Tênis

Em São Paulo, Alemanha vence e elimina Brasil na BJK Cup

<p>Luiz Candido/CBT</p>

Luiz Candido/CBT

Esta foi a 7ª derrota em sete confrontos entre os países

Não será dessa vez que o Time Brasil vai às finais da BJK Cup. Em uma disputa apertada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, as donas da casa perderam para a Alemanha por 3 x 1 e caíram na fase classificatória do principal torneio de países no tênis feminino.

Com esse resultado, as germânicas vão à fase final, que acontece em novembro, na Espanha. Além das rivais brasileiras e das donas da casa, a fase decisiva também terá Austrália, Canadá, Eslováquia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Polônia, República Tcheca e o vencedor de Ucrânia x Romênia.

O Brasil, por sua vez, vai tentar se garantir na fase qualificatória para a BJK Cup 2025. Para isso, a equipe volta às quadras no fim do ano, nos playoff contra uma das equipes promovidas no Grupo I (Argentina, Áustria, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Países Baixos ou Sérvia).

Essa foi a 7ª vez que Brasil e Alemanha se enfrentaram na BJK Cup e as europeias seguem com 100% de aproveitamento. Esse, inclusive, já tinha sido enredo do Brasil em 2020 e no ano passado, com vitórias nos playoffs nas duas temporadas.

Fora da quadra, o Ginásio do Ibirapuera ainda foi palco de um momento importante. A triatleta Luisa Baptista, que sofreu um grave acidente no fim do ano passado, saiu do hospital pela 1ª vez neste sábado (13) e esteve presente nas arquibancadas, torcendo pelas brasileiras.

Carregando...

Os confrontos do Brasil na BJK Cup

As partidas começaram ainda na sexta-feira. A primeira tenista no saibro paulista foi Beatriz Haddad Maia, que enfrentou Laura Siegmund e até teve oportunidades para passar à frente no placar, mas abusou dos erros contra a atual #85 do mundo e acabou derrotada em sets seguidos (6/4 6/2).

No 2º jogo, Laura Pigossi cresceu com a torcida e largou bem para encaminhar uma vitória contra Tatjiana Maria, mas acabou caindo de ritmo no decorrer do jogo e vendo a #66 do ranking buscar uma virada em três sets (2/6 6/4 6/4).

Assim, as brasileiras chegaram pressionadas para os jogos do sábado e Bia saiu atrás contra Anna-Lena Friedsam, mas tomou completamente o controle do jogo nos dois sets finais para buscar a virada e manter o Brasil vivo na BJK Cup após o 2-1 (5/7 6/0 6/1).

Para o 4º jogo, Pigossi foi substituída por Carol Meligeni, que teve a dura missão de enfrentar Siegmund e pouco conseguiu fazer no 1º set, sem confirmar nenhum saque. Mas a brasileira cresceu na 2ª parcial e buscou o empate, mas acabou superada em um apertado 3º set, fechando o jogo e a disputa em um 2-1 (6/1 2/6 6/3).

Carregando...