Bahia

EC Bahia: A História de um Clube de Tradição no Futebol Brasileiro

<p>Foto Divulgação</p>

Foto Divulgação

Fundado em 1931, o EC Bahia é um dos times mais tradicionais do Nordeste e do Brasil. Sendo o time com mais títulos do Campeonato Baiano, o clube recém-transformado em SAF busca aumentar sua galeria de conquistas nacionais. Confira!

O EC Bahia é um grande clube do Brasil, um dos principais do Nordeste. Tem como marca a numerosa e fanática torcida, uma das maiores do país. 

Dentro de campo, possui conquistas importantes no cenário nacional, como os títulos do Campeonato Brasileiro de 1959 e 1988. 

No final de 2022, o clube iniciou uma nova era ao se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e ser vendido ao Grupo City. 

Fundação e origem do Bahia

O Esporte Clube Bahia é um clube da cidade de Salvador, na Bahia. Foi fundado em 1º de janeiro de 1931 em decorrência do fechamento do departamento de futebol de agremiações locais. 

Ou seja, surgiu exclusivamente para o futebol sob o slogan de “Nascido para vencer”. 

A primeira partida do EC Bahia ocorreu em 1º de março de 1931, contra o Ypiranga: triunfo por 2 a 0 válido pelo Torneio Início do Estadual. 

O duelo durou apenas 20 minutos. No mesmo dia, o clube conquistou o primeiro título de sua história: o próprio Torneio Início, ao vencer o Royal por 3 a 0 na decisão. 

Leia mais: Campeonatos Estaduais: A Alma do Futebol Regional em Ebulição

Títulos do Campeonato Baiano

O EC Bahia é o maior vencedor do Campeonato Baiano, com 50 títulos. O quantitativo é tão significativo que o coloca como o segundo maior campeão estadual do Brasil. 

Soberano por muito tempo, o EC Bahia foi heptacampeão baiano no período de 1973 a 1979. Na década de 70, por exemplo, só não levantou o troféu em 1972. 

Apesar dos títulos ficarem mais espaçados nos últimos anos, o clube ainda assim possui 21 conquistas a mais que o rival Vitória, segundo maior vencedor do torneio. 

Arena Fonte Nova, o estádio do Bahia 

Visão do céu da entrada da arena Fonte Nova, estando visível sua escadaria, o campo no estádio, e os prédios ao fundo.

Foto Divulgação

O Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, foi inaugurado em 1951 e se tornou a casa do EC Bahia. 

Apesar de ser palco dos principais títulos do Esquadrão de Aço, o estádio possui um capítulo triste: o desabamento de parte da arquibancada durante um jogo do Bahia em 2007, na qual vitimou sete torcedores. 

A Fonte Nova foi interditada logo após a tragédia, e o Governo da Bahia decidiu implodi-lo para a construção da Arena Fonte Nova visando a Copa do Mundo de 2014. A reinauguração aconteceu em 2013, e o jogo de abertura foi um Ba-Vi. 

O maior público do EC Bahia na Fonte Nova foi em 1989, na semifinal do Campeonato Brasileiro. A partida diante do Fluminense reuniu 110 mil pessoas nas arquibancadas. 

Veja também: Estádios Mais Bonitos do Mundo: Conheça os Monumentos do Esporte

Era de Ouro 

A década de 80 foi o tempo áureo na história do EC Bahia. Já em 1982, o clube alcançou as semifinais da Copa dos Campeões – que reunia as principais equipes do país. 

O grande destaque ficou por conta do Bi-Campeonato Brasileiro em 1988. Ainda obteve, no ano seguinte, a melhor participação de sua história na Copa Libertadores ao chegar nas quartas de finais. 

Ídolos históricos 

Quando perguntado sobre o maior ídolo da história, o torcedor do EC Bahia certamente terá Bobô em mente. 

Tal fato se explica porque o jogador foi o grande herói da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988, marcando os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. O meia, inclusive, chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira nesse período.

Dentre o rol de ídolos do EC Bahia, há o folclórico centroavante Beijoca. O jogador foi revelado pelo próprio Tricolor e fez parte do escrete heptacampeão baiano – maior sequência da história do Bahia. 

Destacou-se, claro, por balançar as redes dos adversários, mas também por suas comemorações irreverentes. 

Acesso à Série A

O EC Bahia retornou à elite do futebol brasileiro em 2022. O Esquadrão fez o famoso “bate e volta”, uma vez que havia sido rebaixado na temporada anterior. 

A confirmação do acesso só veio na última rodada da Segundona, na vitória de 2 a 1 ante o CRB em Maceió. Ao fim da competição, o clube ocupou o terceiro lugar com 62 pontos. 

Entenda: Qual Time Brasileiro Tem Mais Títulos? Conheça a Maior Potência do Futebol Nacional

Torcida e paixão

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas em 2023 mostra que o EC Bahia tem a nona maior torcida do Brasil, o que representa cerca de 3,6% da preferência nacional. 

Além disso, um levantamento feito pela CNN/Itatiaia/Quaest aponta que o Tricolor tem a segunda torcida mais fanática e a terceira mais fiel do país. 

Projetos sociais

A sensibilidade ao relacionar o futebol a assuntos de relevância social tornou-se regra no Bahia. 

A iniciativa teve como força motriz a criação do Núcleo de Ações Afirmativas em 2018. O objetivo era claro: consolidar o clube como o “mais democrático do Brasil” e retomar a imagem de “clube do povo”. 

De acordo com o Bahia, o Núcleo foi formado por sociólogos, filósofos, publicitários, um defensor público, professores e pesquisadores sobre a questão de gênero no esporte. 

Com isso, o clube tocou em temas delicados da sociedade, como o combate ao machismo, homofobia, intolerância religiosa, entre outros assuntos.

De tão pertinentes e relevantes que foram, as ações sociais do Bahia foram reverenciadas mundialmente. 

Em 2019, por exemplo, o jornal inglês The Guardian produziu uma reportagem especial intitulando o Bahia como o clube mais progressista do Brasil. 

Saiba mais: Manchester City: A Ascensão do Futebol Moderno

Atualidade 

O EC Bahia transformou-se em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2022 e foi comprado logo em seguida pelo Grupo City, que adquiriu 90% das ações do clube. 

A proposta foi aprovada por 98% dos sócios em assembleia. Os valores da venda, no entanto, não foram divulgados oficialmente. 

O acordo permanecerá em vigor por um prazo determinado de 90 anos, renovável por períodos adicionais. 

Vale lembrar que o Grupo City se comprometeu em aportar R$ 1 bilhão ao longo dos próximos 15 anos no Bahia. A distribuição dos recursos será entre compra de jogadores, pagamento de dívidas e melhorias estruturais.

O reflexo financeiro da SAF veio logo na primeira temporada pós-venda do Bahia. De volta à Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia SAF não poupou investimentos no mercado de transferências. 

Tanto é que o clube gastou mais de R$ 80 milhões com aquisição de jogadores no primeiro semestre de 2023. 

Fique por dentro das novidades do Bahia com o Click Esportivo!

O EC Bahia possui uma grande história e relevância cultural no Brasil, sendo um dos poucos times fora da região sul e sudeste a possuir títulos nacionais. Mesmo passando por momentos de instabilidade, o clube se reestruturou e hoje é uma SAF com um projeto extremamente promissor para os próximos anos, que podem ser de grandes emoções para o torcedor.

Quer acompanhar cada passo desse novo projeto esportivo do Bahia? Então continue com Click Esportivo e fique por dentro últimas notícias sobre o Tricolor Baiano!