Futebol

Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira no fim de 2024

<p>Marta celebrou a Copa do Mundo no Brasil. Foto: Sam Robles/CBF</p>

Marta celebrou a Copa do Mundo no Brasil. Foto: Sam Robles/CBF

Marta encerra passagem como maior artilheira da história da Seleção Brasileira Feminina

A atacante Marta, do Orlando Pride, definiu a data de sua aposentadoria da Seleção Brasileira Feminina. Rainha do futebol mundial e seis vezes melhor do mundo, a jogadora de 38 anos confirmou, em entrevista ao canal CNN, que encerrará sua trajetória com a camisa verde e amarela no fim de 2024.

“Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem”, afirmou. 

A despedida da jogadora já havia sido anunciada no ano passado, logo após a péssima campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, que resultou em uma eliminação precoce ainda na fase de grupos. Na ocasião, Marta disputava a sua sexta Copa do Mundo e afirmou que não disputaria mais o torneio. 

Carregando...

“É difícil falar. Não era, nos meus piores pesadelos, a Copa que sonhava. É só o começo. O povo brasileiro pedia renovação, está tendo a renovação, a única velha sou eu e talvez a Tamires perto de mim. A maioria do time é de meninas talentosas, com caminho enorme pela frente. Termino aqui, mas elas continuam”, declarou em entrevista à TV Globo em agosto de 2023.

Além de ser a maior goleadora das Copas, com 17 gols marcados, e maior artilheira da história da Seleção, Marta também participou de cinco Olimpíadas na carreira, conquistando duas medalhas de prata (2004 e 2008). Foi ainda bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e tricampeã da Copa América (2003, 2010 e 2018).

Ainda sobre a aposentadoria, Marta demonstrou tranquilidade em relação à “passagem do bastão” para as atletas mais novas. “A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado’”, declarou à CNN.