Tênis
João Fonseca leva virada e cai nas quartas em Bucareste
Brasileiro garantiria vaga no qualy de Roland Garros em caso de vitória
Chegou ao fim a campanha de João Fonseca no ATP 250 de Bucareste. Nesta sexta-feira (19), o jovem tenista de 17 anos saiu na frente do chileno Alejandro Tabilo (#41), mas sofreu a virada em três sets (4/6 7/6(5) 6-4) e foi eliminado nas quartas de final na Romênia. Caso vencesse, ele teria se garantido no qualy de Roland Garros e alcançado uma semifinal de ATP pela 1ª vez.
Fonseca começou a semana como #276 do ranking mundial e a campanha na Romênia lhe rendeu 36 posições, aparecendo em #240 na atualização em tempo real do ranking, com 241 pontos. Considerando o ATP Race, ele é o #102 do mundo em 2024 e já aparece em 6º na corrida do Next Gen, torneio com os melhores jovens do ano.
João Fonseca x Alejandro Tabilo
Ao longo do 1º set, João Fonseca viu o chileno sofrer muito no 2º serviço e conseguiu se aproveitar bem. Assim, o brasileiro buscou duas quebras seguidas e abriu 5-1 com relativa tranquilidade. Sacando para o set, o jovem foi quebrado, mas conseguiu confirmar o serviço seguinte com direito a um ace para fechar a parcial em 6-4.
O 2º set foi um jogo de mais equilíbrio. Fonseca até conseguiu pontuar melhor no saque do adversário e chegou a ter dois break points, mas o chileno salvou ambos e todos confirmaram os seus serviços. No 6-5, Tabilo teve um set point, mas João salvou e forçou o tiebreak: melhor para o chileno, que saiu atrás, mas se recuperou para fechar o desempate em 7-5 e o set em 7-6.
Assim, a definição foi para o 3º set, que já começou com aquilo que faltou em todo o set anterior: quebra de saque. Tabilo confirmou um break point no 1º game e Fonseca devolveu já no game seguinte. Mas o brasileiro sentiu a pressão e o físico e voltou a ser quebrado no 3-2 e no 5-2. O chileno teve a oportunidade de sacar para o jogo, mas João ainda devolveu uma quebra antes de perder a última parcial por 6-4.