Perfil

Luciano Juba e um 2023 intenso: saiu do Sport e ajudou a salvar Bahia do rebaixamento

<p>Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia</p>

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Jogador deixou o Sport de maneira polêmica, assinando com o rival Bahia, e foi decisivo no jogo que garantiu a permanência do Tricolor na Série A

Uma das jovens promessas da região Nordeste, o ponta Luciano Juba chama a atenção dentro de campo. Assim, o Bahia soube aproveitar. O jogador, que chegou de graça ao clube vindo de fim de contrato com o Sport, foi fundamental no jogo que garantiu a permanência do Tricolor de Aço na Série A para 2024.

Visto como um jovem de valor que pode agregar ainda mais ao Bahia, ele vem sendo lapidado pelo técnico Rogério Ceni. Mas ele já provou muita coisa em 2023, sendo o atleta com mais assistências no futebol brasileiro e o 4º com mais participações em gol, de acordo com dados da plataforma SofaScore.

Dessa forma, Luciano Juba é mais um personagem do perfil aqui no Click Esportivo. Saiba mais sobre a carreira deste jovem jogador que teve uma temporada de alto nível e que promete mais para 2024.

Luciano Juba comemora gol marcado pelo Bahia

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Quem é Luciano Juba?

Luciano Batista da Silva Júnior nasceu em 29 de agosto de 1999, no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Porém, foi criado no bairro do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana no Recife.

De origem humilde, ele sempre teve gosto pelo futebol e sonhava em um dia se tornar um atleta profissional. A principal motivação de Juba era de dar uma melhor condição de vida para sua família. Ele morava com os avós e a mãe, que trabalhava como empregada doméstica.

Uma condição de vida humilde, de onde Luciano Juba sempre valorizou o esforço que seus parentes faziam por ele. Inclusive, foi a própria mãe que deu o apelido a ele. Juba vem de “jujuba”, aquela bala de goma colorida bastante popular. Com isso, veio a abreviação que ficou até hoje no nome que ele carrega na camisa e é conhecido.

Inclusive, durante a adolescência, o Juba chegou a trabalhar como descarregador de caminhão, ao lado do avô. Ele fazia isso para juntar dinheiro e poder ir a todos os treinos. O atleta jogou em um projeto social no bairro onde cresceu, atuou pelo Sub-20 do Serra Talhada e foi contratado pelo Sport para as categorias de base.

Luciano Juba comemorando gol marcado pelo Sport

Foto: Divulgação/Sport

Em quais times Luciano Juba jogou?

Ainda jovem, com uma curta carreira, Luciano Juba defendeu apenas três times. São eles o Sport, clube que o revelou, além do Confiança e do Bahia. Nas categorias de base, o ponta ainda passou pelo Serra Talhada-PE, do município homônimo.

A estreia de Juba como profissional aconteceu em 28 de janeiro de 2020, pelo Campeonato Pernambucano, quando o Rubro-negro venceu o Central por 1 x 0.

Ele ainda passou por um empréstimo ao Confiança no ano seguinte, com 16 jogos, um gol e uma assistência. O ponta vinha se destacando no time sergipano, mas foi chamado de volta pelo Sport assim permaneceu até 2023 no Rubro-negro.

Luciano Juba comemorando gol quando jogava pelo Confiança

Foto: Divulgação/AD Confiança

Luciano Juba era bastante contestado pela torcida do Sport nos seus dois primeiros anos como profissional. Porém, em 2022, a maré começou a virar. Ele teve um salto grande no desempenho, fazendo um bom primeiro semestre.

Entretanto, durante a Série B, caiu de aproveitamento e não conseguiu ajudar o Leão a subir para a Série A. Ainda assim, ele terminou o ano com 57 jogos disputados, 10 gols e 9 assistências.

Mas ele provou em 2023 que poderia jogar em um nível ainda melhor e se destacou muito por isso. Ao lado de Vagner Love, ele ajudou o Sport a ter o ataque com mais gols não só no Brasil em 2023, mas em dado momento, até foi o melhor ataque do mundo no ano.

Luciano Juba, quando jogava pelo Sport

Foto: Rafael Vieira/FPF

Porém, com tanto destaque, ia chegando ao fim o contrato do atleta com o Rubro-negro. Juba chegou ao período de seis meses para fim do vínculo e já poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube, e foi assim que o Bahia se aproximou, fez uma proposta da qual ele não poderia recusar.

Diante disso, a notícia surgiu e a torcida do Sport se via “traída” pelo atleta, revelado pelo clube e que sairia de graça rumo a um grande rival na região. Apesar de tudo isso, Juba seguiu jogando em bom nível, mesmo com oscilações, até o fim do contrato.

Ao todo, Luciano Juba encerrou o 2023 no Leão pernambucano com 53 jogos disputados, 20 gols marcados e 18 assistências dadas. A despedida aconteceu na derrota do Sport para o Ituano-SP por 2 x 1, na Ilha do Retiro, no dia 25 de agosto.

Em toda sua passagem pelo Sport, foram 156 partidas, além 31 tentos e 31 assistências. Entre os títulos, Luciano Juba conquistou o Campeonato Pernambucano deste ano, sendo seu único troféu como profissional até então.

O jogador foi bem recebido no Tricolor de Aço, mas ainda não engrenou de vez. Terminou a temporada ainda buscando adaptação, num campeonato de maior exigência que é a Série A, ainda mais na briga contra o rebaixamento do Bahia.

Luciano Juba, do Bahia

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Luciano Juba recebeu elogios do técnico Rogério Ceni, que falou que enxerga qualidade no atleta, porém “ele precisa desenvolver e amadurecer um pouco mais”. E já mostrou sinal disso na última rodada da Série A.

Na goleada do Tricolor de Aço em cima do Atlético-MG, por 4 x 1, Luciano Juba marcou um gol e deu uma assistência para gol. Dessa forma, ele contribuiu diretamente para o triunfo e a permanência da equipe na Série A do Brasileirão.

O ponta-esquerda terminou a temporada com 14 jogos pelo Bahia, um gol e duas assistências. Ao todo, em 2023, somando Sport e Bahia, foram 67 jogos, 21 gols e 20 assistências. Com isso, ele foi o atleta com mais assistências no Brasil no ano e o 4º com mais participações em gol.

Luciano Juba, do Bahia

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia