Tênis
CBT solicita convite de Roland Garros para João Fonseca
Brasileiro de 17 anos pode estrear em Grand Slams na França
João Fonseca tem a chance de receber um convite para o torneio de Roland Garros. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT), fez uma solicitação formal à Federação Francesa para que o jovem prodígio brasileiro receba um wildcard para a disputa do 1º Grand Slam de sua carreira no qualy do Aberto da França.
Aos 17 anos, João Fonseca começou a jornada profissional neste ano e já ocupa o lugar #242 no ranking. Isso, porém, não deve ser o suficiente para colocar o jovem no qualy de Roland Garros, que ficou por apenas uma vitória de distância, com a queda nas quartas do ATP 250 de Bucareste.
No ano passado a lista fechou no #234 e as inscrições para o torneio vão até o sábado (27). Com os convites para a chave principal e possíveis desistências, ainda há possibilidade de Fonseca entrar no qualy de Roland Garros sem precisar do wildcard, mas não é um cenário provável. Como o ranking que valerá para essa definição é o da última segunda (22), o desempenho do brasileiro no Masters 1000 de Madrid não fará diferença na pontuação.
Por tradição, a Federação Francesa costuma convidar apenas atletas locais ou com bom histórico no saibro francês para o torneio. Assim, a chance de Fonseca já estava fora do radar, mas voltou após a notícia antecipada pelo portal TenisBrasil. Através da boa relação entre as federações de Brasil e França, a entidade estaria estudando um convite para o qualy. A lista deve ser anunciada no dia 10 de maio, 10 dias antes do início da competição.
João Fonseca em Roland Garros
Campeão do torneio juvenil do US Open e melhor juvenil do mundo no ano passado, João Fonseca vem gerando expectativa em todo o universo do tênis. Aos 17 anos, ele chamou a atenção após uma grande campanha no Rio Open (ATP 500), chegando às quartas de final, campanha que repetiu na semana passada, no ATP 250 de Bucareste.
Nesses dois torneios, ele já conseguiu vencer três tenistas do top-100: o francês Arthur Fils (então #36), o italiano Lorenzo Sonego (#51) e o chileno Cristian Garin (#88). O jovem também teve boas aparições em torneios challenger, chegando à final do 100 de Assunção e às quartas do 100 de Madrid.
Nesta semana, ele recebeu um convite para o Masters 1000 de Madrid e participa de um torneio desta dimensão pela 1ª vez na carreira. Antes, ele já tinha recebido convites para três torneios ATP fora do país, em Santiago, Estoril e Bucareste. Caso ele não consiga o convite ou a já improvável vaga direta para Roland Garros, a tendência é que ele faça seu 1º Grand Slam adulto em Wimbledon.