Tênis
Sensação do Rio Open, João Fonseca quebra marcas e sobe mais de 300 posições no ranking da ATP

Divulgação/Rio Open
Jovem de 17 anos teve suas duas primeiras vitórias no circuito
Um jovem chamou a atenção de todo o mundo do tênis nos últimos dias: João Fonseca. Aos 17 anos, o brasileiro quebrou várias marcas em seus primeiros jogos no circuito e disparou no ranking da ATP, com mais de 300 posições ganhas após duas vitórias.
Destaque nos torneios juvenis, João Fonseca viveu um grande ano em 2023, vencendo a disputa júnior do US Open e alcançando as quartas nos outros três Grand Slams. Com os bons resultados, ele terminou a temporada na liderança do ranking juvenil. Conseguindo grandes resultados e mostrando uma técnica apurada, ele já estava no radar do fã de tênis bem antes dessa campanha de destaque no Rio de Janeiro.
A campanha e as marcas de João Fonseca
O brasileiro entrou no Rio Open na posição 655 do ranking da ATP. Sua presença na chave principal aconteceu apenas por um convite da organização do torneio. Ele chegou como o melhor sub-18 do mundo e estreou contra o melhor sub-20, o prodígio francês Arthur Fils, número 36 do mundo. Fonseca não sentiu a pressão e atropelou o rival com parciais de 6-0/6-4.
Com esse resultado, o brasileiro conseguiu sua primeira vitória no circuito profissional. Ele já tinha feito a estreia um ano atrás, sendo eliminado de cara no Rio Open, mas a 2ª partida em torneio ATP marcou a primeira de um tenista nascido em 2006. Mas não ficou por aí. Depois, nesta quinta (22), ele enfrentou o chileno Cristian Garín (#88), campeão no Rio em 2020, e garantiu mais uma vitória dominante com 6-4/6-4.
Essa segunda vitória seguida transformou Fonseca no tenista mais jovem a alcançar as quartas de final de um torneio ATP na década, com 17 anos e seis meses. Na história, apenas quatro tenistas conseguiram fazer isso com menos idade: Rafael Nadal (2x), Alexander Zverev, Karen Khachanov e Kei Nishikori. Desses, apenas Zverev fez isso em um ATP 500, com os demais chegando às quartas em torneios ATP 250.
Entre os tenistas em atividade, ele já era o oitavo mais jovem a vencer uma partida em torneio Challenger, feito que conseguiu em novembro passado, aos 17 anos e dois meses, mais velho apenas que Auger-Aliassime, Nadal, Debru, Alcaraz, Gasquet, Rune e Murray.
O ranking de João Fonseca
Com essas primeiras vitórias, João Fonseca ostenta um raro retrospecto de 2-1 em jogos profissionais. A classificação às quartas de final de um torneio ATP 500 já rendeu bons pontos ao brasileiro no ranking, já que ele começou a semana com apenas 49 pontos e já viu o número subir para 149. Com isso, se a atualização do ranking acontecesse nesta sexta-feira (23), ele se tornaria o tenista #343 do ranking – feito impressionante para quem tem apenas duas partidas contando pontos.
Neste ranking ao vivo, João Fonseca segue como o melhor sub-18 do mundo (agora com folga), mas também já é o quarto melhor sub-19 e o 12º melhor sub-20. Olhando para a corrida (ranking que considera apenas os pontos ganhos neste ano), a posição de João Fonseca é ainda mais relevante, aparecendo em 101º. Entre os brasileiros, apenas Thiago Monteiro (#63) aparece à sua frente nesta temporada.
Com o impressionante desempenho de duas vitórias com autoridade sobre tenistas do top-100, João Fonseca vem chamando a atenção da imprensa especializada em tênis ao redor do planeta e todos os olhos do mundo da bola amarela estarão no Rio de Janeiro nesta noite de sexta, quando a promessa brasileira vai em busca de uma vaga na semifinal do Rio Open contra o último remanescente do qualy, o argentino Mariano Navone (#113). O jogo não acontece antes das 19h20.