Tênis

Nadal perde para Thompson nas quartas de final em Brisbane em sua volta ao circuito

<p>Rafael Nadal é um dos grandes nomes da história do tênis (Foto: Tennis Australia/Divulgação)</p>

Rafael Nadal é um dos grandes nomes da história do tênis (Foto: Tennis Australia/Divulgação)

O espanhol Rafael Nadal foi eliminado nas quartas de final do torneio de Brisbane, em seu retorno às quadras após quase um ano sem jogar, ao perder para o australiano Jordan Thompson (nº 55 do mundo) em três sets, com parciais de 5-7, 7-6 (8/6) e 6-3.

Nadal perdeu após 3 horas e 25 minutos de uma luta acirrada, numa partida em que o nível de seu jogo foi caindo e na qual teve que pedir atendimento médico no terceiro set para tratar um desconforto no quadril, a mesma área em que sofreu uma lesão em 2023 que o obrigou a passar por uma cirurgia.

Leia também: Nadal deixa em aberto possibilidade de prolongar sua carreira para além de 2024

O espanhol garantiu na coletiva de imprensa que não sabe a extensão do problemas: “Muitas coisas acontecem num corpo como o meu depois de um ano sem jogar tênis. Espero que seja só uma sobrecarga no músculo” psoas do quadril, que foi operado no ano passado.

Contra um adversário com classificação superior aos outros dois com quem disputou as fases anteriores em Brisbane (Thiem e Kubler), Nadal encontrou dificuldades que não havia tido nas duas primeiras partidas, especialmente um adversário que prolongou os seus ralis e que conseguiu superar três match points contra si.

Carregando...

Nadal destacou após o jogo que teve oportunidades de vencer, mas lamentou não ter aproveitado. “Acho que ele fez uma boa partida e eu não fiz a melhor; perdi muitas oportunidades de vencer. Acho que temos que aceitar assim. Depois de um ano (sem jogar), é normal”, comentou durante a entrevista coletiva.

No primeiro set, o espanhol manteve o nível mostrado desde o retorno, apesar de ter sofrido a primeira quebra no torneio, no sétimo game.

Mas ele se recuperou logo em seguida e quebrou novamente o saque de Thompson quando o australiano tentou forçar o tie-break, vencendo o primeiro set em mais de uma hora e 10 minutos de jogo, quase tanto tempo quanto duraram suas duas primeiras partidas.

No segundo set, os dois tenistas conseguiram confirmar seus serviços, com mais ou menos dificuldades, já que o australiano sobreviveu a um match-point no décimo game.

Três match-points desperdiçados

No tie-break, Nadal mostrou que ainda tem passos a dar para recuperar o nível habitual, primeiro ao perder a vantagem de 3-0 e depois desperdiçando mais duas bolas que o levariam às semifinais.

Isso deu asas a Thompson, que se deu a chance de empatar a partida após uma troca espetacular na rede e abriu o terceiro set com um ‘smash’ acrobático.

O alarme disparou no início do terceiro set, quando Nadal já apresentava sinais de desconforto no quadril, e com a derrota por 4 a 1 solicitou um intervalo médico para ir ao vestiário para ser atendido.

Afetado fisicamente, Nadal conseguia oferecer pouca resistência e acabou cedendo diante de um adversário que havia crescido emocionalmente e que confirmou seu saque para fechar o set por 6 a 3.

Thompson, que aos 29 anos ainda não conquistou um título ATP na carreira, buscará sua terceira final no circuito (as duas primeiras foram no mesmo torneio, na grama de ‘s-Hertogenbosch, na Holanda) contra o Búlgaro Grigor Dimitrov (N.14).

Principal favorito do torneio, o dinamarquês Holger Rune, de 20 anos (N.8) disputará a outra semifinal contra o russo Roman Safiulllin (N.39).