Tênis

Bia Haddad e Ingrid caem na estreia de duplas no WTA 1000 de Madrid

<p>Bia Haddad segue avançando. Foto: Divulgação/WTA</p>

Bia Haddad segue avançando. Foto: Divulgação/WTA

Bia defendia título, mas caiu no 1º jogo e despencou no ranking

Em uma grande campanha no saibro, o Brasil conheceu sua 1ª derrota na chave principal do 1000 de Madrid. Na estreia das duplas, as brasileiras Bia Haddad MaiaIngrid Martins fora superadas pelas espanholas Sara Soribes TormoCristina Busca, cabeças de chave nº 8 do torneio. O jogo foi decidido no tiebreak, com vitória das tenistas casa por 6/4 1/6 10-8.

Com esse resultado, as espanholas avançam para as oitavas de final para enfrentar a dupla formada pela taiwanesa Hao-Ching Chan e pela russa Veronia Kudermetova, no domingo (28). Um dia antes, Bia Haddad joga a fase de 32 na chave de simples, contra a estadunidense Emma Navarro (#23).

Ainda nas duplas femininas, Luisa Stefani estreia no sábado, ao lado da neerladesa Demi Schuurs, contra a dupla sino-polonesa Zhang/Linette. No mesmo dia, o Brasil ainda tem dois jogos de simples na fase de 64 do masculino, com Thiago Monteiro (#118) João Fonseca (#242) enfrentando Stefanos Tsitsipas (#7) e Cameron Norrie (#30), respectivamente. No dia seguinte, já na fase de 32, Thiago Wild enfrenta Carlos Alcaraz (#3).

Em 2023, Bia Haddad foi campeã em Madrid, ao lado da bielorrusa Victoria Azarenka. Assim, a brasileira tinha uma grande pontuação para defender no saibro espanhol e precisava de um bom resultado para não despencar no ranking de duplas da WTA. Ela começou a semana como #22, mas, com a eliminação ainda na fase de 32 em Madrid, ela aparece em #33 na atualização em tempo real. Ingrid Martins está em #57.

Bia Haddad e Ingrid Martins

Em quadra, as brasileiras começaram melhor, mas sofreram no saque e viram três games de serviço em situação bem complicada. Primeiro, foram quebradas no 3/2, depois tiveram um triplo break point contra no 4/2 e um set point contra no 5/3, mas conseguiram salvar esses dois últimos. No fim, elas ainda voltaram a salvar mais um set point, mas não evitaram o 6/4.

Mas Bia Haddad e Ingrid voltaram em outro ritmo para o 2º set. Dominando bem os pontos, as brasileiras cresceram e viram rendimento do saque espanhol desaparecer, com as europeias pontuando em apenas cinco dos 17 serviços no set. Assim, ficou fácil para abrir 4/0 e se recuperar do susto da quebra do 4/1 para fechar a parcial em um tranquilo 6/1.

Assim, a decisão foi para o super tiebreak e as brasileiras já saíram um minibreak à frente, devolvido logo no 1/1. A partir daí, todas as sequências de saques seguiram com um minibreak e o jogo se manteve em completo equilíbrio e ninguém abriu vantagem até um erro de Bia Haddad na rede, com as espanholas indo a 8/6. No fim, Ingrid ainda salvou um match point, mas as europeias fecharam o jogo em 10/8.

Carregando...