Outros esportes

NFL: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Liga de Futebol Americano

<p>NFL</p>

NFL

Ninguém que acompanhe o futebol americano tem dúvida: a NFL é a principal liga desse esporte no mundo. 

Com milhões de espectadores anualmente nos Estados Unidos e no resto do planeta, a National Football League tem os maiores craques do mundo da bola oval, as principais equipes e uma base de fãs fervorosa que não perde um jogo.

O ponto máximo do futebol americano é um dos principais eventos esportivos do planeta, o Super Bowl, que detém 30 das 31 maiores audiências da história da televisão nos Estados Unidos, reunindo anualmente mais de 100 milhões de pessoas em frente à TV. 

No Brasil, segundo dados da NFL, foram mais de 2,5 milhões na edição de 2023: o Super Bowl LVII.

Além disso, a liga de futebol americano é a mais rica do planeta. Uma curiosidade sobre a NFL é uma distribuição igualitária entre os 32 times. 

Ao todo, de acordo com a revista Forbes, todos os times da NFL estão entre as 50 equipes mais valiosas do planeta. A liderança da lista é do Dallas Cowboys, em US$ 4 bilhões.

Mas o Super Bowl é apenas a grande decisão ao fim de uma temporada cheia de emoções e disputas no mais alto nível do futebol americano. 

Antes disso, os grandes destaques passam por uma disputada temporada regular com oito divisões em duas conferências, a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC).

E se as grandes estrelas já brilham na fase inicial, imagina quando a disputa do título se acirra e os melhores times vão ao playoff. 

O sonho máximo é levantar o icônico Troféu Vince Lombardi, feito que ninguém alcançou mais que o Green Bay Packers, vencedor de 13 edições do Super Bowl. Assim, te convidamos a conhecer mais desse espetáculo.

História da NFL

Quando se pensa em liga de futebol americano, é logo a National Football League que vem à cabeça. 

Mas não foi sempre assim. A NFL surgiu em 1920, sendo a segunda mais jovem entre as quatro grandes ligas do esporte dos Estados Unidos, superada apenas pela NBA. Mas muita coisa já mudou desde a criação da competição.

A primeira dessas mudanças fica a cargo do nome, já que até 1922, ela se chamava American Professional Football Association (APFA). 

A primeira disputa, ainda com o nome antigo, contou com apenas 14 franquias e o número de equipes sofreu bastante alterações até os anos 1930. Uma das grandes curiosidades sobre a NFL vem desse tempo, inclusive.

Em 1943, Pittsburgh Steelers e Philadelphia Eagles perderam muitos jogadores convocados para a II Guerra Mundial. 

Assim, esses times da NFL fundiram seus elencos para aquela temporada, formando o Phil-Pitt Combine, que ficou conhecido como Steagles. Naquele tempo, a NFL já era a principal liga de futebol americano, mas não era tão soberana.

E os anos 1960 trouxeram uma concorrência de peso para a liga: a American Football League. 

O surgimento da nova liga inflacionou contratos, levou vários jogadores da NFL para a nova disputa e conseguiu se tornar a primeira liga a rivalizar com ela. Mas a concorrência não durou muito. Em 1966, as duas ligas anunciaram uma fusão.

Assim, a National Football League ganhou a estrutura que conhecemos hoje, com duas conferências. 

Então, 13 das 16 equipes que já eram da NFL passaram a compor a NFC, enquanto os times da antiga AFL foram à AFC, junto a Browns, Colts e Steelers, que trocaram a conferência nacional pela americana.

E é justamente com a fusão das duas ligas que surge o Super Bowl. A partir de 1967, o campeão da cada conferência se enfrenta nesse grande espetáculo. 

Até hoje, Steelers e Patriots, ambos da AFC, são os maiores campeões, com seis conquistas. Por outro lado, 20 times nunca venceram.

Alguns, inclusive, sequer existiam quando as ligas se fundiram. De lá para cá, a disputa já cresceu bastante, passando de 26 para 32 times. A última expansão veio em 2002, com o Houston Texans. Assim, também foi neste ano que começou o formato atual da temporada regular, com oito divisões de quatro times cada.

Estrutura da Liga

Traves de um gol de futebol americano no meio de um estádio lotado com as cores vermelho e azul.

Super Bowl

Em cada conferência, há quatro divisões. São elas: AFC Leste (Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New York Jets), AFC Norte (Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers), AFC Sul (Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans) e AFC Oeste (Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Las Vegas Raiders e Los Angeles Chargers).

Na NFC, por sua vez, as divisões são: NFC Leste (Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e Washington Commanders‎), NFC Norte (Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings), NFC Sul (Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers) e NFC Oeste (Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks).

As atividades da NFL começam nos jogos de pré-temporada, com três ou quatro partidas para todas as equipes. Depois, começa a temporada regular, que dura 17 semanas, com uma folga para cada time.

Assim, são 16 partidas nesta etapa, sendo seis contra os outros três times da mesma divisão, três contra as equipes de uma outra divisão da mesma conferência, três contra as equipes de uma divisão da outra conferência e dois contra times da mesma conferência que terminaram o ano anterior na mesma posição na divisão.

Então, os líderes de cada divisão e os outros três times de melhor campanha em cada conferência avançam ao playoff. 

O melhor time da conferência entra direto na segunda fase em um playoff de três fases. Ao fim, a AFC e a NFC conhecem seus campeões. E, depois, eles se enfrentam na grande decisão: o Super Bowl.

Essa estrutura inteira dura cinco meses. A temporada regular começa na semana seguinte ao dia do trabalho nos Estados Unidos, no início de setembro, terminando pouco após a virada do ano. 

A disputa dos playoffs se estende ao longo do mês seguinte, com o Super Bowl acontecendo normalmente no início de fevereiro.

E justamente por ser a principal liga de futebol americano no mundo, a NFL é a principal responsável pela condução das regras do jogo. O esporte se baseia na conquista de território. 

Os elencos das franquias tem 53 jogadores, com 46 sendo convocados para os jogos. Os jogadores chegam às equipes em negociações e via draft.

Em campo, os atletas são divididos em times de ataque, defesa e especialistas e cada time fica com 11 jogadores. 

Quem ataca quer cruzar as 100 jardas do campo até a endzone. Isso é o touchdown, que vale seis pontos. Mas também há outras jogadas que podem valer pontuação nas regras do jogo. A equipe tem até quatro jogadas para avançar 10 jardas.

Estrelas da NFL

Outro ponto importante da liga de futebol americano são as suas grandes estrelas. E se a principal posição desse esporte é o quarterback, sua maior estrela não poderia ser de outra posição. 

Ao longo de 19 anos no Patriots e mais dois no Buccaneers, Tom Brady venceu o Super Bowl por sete vezes, mais que qualquer franquia da liga.

Nessa longa carreira encerrada em 2022, Brady fez 649 touchdowns, jogadas típicas dos jogadores da sua posição. Os quarterbacks são responsáveis pelo principal lançamento do futebol americano, buscando a endzone adversária. 

Os outros principais pontuadores do jogo são os running backs, que correm para furar a defesa e chegar à endzone.

E se Tom Brady é de uma geração bem recente, o maior running back da história vem de uma geração ainda antes do Super Bowl. 

É Jim Brown, que jogou pelos Cleveland Browns entre 1957 e 1965. Ele venceu a NFL em 1964 e foi vice em 1957 e 1965, além de ser o MVP da liga em 1957, 1958 e 1965.