Pré-Olímpico

Brasil perde para a Argentina e está fora de Paris-2024 no futebol

<p>Joilson Marconne/CBF</p>

Joilson Marconne/CBF

Gondou fez o gol que classificou a Albiceleste

Após quatro pódios consecutivos, o futebol masculino do Brasil não vai para Paris. Neste domingo (11), a Seleção Sub-23 se despediu do torneio Pré-Olímpico com uma derrota por 1 x 0 para a Argentina. O resultado sacramentou a eliminação dos atuais bicampeões olímpicos e garantiu a vaga dos hermanos.

Com esse resultado, o Brasil se despede do Pré-Olímpico com apenas três pontos nesta 2ª fase. O time está em 3º na tabela do quadrangular e ainda pode ser ultrapassado pela Venezuela. A Argentina, com cinco pontos, já garantiu a vaga e será acompanhada por Paraguai ou Venezuela, que se enfrentam às 20h30 para definir o último classificado sul-americano.

Essa é a 1ª vez desde 2004 que o time masculino do Brasil não vai para os Jogos Olímpicos. Nas edições seguintes, o país foi bronze em Pequim-2008, prata em Londres-2012 e ouro na Rio-2016 e em Tóquio-2020. Nas últimas 19 edições olímpicas, esta será a 5ª ausência brasileira, depois de Melbourne-1956, Moscou-1980, Barcelona-1992, Atenas-2004 e, agora, Paris-2024.

Brasil x Argentina no Pré-Olímpico

Não existe Superclássico tranquilo, ainda mais quando uma das duas equipes sairá de campo fora da corrida olímpica – e essa pressão sobre os dois times ficou clara no jogo. Em um primeiro tempo amarrado, o Brasil até conseguiu se defender bem, mas sofreu para fazer a bola chegar no ataque. A melhor chance foi hermana, com Almada cobrando falta direto no poste.

Depois do intervalo, o Brasil voltou bem e chegou perto de abrir o placar. Aos 15, falou força na finalização de Gabriel Pec. Aos 17, John Kennedy também parou no goleiro. Mas os hermanos foram se encontrando no jogo e, aos 32, mudaram a história da partida quando Gondou aproveitou o cruzamento de Barco, subiu mais alto que a marcação e acertou a cabeçada para encerrar o sonho do tricampeonato olímpico.

Carregando...