Tênis

Rafael Nadal tem retorno triunfal ao ATP 250 de Brisbane com vitória sobre Thiem

<p>Rafael Nadal retornou com vitória ao ATP 250 de Brisbane (Foto: X/Reprodução)</p>

Rafael Nadal retornou com vitória ao ATP 250 de Brisbane (Foto: X/Reprodução)

Vitória por dois sets a zero de Rafael Nadal sobre Dominic Thiem mostrou que o espanhol segue em forma após lesão; ATP 250 de Brisbane retornou após hiato de quatro anos

O tenista espanhol Rafael Nadal começou o ano com o pé direito. Após quase doze meses afastado das quadras, devido a uma lesão no quadril, o atleta retornou ao ATP 250 de Brisbane, na Austrália, com uma vitória sobre o austríaco Dominic Thiem, 98º colocado no ranking mundial. O confronto foi vencido por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-1. Foi a 16ª vez que Nadal e Thiem se enfrentaram, com a décima vitória para o espanhol. 

Não apenas o resultado, mas a boa performance em quadra mostrou que o tenista de 37 anos segue em forma e plenamente recuperado. “É um dia muito especial, foi um dos jogos mais difíceis da minha carreira. Poder jogar depois de um ano e na frente dessa torcida maravilhosa foi muito especial. Joguei em um nível muito positivo e estou orgulhoso de mim, do meu time e da minha família”, declarou ao final da partida.

Leia também: Nadal deixa em aberto possibilidade de prolongar sua carreira para além de 2024

Ex-número 1 do mundo, Rafael Nadal havia entrado em quadra pela última vez no dia 18 de janeiro de 2023. Desde então, o tenista despencou para a 663ª posição no ranking da ATP. Em 2024, para retornar a competições de alto nível como o ATP 250 de Brisbane e o Australia Open, o atleta se valeu da regra do ranking protegido, que permite aos lesionados “congelar” a colocação que mantinha até o afastamento das quadras. Antes da lesão, Rafael Nadal ocupava a 9ª posição na tabela.

“O apoio do meu time foi fundamental, principalmente nos momentos difíceis ao longo desse um ano longe das quadras. Eu recebo muitas mensagens e tenho muitas pessoas próximas a mim, e isso, sem dúvidas, fez muita diferença. Eu senti muita falta de estar saudável, ser competitivo e jogar em frente a essa plateia lotada”, disse o espanhol.

Carregando...

Retorno do ATP 250 de Brisbane

A edição atual do ATP 250 de Brisbane marca o retorno do torneio, após um hiato de quatro anos. O campeonato foi interrompido em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, e não havia retornado desde então. A disputa teve início no último dia 31 de dezembro e segue até o próximo dia 7 de janeiro. O próximo adversário de Rafael Nadal na competição, que o atleta enfrentará nesta quarta-feira (3), sairá da disputa entre o russo Aslan Karatsev e o australiano Jason Kubler.

Leia também: ‘Nadal não é do tipo de jogador que volta só para jogar’, diz Djokovic