Tênis
Brasil no topo: João Fonseca conquista US Open juvenil e vira número 1 do mundo

João Fonseca, de 17 anos, assumiu a primeira posição do ranking mundial da categoria (Foto: Divulgação/US Open)
João Fonseca derrotou Learner Tien por 2 sets a 1 na decisão
O brasileiro João Fonseca, de 17 anos, conquistou o título do US Open juvenil, neste sábado (9), ao vencer o americano Learner Tien por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com o resultado, o carioca assumiu a liderança do ranking mundial da categoria.
“Inacreditável. Estou muito feliz. Tenho muita gratidão por tudo, eu amo esse esporte. Lutei até o final, estou muito feliz. É inacreditável. Vim ao US Open tentando passar a barreira das quartas de final. Consegui passar e botei na minha cabeça que dava. Era jogar com o coração”.
“Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração. Aqui se encerra minha carreira no juvenil. Agora é ir com tudo para o profissional “, declarou João Fonseca em entrevista ao canal Sportv. Atualmente, o jovem está na posição 650 do ranking profissional da ATP.
Essa foi a primeira decisão de simples em um Grand Slam da carreira de João Fonseca. Ele chegou à final do Australian Open nas duplas, inclusive este ano, mas ficou com o vice-campeonato.
Não é fato inédito para o Brasil
Antes de João Fonseca, outros dois tenistas brasileiros venceram um Grand Slam juvenil em simples masculino. Thiago Wild levantou o troféu do próprio US Open em 2018, enquanto Tiago Fernandes levou o Australian Open em 2010.