Outros esportes

Vôlei Masculino: História, Regras e Destaques do Esporte de Quadra

<p>Vôlei masculino</p>

Vôlei masculino

O vôlei masculino é paixão por todo o mundo, encantando gerações e levando muita competitividade e emoção para quem está envolvido no processo. 

O esporte fica cada vez mais popular e atrativo, gerando mais audiência e um processo de valorização ainda maior com o passar dos anos.

O cenário atual do vôlei masculino reflete muita evolução em comparação com anos anteriores. E as melhorias, diga-se, foram em todas as áreas do jogo desde a sua fundação, em 1895, no século XIX. 

A tecnologia fez com que o vôlei se tornasse um esporte cada vez mais evoluído, com os times tendo um cardápio maior de opções para deixar a modalidade com muitos pontos de melhorias.

O vôlei masculino tem seu lugar garantido com grandes competições de clubes e também de seleções, fazendo com que a força do esporte cresça cada vez mais e se popularize por diferentes gerações.

Leia mais: Odd nas Apostas: entenda como funcionam e como aproveitar as melhores cotações

A história do vôlei masculino

Conforme citado anteriormente, o vôlei masculino surgiu em 1895, no século XIX, nos Estados Unidos. Só que o criador do esporte, o americano William George Morgan, trouxe curiosidades importantes no processo de fundação da modalidade.

Um desses pontos, diga-se, diz respeito ao nome do esporte quando criado. À época, a modalidade surgiu como mintonette, e não voleibol – o que só aconteceria no ano seguinte a criação, sendo chamado de volley ball em 1896.

Outra curiosidade na origem do vôlei masculino é que ele surgiu para ser uma modalidade sem contato físico, na tentativa de se diferenciar do basquete, que havia surgido anos antes e já fazia sucesso nos Estados Unidos – ainda faz, diga-se, e num nível maior.

Assim, Morgan, que era professor de educação física, criou o vôlei para que a prática fosse reproduzida por homens entre 40 a 50 anos e, claro, que se apresentasse como uma modalidade que oferecesse mínimos riscos de lesões e pudesse ser jogado nas quadras. 

Assim, Morgan também fez com que suas aulas melhorassem.

Na visão de Morgan, mesmo o vôlei não sendo disputado com os atletas correndo por toda a quadra, como funciona no basquete, o esporte poderia ajudar e muito na saúde física de quem o praticasse, pois poderia abordar diferentes partes do corpo e também evitaria o contato físico.

As redes que dividem a quadra, por exemplo, foram argumentadas como uma das bases para se evitar o contato físico entre os atletas que praticassem vôlei – e isso se manteve sendo aperfeiçoado ao longo dos anos.

Confira: Vôlei: História, Regras e Destaques do Esporte de Quadra

As mudanças no vôlei masculino

Ao longo dos anos, o vôlei masculino passou por diversas transformações e mudanças de regras buscando a profissionalização, o que aconteceu e foi aperfeiçoado ao longo dos anos. 

Prova disso é que em 1947, por exemplo, é criada a Federação Internacional de Voleibol. Dois anos depois, por sua vez, a primeira edição do Mundial masculino vem à tona, com a União Soviética faturando o título.

Assim, o esporte, cada vez mais profissional, foi se expandindo para vários centros por todo o mundo, aumentando a competitividade e ajudando no processo de quebra de paradigma de que o vôlei era um esporte apenas das classes mais ricas – algo que ficou conhecido no Brasil durante o início.

A bola no vôlei masculino foi algo que mudou com o passar dos anos. De início, era mais pesada, com 67 centímetros de circunferência e até 340 gramas de peso. 

Contudo, passou a ter entre 65 e 67 centímetros de circunferência e entre 260 e 280 gramas. 

Além disso, a bola atual também é colorida, na tentativa de facilitar a visão de todo mundo envolvido.

O que também mudou foi a quadra oficial, que anteriormente possuía as medidas de 15 metros de comprimento e 7,60 metros de largura. 

Hoje, por sua vez, a quadra tem as medidas 18 x 9. A rede, antes com 8,3 de comprimento, atualmente é de 9,5 a 10 metros, sendo colocada a uma altura de 2,43 metros no masculino.

Outra importante mudança diz respeito à fixação de seis atletas por equipe, o que só veio acontecer em 1918. 

Além disso, os saques e outras jogadas evoluíram bastante com o passar do tempo

Leia também: Seleção Brasileira de Voleibol Feminino: História, Conquistas e Destaques.

Principais times de vôlei e competições

Time de vôlei se abraçando do lado direito da quadra após marcarem um ponto. Tom alaranjado na imagem.

Principais times de vôlei e competições

Atualmente, quem está no topo do ranking de melhor time de vôlei do mundo é o Grupa Azoty ZAK SA Kędzierzyn-Kozle, da Polônia. 

A equipe venceu a Polish Cup e a Champions League da última temporada, conquistando pontos importantes para liderar o ranking.

Quem aparece na segunda posição do ranking, por sua vez, é o Jastrzebski Wegiel Points, também da Polônia. 

O time ganhou a Polish PlusLiga da última temporada, além de ter sido vice da Champions League e da Polish Cup.

Quem fecha o top 3 no ranking é o Sada Cruzeiro Vôlei, do Brasil. O time foi campeão da Brazilian Cup, da Brazilian Superliga e do South American Club na última temporada.

Com relação às competições, os Jogos Olímpicos aparecem como uma das principais. 

Atualmente, a seleção francesa é a atual campeã, batendo a Rússia na grande decisão. 

Além das Olímpiadas, o vôlei masculino também tem o Mundial de vôlei, a Liga das Nações e a Liga Mundial de vôlei masculino.

Falando um pouco da seleção brasileira de vôlei masculino, ela possui todos os principais títulos da modalidade. 

Nas Olimpíadas, por exemplo, são três medalhas de ouro e três de prata. A última de ouro, inclusive, veio no Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos de 2016.

No ranking de seleções, aliás, o Brasil aparece na quarta posição, conforme atualização do fim de 2022. 

A seleção brasileira está atrás da Polônia, que lidera, da Itália, a vice-líder, e da França, que fecha o pódio.

No ranking, diga-se, o Brasil aparece com 368 pontos. A Polônia, que lidera a estatística, surge com 389.

Atualmente, a seleção brasileira de vôlei é comandada pelo técnico Renan Dal Zotto e possui jogadores importantes, vide Lucarelli, Alan e Bruninho, dentre outros. 

Antes, a equipe contava com outras figuras vitoriosas, casos de Giba, André Santos, Murillo, Tande e tantos outros.

Assim, a seleção brasileira faz parte de uma seleta lista de equipes vitoriosas e que contribuíram massivamente para a propagação do vôlei masculino, deixando um legado de conquistas importantes.