Outros esportes
Campeonato Brasileiro Games e sua relação com o futebol e os e-sports
O mundo dos e-sports é fascinante e muito popular no Brasil, por isso o Campeonato Brasileiro de Games é uma competição que cresce a cada ano. Entenda como funciona
Os e-sports são campeonatos organizados de jogos eletrônicos, envolvendo equipes ou jogadores individuais disputando a vitória entre si.
Por conta de sua estrutura de marketing e entretenimento, essas competições carregam uma legião de fãs mundo afora.
Conhecidos inicialmente pelos jogos de estratégia, este mercado movimenta bilhões de reais por ano e cresce a cada piscar de olhos.
As principais modalidades e plataformas de e-sports
Nos jogos de futebol, que são uma das principais modalidades de e-sports, vários clubes do Brasil já têm equipes profissionais.
Alguns, inclusive, vêm usando os jogos eletrônicos no intuito expandir sua base de torcedores, formando equipes virtuais licenciadas, como é o caso de Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco, entre outros.
A Liga Nacional de Futebol Eletrônico (LNFE) foi organizada para consolidar o futebol eletrônico no cenário dos grandes torneios nacionais de e-sports.
Os players competem no game FIFA, em partidas qualificatórias de futebol on-line, quem vencer avança no campeonato e quem perde é desclassificado. Os competidores são separados pelo tipo de console – Playstation ou Xbox One.
Dentre outras modalidades, aparece a Moba (Multiplayer Online Battle Arena), tendo o game League Of Legends como carro-chefe.
O Defense of the Ancients (Dota) também é um dos expoentes da plataforma de computador, enquanto os jogos de futebol e de luta são disputados através de Console – uma espécie de plataforma dedicada apenas para jogos, da qual são conectadas à televisão.
Os primórdios dos jogos eletrônicos
Tudo começou no início da década de 1970, com a realização das “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, um dos primeiros jogos de computador, disputado na Califórnia.
A competição, composta por alunos da Universidade de Stanford, tinha como prêmio um ano de assinatura da revista Rolling Stone, especializada em música.
Oito anos mais tarde, em 1980, a Atari promoveu o Space Invaders Championship, a primeira competição de esporte eletrônico em larga escala do planeta, tendo aproximadamente 10 mil participantes de várias partes dos Estados Unidos.
Uma década depois, foi criado o Nintendo World Championships, disputado em várias etapas e várias cidades norte-americanas.
A chegada da internet e da banda larga, nos anos seguintes, fez-se minimizar qualquer tipo de limitação geográfica.
Dessa forma, os jogos eletrônicos passaram a ganhar uma proporção que outrora era inimaginável, tendo vários torneios organizados entre 2000 e 2010.
CBLoL, a febre dos games competitivos
A sigla se refere ao Campeonato Brasileiro de League of Legends, que é considerada a maior competição de jogos eletrônicos no Brasil.
O torneio é disputado desde 2012, quando o game foi lançado. Em 2015, o CBLoL adotou o método de disputa em duas fases, chamadas de 1º e 2º Split, sendo realizado até hoje desta maneira.
O campeão da primeira etapa representa o Brasil no Mid Season Invitational (MSI), torneio internacional realizado no meio do ano, e o campeão da segunda fase do CBLoL compete no Mundial de CBLoL, o campeonato internacional mais importante da categoria.
Neste ano, a competição organizada pela Riot Games acontece sempre aos sábados e domingos, a partir das 13h no horário de Brasília, com presença de público na Arena CBLoL.
A grande final da edição de 2023 será no dia 9 de setembro, em São Paulo.
Outros campeonatos, como a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), disputada desde 2019, e as competições de “Clutch Circuit” direcionadas aos players de Counter Strike GO (CS:GO), também atraem uma legião de fãs pelo planeta.
Como assistir os campeonatos de e-sports
Em 2011, foi lançada a Twitch, plataforma pioneira em transmissões de jogos eletrônicos, estimulando as premiações do setor.
As transmissões do Campeonato Brasileiro de League of Legends seguirão ocorrendo nos canais oficiais do CBLOL nas plataformas de streaming Twitch e YouTube.
Em 2014, a Amazon adquiriu a Twitch — a plataforma líder de streaming de jogos — por US$970 milhões.
Hoje, a assinatura Amazon Prime no Brasil dá direito à Twitch Prime, que oferece vantagens exclusivas para espectadores das transmissões da plataforma, como a assinatura de canais, conteúdos exclusivos em jogos e uma biblioteca de games gratuitos.
Esse ecossistema, por sua vez, não se limita apenas aos campeonatos brasileiros de games.
É aí onde entram os principais streamers do Brasil, que dão força à disputa de jogos eletrônicos.
Os principais nomes são Gaules, Coringa, Casimiro, Alanzoka, Gabepeixe, YoDa e Luquet4, dentre tantos outros espalhados pelo país.
Os desafios do profissional de e-sports
A rotina dos pro players, como são chamados os atletas, é marcada por muita disciplina e treinamento.
Apesar de não fazerem nenhum esforço físico propriamente dito, há o lado psicológico da moeda.
Os treinos acontecem de segunda-feira a sábado (em períodos de campeonatos brasileiros de games, eles atuam no fim de semana e folgam na segunda) do meio-dia às 20h.
Cada time de e-sports, se falarmos dos maiores, conta com uma estrutura de treinadores e analistas.
Após as partidas, eles se juntam para rever os principais lances, em prol de melhorias nos próximos jogos, tal como estudar futuros adversários.
Como acontece no futebol, o esporte de mais apelo dos brasileiros, boa parte das equipes brasileiras de e-sports recorrem a técnicos e atletas estrangeiros.
Neste caso, os asiáticos são referência. Fatos como esses, aliados a enormes audiências, comprovam: esporte ou não, os Campeonatos Brasileiros de games são um fenômeno consolidado e em plena ascensão.
Acompanhe as novidades do mundo dos e-sports e jogos competitivos no Click Esportivo.