Tênis

Em má fase, Bia Haddad Maia rejeita mudança na equipe técnica: “Inegociável”

<p>Divulgação/WTA</p>

Divulgação/WTA

Brasileira venceu apenas três dos últimos 10 jogos no circuito da WTA

Depois da eliminação brasileira na fase qualificatória da BJK Cup, a tenista Bia Haddad Maia saiu em defesa da sua equipe técnica e rejeitou qualquer possibilidade de troca de treinadores. Com a brasileira vivendo um momento ruim no circuito profissional, sua comissão vem sendo alvo de questionamentos por críticos.

A primeira sinalização de Bia Haddad em defesa dos seus treinadores veio ainda na quadra do Ginásio do Ibirapuera. Depois do último jogo, quando Carol Meligeni perdeu para Laura Siegemund, as brasileiras foram ovacionadas e Carol e Bia falaram à torcida. A paulistana encerrou sua fala puxando um canto de parabéns para o seu treinador, Rafael Paciaroni, que também é auxiliar da seleção feminina.

Depois, em entrevista coletiva, ela foi ainda mais direta e garantiu a postura de defesa de sua equipe técnica. “Por mais que eu tente me blindar, as coisas ainda chegam sim e a gente sente. Falo da minha equipe, as pessoas não sabem quem eles são, muitos não sabem de onde vieram e suas histórias. Estou com a raquete na mão, mas eles são tão guerreiros quanto eu. Minha equipe é algo inegociável. Estou no top 20, eu conheço as melhores equipes do mundo e para mim, a minha é a melhor do mundo”.

A tenista também comentou sobre a importância de uma conversa com a equipe antes do jogo contra Anna-Lena Friedsam, na única vitória brasileira em São Paulo. “Tive uma conversa no vestiário, eu, (Luiz) Peniza (capitão do Brasil) e Rafa (Paciaroni) e foi muito bom para mim. Tem coisas que a gente só resolve na quadra e é com calma”. Ela também projetou pegar o embalo dessa vitória para se estabilizar em uma boa temporada de saibro.

“Espero que seja uma virada de página para mim, para que eu possa fazer uma grande temporada de saibro (…) O principal é o foco no processo. Estou jogando um alto nível de tênis, essa foi a diferença entre ontem e hoje, consegui fazer meu jogo. Este é o momento de ter um pouco mais de paciência e ter a coragem e a atitude que o jogo precisar”.

Bia Haddad Maia em 2024

Falando apenas do circuito WTA, Bia Haddad Maia já participou de nove torneios neste ano, mas não conseguiu ter grandes resultados na temporada de quadra dura. Ao todo, são oito vitórias e nove derrotas (10 e 12, se contarmos a United Cup e a BJK Cup). Ela só chegou às oitavas de final em três competições, com a melhor campanha sendo a semifinal no WTA 500 de Abu Dhabi, em fevereiro.

Com isso Bia Haddad caiu duas posições no ranking da WTA. Após começar o ano em #11, ela aparece hoje em #13. Na corrida – ranking que conta apenas os pontos ganhos durante este ano, a brasileira aparece em #27.

Carregando...