Sem Categoria
Média de pontuação do Brasileirão após a 20ª rodada
A primeira rodada do returno do Brasileirão chegou ao fim nesta segunda-feira, 21, com o empate entre Goiás e Athletico Paranaense. A rodada ainda contou com empate do líder Botafogo, vitórias importantes das equipes que lutam contra o rebaixamento e saltos na tabela de Fluminense e Fortaleza.
O quadro abaixo comprara a classificação atual da Série A do Brasileirão com pontuação das equipes em edições anteriores dos pontos corridos com 20 clubes.
Veja mais sobre o Brasileirão:
A liderança do Botafogo
O Botafogo empatou fora de casa contra o São Paulo, e viu a diferença para o segundo colocado cair de 13 para 11 pontos após a vitória do Palmeiras diante do Cuiabá.
Ainda assim, a diferença é a maior já vista na 20ª rodada do Brasileirão, empatada com 2017, quando o Corinthians abriu os mesmos 11 pontos de vantagem em relação ao Grêmio. Naquele ano, o Timão acabaria campeão com três rodadas de antecedência.
A campanha do Botafogo é a segunda melhor já registrada até a 20ª rodada do Brasileirão, e só fica atrás do mesmo Corinthians de 2017, que já marcava 50 pontos a essa altura do campeonato. Abaixo, as cinco melhores campanhas em 20 rodadas desde 2006:
- Corinthians (2017): 50 pontos
- Botafogo (2023): 48 pontos
- Cruzeiro (2014): 46 pontos
- Flamengo (2019): 45 pontos
- Atlético Mineiro (2021): 45 pontos
Todas as equipes mencionadas acima tornaram-se campeãs. Grêmio de 2008 e Atlético Mineiro de 2012 foram os times de melhor campanha ao final de 20 rodadas a não erguerem a taça, ambos com 44 pontos.
Os saltos de Fluminense e Fortaleza
No sábado, o Fluminense venceu o lanterna América por 3 a 1, e contou com as derrotas de Grêmio e Red Bull Bragantino, além do empate do Athletico Paranaense, para subir da 7ª para a 4ª posição. Detalhes que seus adversários diretos se complicaram contra equipes da parte de baixo da tabela, embora todos tenham jogado fora de casa. Rodada perfeita pro Flu.
Outra equipe a subir três posições foi o Fortaleza, que obteve um importante resultado fora de casa ao derrotar o Inter por 1 a 0, e contou com as derrotas de Cuiabá e Atlético Mineiro, além do empate do São Paulo.
As pontuações das equipes do meio da tabela estão bem próximas à média histórica de pontuação do Brasileirão de pontos corridos. Única exceção é a pontuação do 7º colocado, o Bragantino, que está dois pontos acima da média da posição.
É justamente essa diferença que gera o gap de três pontos entre o bloco que vai até o Bragantino e o bloco seguinte, que conta com equipes como Fortaleza, Cuiabá, São Paulo e Atlético Mineiro
A má fase do Inter no Brasileirão
Se na Libertadores, o Inter se prepara para disputa das quartas de final, no Brasileirão, as coisas não vão nada bem. Ao término da 12ª rodada, a equipe ocupava a 6ª colocação, com 20 pontos. De lá pra cá, o Colorado registrou quatro empates e quatro derrotas, a mais recente dentro de casa, contra o Fortaleza.
A sequência negativa fez com que o Inter despencasse para a 14ª posição, aproximando-se da zona de rebaixamento. Hoje, a diferença da equipe gaúcha para o Z-4 é de 3 pontos, e há até o risco de entrada na zona da degola já na próxima rodada, em caso de derrota para o Flamengo e vitórias de Goiás, Bahia e Santos.
A recuperação da parte de baixo
Há algumas rodadas, a pontuação do bloco de baixo era uma das mais baixas já vistas no Brasileirão de pontos corridos. A 20ª rodada foi crucial para a mudança deste cenário. Bahia, Santos e Vasco tiveram resultados importantes contra Bragantino, Grêmio e Atlético Mineiro, e elevaram a pontuação da parte de baixo da tabela.
Hoje, as pontuações de Goiás, Bahia e Santos estão bem próximas à média de suas respectivas posições. No bloco inferior, composto por Vasco, Coritiba e América Mineiro, ainda há uma diferença em relação ao histórico, mas é preciso ressaltar que há um jogo atrasado envolvendo América e Vasco, o que acaba tirando pontos da tabela.