeonato Carioca: A Rivalidade e a Magia do Futebol no Rio de Janeiro
História do Red Bull Bragantino
Antes de conhecer o Red Bull Bragantino como ele é hoje, precisamos voltar quase 100 anos no tempo.
No longínquo ano de 1927, um clube amador de nome Bragança Futebol Clube passava por desavenças entre seus membros.
Tais discordâncias serviram como combustível para a fundação de uma nova agremiação. Em 8 de janeiro de 1928, nasceu o Clube Atlético Bragantino.
No ano seguinte ao seu nascimento, o Bragantino venceu o Bragança FC pela Taça Raul Leme e ali ganhou da imprensa um apelido que perdura até os dias atuais: Massa Bruta.
O Bragantino permaneceria no amadorismo até 1949, quando atuou de forma profissional pela primeira vez após a fundação da segunda divisão do Campeonato Paulista.
Lá, permaneceria até 1965, quando conquistou a competição e garantiu o direito de disputar o Paulistão do ano seguinte.
Após participação única no estadual de 66, foi rebaixado e peregrinou nas divisões inferiores nos anos 70 e 80, até viver sua época de ouro entre 1989 e 1994.
Neste período, conquistou uma Série B (1989) e um Campeonato Paulista (1990), além do vice-campeonato brasileiro em 1991. Nesta década, participou também de competições continentais (Copa Conmebol 1992, 1993 e 1996).
As décadas posteriores marcaram períodos difíceis e com oscilação entre as divisões inferiores do futebol brasileiro.
Em 2011, quase conseguiu voltar a disputar a Série A do Brasileirão, mas tropeçou em casa e viu a chance ruir.
Após isso, nova queda de rendimento e rebaixamentos à Série C e A2 do Paulistão. Até 2019.
Confira: Jogador de Futebol: A Jornada e os Segredos de uma Carreira de Sucesso
A compra do Bragantino pela Red Bull
Antes de adquirir o Bragantino no ano 2019, a Red Bull já atuava no futebol.
A empresa detém clubes em mais três países: New York Red Bull (EUA), Red Bull Salzburg (Áustria) e RB Leipzig (Alemanha).
Vale lembrar que a multinacional também está na Fórmula 1, com a Red Bull Racing, ou, RBR.
No Brasil, suas atividades começaram em 2007, com a criação do RB Brasil. A equipe iniciou suas atividades no ano seguinte, em 2008, começando pela Série B do Campeonato Paulista, equivalente à quarta divisão estadual.
A nova agremiação rapidamente ascendeu entre as divisões estaduais até que em 2015 estreou pela Série A1, a elite do futebol paulista.
Lá, fez campanhas regulares e permaneceu até 2019, quando a Red Bull adquiriu o Bragantino e, por questões de compliance, foi rebaixada automaticamente à Série A2 e virou o time B do Massa Bruta.
Comprado pelo valor de R$45 milhões, o agora Red Bull Bragantino entrou na Série B de 2019 contando com nomes conhecidos do futebol nacional, como o goleiro Júlio César (ex-Corinthians) e o atacante Thiago Ribeiro (ex-São Paulo, Santos e Cruzeiro).
A equipe do interior paulista não só conseguiu o acesso à elite nacional como foi campeã da Série B.
A volta do Red Bull Bragantino à Série A do Brasileirão
Após conquistar uma vaga na elite do futebol nacional, o Red Bull Bragantino entrou no mercado de transferências com toda a pujança trazida pelo poderio financeiro da empresa.
A agremiação investiu em um elenco jovem e promissor e viu a ação trazer bons retornos para o clube.
Em sua primeira temporada na Série A desde 1998, o Massa Bruta foi comandado por Maurício Barbieri, que conduziu a equipe ao 10º lugar na competição, garantindo vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte.
Em 2021, voos ainda mais altos: vice-campeonato na Copa Sul-Americana e 6º lugar no Brasileirão, garantindo vaga na Libertadores pela primeira vez em sua história.
A participação na competição continental não foi exitosa. Eliminado na primeira fase na última colocação do seu grupo.
No entanto, conseguiu ‘salvar’ a temporada ao se classificar para a Sul-Americana de 2023.
Veja também: As Bolas da Copa: A Evolução dos Designes e Tecnologias ao Longo dos Torneios
Como joga o Red Bull Bragantino e quem são os destaques do atual elenco
Após a longa passagem de Maurício Barbieri no comando do Massa Bruta, o clube contratou o português Pedro Caixinha para o seu lugar.
Sob a batuta do novo técnico, o Red Bull Bragantino geralmente ataca com uma saída em três e com cinco jogadores no último terço do campo. Laterais e volantes participam bastante da construção das jogadas.
A equipe controla bem a bola e busca sempre passes verticais em direção à última linha.
Os pontas abrem espaço entre os defensores adversários para a infiltração dos meias ou visando o acionamento do centroavante.
Defensivamente, marca em bloco médio/alto e exerce forte pressão pós-perda através de superioridade numérica.
Os grandes destaques do atual elenco do Red Bull Bragantino são Aderlan (lateral), Matheus Fernandes (volante) e o atacante Eduardo Sasha.
A importância do estádio Nabi Abi Chedid para o Red Bull Bragantino
Situado em Bragança Paulista, o Estádio Nabi Abi Chedid foi construído em 1949 e é a casa do Red Bull Bragantino.
Na época em que foi erguido, a praça recebeu o nome de Marcelo Stéfani, que foi jogador e presidente do clube.
Mas, em 2009, foi rebatizado para o nome atual, em homenagem ao pai de Marquinho Chedid, chefe do executivo do Massa Bruta na época.
Apesar da pouca capacidade de público, o Nabizão, como é chamado, está diretamente ligado aos bons resultados do Red Bull Bragantino.
Das seis vitórias que a equipe conquistou até agora (04/07) no Brasileirão, cinco foram em casa.
Leia também: A nova camisa da Seleção Brasileira: Design inovador e tradição no uniforme canarinho
A proposta do Red Bull Bragantino no Brasil
Após a aquisição do clube, o Modus Operandi da multinacional foi ficando cada vez mais claro. Como toda empresa privada, o clube agora visa a obtenção de lucro, associada ao sucesso esportivo.
A ação do clube no mercado deixa esses objetivos muito claros: aquisição de jogadores jovens, com potencial de revenda para o futebol europeu é uma das características dessa gestão. Atletas como Claudinho (Zenit), Artur (Palmeiras) e Fabrício Bruno (Flamengo), encabeçaram as ações de boas vendas do clube.
É importante salientar que os atletas trouxeram vistosas contribuições esportivas para o Massa Bruta antes de serem negociados.
Acompanhe a evolução do Red Bull Bragantino com Click Esportivo!
O projeto esportivo do Red Bull Bragantino é único e possui muito potencial no futebol brasileiro. Com bons resultados em outros países, a expectativa é que aos poucos o clube se torne cada vez mais protagonista no cenário nacional e sul-americano.
Será que o projeto de futebol da Red Bull também será bem-sucedido no Brasil? Ou os desafios do futebol brasileiro serão altos de mais para a empresa? Acompanhe o desenrolar desa história e fique por dentro das principais notícias sobre o clube com Click Esportivo!